Editoriais

 

Novembro 2014

Editorial #16

Maria Josefina Sota Fuentes

A Diretoria na Rede no16 celebra a chegada do XX Encontro Brasileiro do Campo Freudiano, para o qual a Escola Brasileira de Psicanálise vem se preparando, em todas as suas Seções e Delegações, ao longo deste ano. Com mais de mil inscritos, que praticamente já lotaram o Centro de Convenções Dayrell da cidade de Belo Horizonte, este Encontro, como se verá, foi concebido para ser um encontro de Escola, ou seja, solidário com o conceito da Escola de Lacan.

[leia+]

 

 

Outubro 2014

Editorial #15

Marcelo Veras

O poema de Hermann Hesse acima tornou-se uma das mais belas canções de Richard Strauss. Foi cantada pela primeira vez somente após sua morte, em 1950 pela soprano Kirsten Flagstad. Ela é uma das famosas quatro últimas canções de Strauss, verdadeira celebração da vida precisamente aos 84 anos, no final de sua vida, anunciando uma impressionante resignação e pacificação diante do real da proximidade da morte. Tanto em sua prática quanto em sua própria análise, o psicanalista tem na morte e no real seus eternos parceiros. Porém, tal como na Primavera de Strauss,...

[leia+]

 

 

Setembro 2014

Editorial #14

Maria Josefina Sota Fuentes

Ao célebre tripé freudiano da formação do analista (análise pessoal, supervisão da prática e instrução teórica), Lacan introduziu um quarto elemento, sem o qual incorreríamos no mesmo erro que ele tanto criticou quando fundou sua Escola, em 1964, em resposta às sociedades erguidas contra o discurso analítico, guardiãs das falsas garantias.

[leia+]

 

 

Agosto 2014

Editorial #13

Marcelo Veras

O filme Incêndios, de Denis Villeneuve, ao abordar a tensão no oriente médio pelo enigma da clivagem feminina mãe/mulher, mostra o que há de impossível nas guerras que se sucedem. A cada tentativa de eliminar o outro, é o mesmo que morre. A contabilidade dos mortos, registrados em milhares, apaga a solidão de cada soldado no front, de cada corpo em vala comum, de cada pranto pelos que se foram. Pensar a guerra como um muro de identificações é diferente de pensá-la como um muro de lamentações. Passado o horror coletivo, restam no front Féraud e D’Hubert, os personagens incansáveis da novela de Conrad, Os Duelistas, filmada magistralmente por Ridley Scott. A guerra de todos e o sintoma de cada um estão, precisamente, no coração do tema que a EBP vem trabalhando por todo o ano rumo ao seu XX Encontro, em Belo Horizonte nos dias 21, 22 e 23 de novembro próximos. Aqui mesmo no DR vocês encontram o link que permite fazer as inscrições. É importante que estas sejam feitas o mais breve possível, já que a expectativa recolhida por todo o Brasil nos mostra que será difícil acolher todas as inscrições. 

[leia+]

 

 

Julho 2014

Editorial #12

Maurício Tarrab

Bem no meio do “acontecimento futebol”, Marcelo Veras, Diretor da EBP, me convida para escrever o Editorial nº 12 do Boletim da Escola Brasileira de Psicanálise, A Diretoria na Rede-DR. São dias em que o affectio societatis está em suspenso, no suspense de Hitchcock, não da souffrance sintomática, e o estará somente durante ospróximos dias, até 13 de julho… Depois da “final”, e seja o que for, continuaremos onde estamos, no país da Psicanálise, este país que temos aprendido a construir em conjunto e pelo qual nos responsabilizamos também em conjunto, a partir do trabalho de nossas Escolas – em nosso caso, das três Escolas da AMP localizadas na América, já que recebo este convite enquanto ocupo a presidência da FAPOL, depois dos quatro anos da gestão de Elisa Alvarenga, que deixou traços notáveis, aos quais daremos continuidade.

[leia+]

 

 

Junho 2014

Editorial #11

Marcelo Veras

A EBP tem pela frente o desafio de organizar, em menos de dois anos, três eventos de grande complexidade. Três de nossa Seções, Minas, São Paulo e Rio estão em pleno trabalho de organização desses eventos. Uma audiência que, somada, deve beirar os cinco mil inscritos. Temos a honra e a responsabilidade de sediar os rumos da orientação lacaniana nas Américas e na AMP como um todo. Para além do futebol, o Brasil tornou-se o país da psicanálise lacaniana. Eis um sinal de aposta e autonomia que nos leva a compor o quadro das Escolas da AMP sem que nenhuma tutela se faça necessária. A confirmação última veio da instituição da Comissão de Garantia da EBP....

[leia+]

 

 

Maio 2014

Editorial #10

Tânia Abreu

Nestes dois últimos meses de 2014, março e abril, dois eventos, um de cunho nacional e outro internacional, movimentaram a comunidade analítica de orientação lacaniana.


O primeiro ocorreu no dia 22 de março, em São Paulo, quando tivemos as Assembléias de membros da EBP, Ordinária e Extraordinária. No âmbito da última, a Diretoria Nacional fez importantes propostas de alterações de estatuto, acolhidas unanimemente pelos membros, dentre as quais destacamos a criação da Diretoria de Biblioteca que, doravante, trabalhará de modo independente dos cartéis, fortalecendo, mais ainda, seu papel na formação dos analistas....

[leia+]

 

Abril 2014

Editorial #09

Luiz Fernando C Cunha

Dezenove anos depois daquele trinta de abril de 1995 no então antológico Hotel Glória no Rio de janeiro em que vimos e participamos da fundação da Escola Brasileira de Psicanálise, podemos dizer, hoje, que aprendemos a construir e a dar consequências ao que aquele desejo coletivizado nos outorgava. A assembleia ordinária da EBP que ocorreu em São Paulo no último 22 de março pode dar provas dessa maturidade. Em sua última ação como Presidente da Escola, Rômulo F. Silva conduziu seu trabalho de maneira suave e não menos séria. Vimos o Diretor, Marcelo Veras, com seu incansável...

[leia+]

 

 

Março 2014

Editorial #08

Rômulo Ferreira da Silva

“Estou me guardando pra quando o carnaval chegar…”

Nossas férias acabaram e o Carnaval também! Porém, na EBP e na AMP temos muitos carnavais pela frente até que a grande festa pagã venha nos contagiar novamente.

Enquanto muitos rasgam suas fantasias, nós estamos elaborando as nossas para eventos que se aproximam. No dia 22 de março teremos em São Paulo uma Conversação para os membros da EBP que se preparam para o IX Congresso da AMP que ocorrerá em Paris, de 14 à 18 de abril de 2014. Muita fantasia pode aparecer para tentar falar de “Um real para o século XXI”.

[leia+]

 

Dezembro 2013

Editorial #07

Maria Josefina Sota Fuentes, Glacy Gorski e Marcelo Veras

2013 chega ao fim. Um ano de trabalho intenso da Escola Brasileira de Psicanálise que fez sua vitalidade ressoar por toda a AMP. Nossos AEs, Ram Mandil, Marcus André e Jésus Santiago testemunharam nos dois continentes suas experiências e, sobretudo, a aposta no passe como diferencial de nossa Escola. Junto com o reconhecimento vem a responsabilidade. A EBP hoje é vista como uma Escola inovadora, tradução de um savoir y faire com o choque da tradição psicanalítica e a velocidade das transformações contemporâneas. Nosso boletim DR espera ter contribuído para o recenseamento das ações lacanianas no Brasil e no exterior.

[leia+]

 

 

Novembro 2013

Editorial #06

Maria Josefina Sota Fuentes

O Boletim Diretoria na Rede cresce com as novidades, os lançamentos, as entrevistas, os vídeos, os debates e as inúmeras atividades que acontecem na Escola Brasileira de Psicanálise. O DR é extenso como o trabalho vasto e intenso que a EBP realiza pelo Brasil.

[leia+]

 

Outubro 2013

Editorial #05

Marcelo Veras

O Boletim “A Diretoria na Rede” se firma como um grande catalizador da Escola Una. Nosso DR atingiu uma comunidade de mais de 20 mil leitores no mês passado através das redes virtuais, e leva a Escola Brasileira de Psicanálise para espaços inéditos e contingentes que nenhuma tentativa de regulamentação será capaz de deter. Alguns colegas comentam que o DR é muito grande. Impossível que ele seja menor, pois nossa comunidade dá provas de seu vigor e transferência de trabalho por todo o Brasil. Boa notícia, o que se escreve não se perde. Em cada Seção do DR, no final da página, encontram-se as matérias publicadas nos meses anteriores. Estamos em outubro. Chegamos ao momento de concluir dos trabalhos das diversas Seções e Delegações, as Jornadas da EBP vão começar! Prestigiem nossas jornadas, convidem seus colegas e amigos, divulguem nosso trabalho nas diversas universidades e instituições de Saúde Mental que são alcançadas pelo Campo Freudiano. Manter a opinião pública esclarecida, permitir que ela tenha acesso à Psicanálise, é cada vez mais importante em um mundo que tenta moldar a Psicanálise ao gosto do mestre atual.

[leia+]

 

Setembro 2013

Editorial #04

Marcelo Veras

Escrevo esse editorial em mais um voo, de volta para casa, depois de um intenso fim de semana de trabalhos da Jornada de Cartéis da Seção Rio. Na semana passada foi Goiânia, antes Teresina, em breve Curitiba e São Luiz, muito mais está previsto até o final do ano. A EBP nos faz viajar muito, seguramente mais que em qualquer outro país da Associação Mundial de Psicanálise. Ultimamente sou atravessado pela música Querelas do Brasil, de Maurício Tapajós e Aldir Blanc, imortalizada pela voz de Elis, o Brasil não conhece o Brasil. É impreciso cuidar do Brasil. E, no entanto, a orientação lacaniana se espraia e continua despertando interesse, abrindo novas perspectivas para a clínica, a formação do psicanalista, os que operam a psicanálise possível nas cidades e instituições. O DR de setembro prossegue com a missão de ligar a experiência múltipla dessa Escola, cada vez mais inserida no Brasil continental, permitindo que nos conheçamos melhor e aprendamos o saber fazer com a psicanálise ali onde o sintoma interroga a prática de cada um. [leia+]

 

 

Agosto 2013

Editorial #03

Glacy Gonzales Gorski

O terceiro boletim da Diretoria na Rede traz, para o cenário, temas impactantes que ocuparam a mídia nacional e internacional e focaliza, ainda, a temática da drogadição, questão crucial que nos atravessa com suas nefastas consequências. O boletim também cumpre, mais uma vez, seu importante papel de viabilizar o conhecimento do trabalho intenso da EBP que tem lugar no território brasileiro e instiga ao questionamento sobre as perspectivas para a Psicanálise no século XXI. No trabalho da psicanálise em intensão, o destaque é a conferência de Romildo do Rêgo Barros, proferida na Jornada de Cartéis da EBP-MG, na qual ele privilegiou “O lugar da diferença em psicanálise”. [leia+]

 

 

 

Julho 2013

Editorial #02

por Maria Josefina Sota Fuentes

Esse-um

O segundo boletim da Diretoria na Rede é marcado por uma série de acontecimentos inéditos no Brasil, e por um trabalho intenso da EBP que se realiza no vasto território brasileiro, mas também fora dele, como ocorreu em Miami e em breve acontecerá na cidade de Buenos Aires. Nas rubricas Espaço do Conselho e Extimid@des, recolhemos as contribuições dos colegas que falam das manifestações que tomaram conta das ruas e da vida dos brasileiros. Vinte centavos jamais renderam tanto: um enxame de múltiplas causas prolifera em todas as partes; esses-uns: mobilizados em rede e clamando por um futuro mais digno. [leia +]

 

 

Junho 2013

Editorial #01

por Marcelo Veras

O Um e o Múltiplo da EBP

A Escola Brasileira de Psicanálise é um Brasil de limites imprecisos. Nossos livros, revistas e autores percorrem espaços cada vez mais inéditos. Não é tarefa fácil conhecer todos os que se reúnem em torno do significante EBP. O múltiplo da Escola é a característica que nos torna um país ímpar entre os países da Associação Mundial de Psicanálise. Essa multiplicidade é acentuada por aspectos que vão além da cartografia. As transformações econômicas e políticas mudaram muito a imagem que o brasileiro vê diante do espelho. Não deixamos, ainda assim, de viver no país dos contrastes. Qual é o Um que oferta seu agalma à EBP? A resposta não poderia ser outra, a orientação lacaniana. É nela que nos reconhecemos. Sem ela, a formação do psicanalista da Escola seria pulverizada pelo múltiplo. Nossas ações estão cada vez mais conectadas com as perguntas do mundo. As respostas que podemos oferecer, contudo, dependem do rigor com que podemos nos formar como psicanalistas. [leia +]