Orientação Lacaniana

 

Novembro 2014

As dimensões continentais da EBP não impedem que a Orientação Lacaniana funcione como um fio condutor do ensino de Lacan no Brasil, tal como demonstram as contribuições dos colegas das mais variadas Seções e Delegações da EBP. Trazemos este mes, notícias das Seções São Paulo e Pernambuco, além das Delegações Paraíba e Góias/Distrito Federal.

 

[leia +]

 

 

Outubro 2014

Trazemos este mês duas questões abordadas por Jacques-Alain Miller no seu argumento para o Congresso da AMP de 2016, a saber: o estatuto do corpo e a interpretação no último ensino de Lacan.

 

[leia +]

 

 

Setembro 2014

Na Seção Bahia da EBP, Nora Gonçalves trabalhou no último semestre, o Curso de Jacques-Alain Miller O Ser e o Um, que ela nos apresenta aqui. Trata-se de um Curso que esclarece de maneira particularmente fecunda. o último ensino de Lacan articulado ao final de uma análise, ao passe e ao que Miller chamou de "ultrapasse".

 

[leia +]

 

 

Agosto 2014

“O corpo falante – Sobre o inconsciente no século XXI” é o tema do X Congresso da AMP a realizar-se no Rio de Janeiro, de 25 a 28 de abril de 2016. Publicamos aqui, o link da Conferência de Jacques-Alain Miller apresentada como argumento, assim como sua tradução para o português, cujo tema mantém, como os dois últimos Congressos, a referência ao nosso século. Depois de “A ordem simbólica” e “Um real” para o século XXI, o imaginário vem para o primeiro plano.

 

[leia +]

 

 

Julho 2014

Trazemos este mês para a EBP, amostra do trabalho realizado no primeiro semestre de 2014 no Seminário de Orientação Lacaniana, pelos colegas da Seção Minas Gerais. "Hamlet e a lógica da fantasia" foi um dos trabalhos apresentados por Jésus Santiago, realizado conjuntamente com Ram Mandil e Sérgio Laia, tendo como tema por sugestão deste último, "O desejo, sua interpretação e o ininterpretável". Procedendo a uma leitura do Seminário 6 de Lacan, Jésus nos apresenta sua leitura de Hamlet baseada na terceira parte do Seminário, intitulada por Jacques-Alain Miller "Sete lições sobre Hamlet". Trata-se de uma leitura de Lacan que, com Miller, vai além de Freud, incluindo esse registro do ininterpretável que adquire para Jésus, a notação de um matema: S(A)barrado.

 

[leia +]

 

 

Junho 2014

Publicamos este mês um texto, instigante e provocativo, apresentado por  Graciela Brodsky a propósito da publicação, em março de 2013, do Curso de Jacques-Alain Miller por ela estabelecido, El lugar y el Lazo.

 

[leia +]

 

 

Maio 2014

Apresentamos aqui um extrato resumido do que foi apresentado por Jacques-Alain Miller, ao final do IX Congresso da AMP para anunciar, como de praxe, o tema do próximo Congresso. Agradecemos a Patrick Almeida sua eficácia e gentileza em nos ceder a transcrição de sua gravação da fala de Miller.

 

[leia +]

 

 

Abril 2014

A partir deste mês, a “Orientação Lacaniana” organiza um recenseamento dos textos, cursos e livros de Jacques-Alain Miller publicados no Brasil, em papel ou online, nas Revistas da EBP, de suas Seções e Delegações, em livros de autores do Campo Freudiano e outros.

 

[leia +]

 

 

Março 2014

Um novo ano se inicia na EBP e, com ele, se renova a Orientação Lacaniana, vetor que atravessa a EBP, não-toda. Uma nova Comissão se constitui: Biblio Referências de Jacques-Alain Miller. Trata-se de organizar uma Bibliografia com tudo o que temos publicado, em português, de Miller, tanto virtualmente quanto em papel: cursos, livros e conferências, textos em revistas e livros da EBP, textos em livros de autores do Campo Freudiano, em sites de Encontros e Seminários, em revistas e publicações on-line, e outros. Participam dela, até agora: Tânia Abreu, Mirta Zbrum, Tânia Coelho, Simone Souto, Gleuza Salomon, Maria Bernadete Pitteri, Eduardo Riaviz e Alberto Murta. Quem tiver interesse em contribuir, entre em contato conosco!

 

[leia +]

 

 

Dezembro 2013

Além do Édipo ou Depois do Édipo Para encerrar este ano de 2013, e depois de um exitoso ENAPOL VI – Encontro Americano de Psicanálise de Orientação Lacaniana – veiculamos neste espaço da Diretoria da EBP o texto da intervenção realizada por Jacques-Alain Miller no Segundo Congresso Europeu de Psicanálise (PIPOL 6), no dia 7 de julho de 2013. Este Congresso é o equivalente europeu do nosso ENAPOL, e congregou as Escolas européias em torno do tema "Depois do Édipo, as mulheres se conjugam no futuro". O tema da Conferência de Miller, no entanto, não foi "Depois do Édipo," mas "Uma reflexão sobre o Édipo e seu mais além", tal como Vera Ribeiro o traduziu.

 

[leia +]

 

 

Novembro 2013

Caros Colegas,
Depois de apresentarmos, através da Diretoria na Rede, o Seminário 6de Lacan, Le désir et son interprétation, publicado na França em junho deste ano, apresentamos aqui uma introdução à sua leitura, levada a público por Jacques-Alain Miller no dia 19 de maio de 2013, no encerramento do XI Congresso da New Lacanian School em Atenas:L’Autre sans l’Autre, traduzido por Vera Ribeiro para o português: O Outro sem o Outro.

 

[leia +]

 

 

Outubro 2013

Caros Colegas,
continuando a conversa que iniciamos no primeiro semestre, e para dar notícias à "Diretoria na Rede" promovida por Marcelo Veras, peço a cada um de vocês uma breve notícia sobre o que conversaram no Seminário de Orientação Lacaniana nas Seções e Delegações neste primeiro mês do segundo semestre.
Abraços a todos,


Elisa Alvarenga

 

[leia +]

 

 

Setembro 2013

Na preciosa capa do Seminário VI de Jacques Lacan sobre "O Desejo e sua interpretação",o famoso quadro de Bronzino (AgnolodiCosimo) às vezes chamado "O Triunfo de Vênus", outras vezes  "Alegoria do amor e do tempo" continua trazendo o enigma, entre incômodo e ambíguo, da posição feminina no amor. E continua a trazê-lo apesar de - ou melhor, como sublinhou o próprio Jacques-Alain Miller, precisamente  por isto - ilustrar o desvelamento mesmo da interpretação. [leia +]

 

Agosto 2013

Para começarmos uma conversa entre os responsáveis pela Orientação Lacaniana no Brasil, endereço uma pergunta para cada um. [leia +]

 

 

Julho 2013

Iniciamos no DR de Julho uma nova rubrica, Orientação Lacaniana. Essa seção trará a atualidade da transmissão da Orientação Lacaniana nos diversos espaços da EBP. A Diretoria convidou Elisa Alvarenga para coordenar essa missão juntamente com os seguintes colegas: Romildo Barros; Ram Mandil; Nohemí Brown; Oscar Reymondo; Elisabete Siqueira; Maria Bernadette Pitteri e Fátima Sarmento. Abaixo, o DR publica a primeira troca de mails que mostra o profícuo trabalho que se inicia. [leia +]