Extimid@des

 

Extimidades 016

Novembro 2014

Opiniões políticas à parte, o que se viu antes das últimas eleições nas rêdes sociais no Brasil levantou questão entre os sociólogos, os historiadores, os estudiosos das ciências humanas em geral e, em particular, entre nós, psicanalistas: porque as pessoas se expuseram tanto? Para além de seu voto, os freqëntadores expuseram seu íntimo: suas emoções, sobretudo seu ódio, e suas ideias, sobretudo seus preconceitos.

[leia +]

 

 

Extimidades 015

Outubro 2014

Quando, em meados do século XVIII, Lineu publicou sua classificação das espécies, ele procurava o método mais próximo possível da racionalidade absoluta, pois não podia crer que a natureza se comportasse de modo caótico. Curiosamente, entretanto, por trás dessa mente tão obstinada com a ciência e a razão, havia um homem profundamente religioso que se recusava a conceber a possibilidade de um deus que criasse o caos, de modo que a história natural teria por missão sistematizar a obra divina.

[leia +]

 

 

Extimidades 014

Setembro 2014

O "Manifesto contrassexual: práticas subversivas de identidade sexual" foi lançado em 2000, na França, onde reside a autora Beatriz Preciado, que leciona na Universidade Paris 8 e dirige o projeto "Tecnologias de gênero". Para ela, que se define como uma filósofa pós-feminista, o termo "pós-feminismo" indica um giro conceitual de debates sobre igualdade e diferença, justiça e reconhecimento, em direção a debates em torno da produção transversal das diferenças.

[leia +]

 

 

Extimidades 013

Agosto 2014

O mundo acompanha boquiaberto, com ar de dejà vu, a intensificação do conflito entre israelenses e palestinos na Faixa de Gaza, repetição ad nauseam da mesma história, desde a saída dos britânicos da região. A atual espiral de violência desencadeou-se após o sequestro de três jovens judeus na Cisjordânia, num ataque atribuído ao Hamas (grupo islâmico que controla a Faixa de Gaza), e logo depois de um jovem palestino ser queimado por extremistas judeus. O barril de pólvora voltou a explodir e cruzaram os céus da Faixa de Gaza os foguetes do Hamas e os bombardeios de Israel, sem que jamais tenham cessado ofensivas terrestres, conflitos entre militares israelenses e civis palestinos (intifadas).

[leia +]

 

 

Extimidades 012

Julho 2014

O homem freudiano pode ser tomado como o avesso do homem rousseauniano: não somos bons selvagens corrompidos pela cultura; antes, a civilização era, para Freud, a melhor das hipóteses para nos fazer conter o que em nós há de voraz e desmedido, o que é puro núcleo pulsional em eterno conflito entre Eros e pulsão de morte, em constante movimento em busca de satisfação. Quando Freud escreveu O Mal-Estar na Civilização, em 1930, a humanidade ainda não tinha visto o que poderia representar uma fratura perene em seu narcisismo. Todo o horror da Segunda Guerra marcou definitivamente a cultura. Quando Primo Levi se pergunta – É isto um homem? – ele traz, pela via do testemunho, a perplexidade diante do mal posto em ato, que foi a experiência daquela guerra.

[leia +]

 

 

Extimidades 011

Junho 2014

Neste mês de junho, Extimid@des tratará do suicídio. Tema sempre duro, pouco palatável, falar do suicídio de alguém é um ato que traz em si algo de heresia: aquele que se suicida recusa-se à fala, recusa o Outro como tal, e falar dele é como pôr palavras numa boca morta, boca que já não diz nada, boca que se calou voluntariamente, como último ato diante do que lhe pareceu insuportável na vida.

[leia +]

 

 

Extimidades 010

Maio 2014

Em Paris, falou-se do Real. Recorto dois pontos em que o tema do Congresso da AMP fez intersecção com o campo das Extimid@des: a conferência de Bernard-Henri Levy, intitulada O Engajamento de um Filósofo, e a apresentação musical Impromptu!, dirigida pelo maestro Diego Masson. BHL falou no primeiro dia. A música foi o penúltimo evento do congresso. Duas margens.

[leia +]

 

 

Extimidades 009

Abril 2014

Se fosse possível ter previsto, naquele 2 de março de cinquenta anos atrás, tudo o que se seguiria no país por duas décadas, a declaração poderia bem ilustrar o quanto a ironia, o chiste, tem valor de expressão social do sujeito.  O golpe militar se deu em 1º. de abril, e é provável que alguém tenha se dado conta de que haveria aí motivo de riso, pelo que a data oficial foi antecipada para 31 de março. A ameaça comunista, o risco iminente de se transformar o Brasil em Cuba, não passou de uma farsa. Mentiras no dia da mentira.

[leia +]

 

 

Extimidades 008

Março 2014

Escolhemos as palavras de Éric Laurent para abrir a seção Extimid@des de 2014 porque elas ilustram muito bem qual será o posicionamento de nossa linha editorial neste período. Fazer a psicanálise conversar com mundo ao seu redor nem sempre é simples. Há o risco de se interpretar o coletivo como se fosse um sujeito, ou de promover o específico à categoria de universal. Circunscrever a singularidade e transformá-la em algo útil para todos é um desafio, que nossos colegas comentadores serão chamados mensalmente a enfrentar.

[leia +]

 

 

Extimidades 007

Dezembro 2013

[leia +]

 

 

Extimidades 006

Novembro 2013

 

No extimidades deste mês a polêmica de repercussão nacional em torno da publicação de biografias não autorizadas é o tema trabalhado por Manoel Barros da Mota. Em seu texto, percebe-se como a noção de privacidade pode ser interrogada – em suas palavras: “Por que temer tanto a ameaça à privacidade?”. Em seguida temos o comentário preciso de Luiz Fernando Carrijo da Cunha sobre uma recente matéria publicada no New York Times onde o tempo da sessão é o tema em questão. A lógica norte-americana de compreender do que se trata o tempo de sessão, leva a dilemas impensáveis desde uma abordagem lacaniana. Vale a pena conferir! O Extimidades Cinema põe em foco o recente lançamento; Gravidade de Alfónso Cuarón. O comentário de Marcelo Veras sobre o filme destaca como um corpo no espaço é uma imagem poderosa para pensar os pontos de conexão de desconexão com o Outro. Ao fim, temos o link para o artigo Gilson Iannini e Antonio Teixeira publicado na última edição da Revista Cult. Com o título O Futuro de uma classificação, os autores discutem as implicações do diagnóstico em tempos de DSM-5. [leia +]

 

 

Extimidades 005

Outubro 2013

 

No extimidades deste mês a tecnociência e a política são os temas de fundo para os comentários de nossos convidados. O fenômeno contemporâneo da multiplicação do olhar para as telas luminosas é o tema do texto de Cassandra Dias Farias que tem como referência o vídeo com mais de 24 milhões de acessos – I forgot my phone. Caso não tenha visto ainda, vale a pena a visita no site. [leia +]

 

 

Extimidades 004

Setembro 2013

 

Durante os meus estudos de graduação no Departamento de Religião na Universidade de Colúmbia, passei horas incontáveis ??na Biblioteca Burke do Seminário da União Teológica,  de onde eu tinha uma vista diagonal espetacular da construção e desvelamento do Edifício Northwest Corner, o novo edifício de ciência interdisciplinar da Colúmbia. Embora a torre de aço e alumínio de 14 andares fora projetada para complementar a torre gótica de pedra e calcário da União, sua presença dominante na esquina da Broadway e 120 serve de lembrete opressivo do rumo que estamos seguindo. Quando caminhava da União em direção ao principal campus da Columbia, muitas vezes senti, ao cruzar suas portas e passar pelo átrio de  mármore impecavelmente asséptico, como se o edifício fosse projetado para limpar / purificar os intrusos do noroeste que não tinham sido intimidados pela fachada. [leia +]

 

 

Extimidades 003

Agosto 2013

 

Entre a visita do papa ao Brasil, a clandestinidade do ambíguo Snowden o sexo plástico dos japoneses e o casamento gay há um entrelaçamento entre o segredo e o sagrado, o sexo e amor. Com esses significantes, a seção Extimidades deste mês examina diferentes arranjos contemporâneos sobre o amor ao pai, o parceiro-sintoma e a vergonha. Os textos dos convidados Nohemí Ibáñez Brown, Sérgio de Mattos, M. Bernadette Pitteri e Sérgio de Campos versam, sobre notícias que reverberam algo dos temas citados. Ao final, uma visita inesperada... [leia +]

 

 

Extimidades 002

Julho 2013

 

O radar da seção Extimidades não teve descanso nesse último mês. O alcance das "pertinências analíticas" tocou em diversas notícias que marcaram o mês de Junho mundo afora e no Brasil. "Escutas telefônicas", "manifestações", "cura gay", "ato médico", "holocausto" são os significantes-mestre dos temas abordados nesta edição onde a dimensão política foi o que insistiu em inscrever-se. A relevância e as consequências desses significantes no cenário atual são tamanhas, que veremos resvalá-los em várias partes do DR como você já percebeu. [leia +]

 

 

Extimidades 001

Junho 2013

 

A Escola Brasileira de Psicanálise, seus membros, estão em constante interação com as questões do mundo contemporâneo. Extimid@ades é uma coluna que traz pequenas notas, links, entrevistas ou artigos relevantes para a nossa comunidade. É o mundo, em sua "metamorfose ambulante", que nos desafia com novas questões éticas, jurídicas e científicas.  [leia +]