Acontece na EBP

 

Acontece #016

Novembro 2014

 

Em todo território nacional, ecos do trauma, nas cidades, corpos, seções e delegações reverberam. Assim, a comunidade da Escola Brasileira de Psicanálise se prepara as para o Encontro do Campo Freudiano, em Minas. Ressonâncias singulares da passagem de M.H.Brousse sobre o tema já foram capturadas da sua participação nas Jornadas da Seção Rio de Janeiro e Bahia. Não deixem de conferir as atividades satélites que ocorrerão em Minas nas imediações do nosso Encontro como o Encontro Tya e a Tarde de Trabalhos do CIEN.

 

[leia+]

 

 

Acontece #015

Outubro 2014

O campo freudiano no Brasil se movimenta rumo ao XX Encontro, grande mote para o prosseguimento dos trabalhos nas sessões e delegações da EBP. Atividades Preparatórias, Jornadas, Cursos, Palestras e Seminários se multiplicam pelo país, fazendo avançar sempre o significante da Orientação Lacaniana entre nós.


Fiquem atentos à agenda e programem-se.

 

[leia+]

 

 

Acontece #014

Setembro 2014

Trauma, cidades, corpos. Esses são os significantes presentes e impressos em nossas atividades em todo território nacional. Dentro da multiplicidade das nossas atividades e das singularidades das seções e delegações, identificamos um movimento uno que marca as nossas atividades preparatórias para o XX Encontro do Campo Freudiano.
Não deixem de conferir os comentários das atividades do mês de agosto que, mais do que descrever o que foi realizado, dão o tom que ressoou das intervenções para os nossos resenhistas.

 

[leia+]

 

 

Acontece #013

Agosto 2014

E o mês de Agosto começa de ânimo renovado para dar lugar às atividades do segundo semestre de 2014.  Serão vários eventos com a participação de convidados nacionais e internacionais tecendo no Brasil, de norte a sul, a rede do Campo Freudiano.

 

[leia+]

 

 

Acontece #012

Julho 2014

Passado o tempo dos quentões, fubás de milho e festivos juninos, atravessando também o sentimento de pertencimento nacional que emerge a cada vitória da seleção brasileira, com entusiasmo apresentamos as atividades que acontecerão nas seções e delegações da EBP em todo o Brasil no mês de julho.
Como poderão ver nessa edição, trazemos resenhas dos eventos ocorridos no mês de junho, com o objetivo de pontuar as intervenções da Escola, além de apresentar algo do registro desses encontros, marcando com a escrita, as reverberações da experiência tanto na transmissão, quanto no aprendizado.

 

[leia+]

 

 

Acontece #011

Junho 2014

Nada de festas juninas ou Copa do Mundo! 
O que você encontrará nessa seção do DR de junho dá testemunho do incansável trabalho da EBP! Jornadas, cursos e seminários se multiplicam com discussões sobre depoimentos de passes, traumas, violências e corpos. Confiram o que acontece no Brasil de Orientação Lacaniana de norte a sul!

 

[leia+]

 

 

Acontece #010

Maio 2014

Em abril, em terras parisienses, a psicanálise de orientação lacaniana ganhou sotaque brasileiro, ecoando pelos corredores do Palais des Congrès. Tratava-se da participação dos analistas da EBP no congresso da AMP. Um real, indefinido desde o artigo que o caracteriza, para o século XXI foi o tema do congresso, afetando e convocando analistas de todo o globo a repensar sua prática desde a singularidade de uma época...

 

[leia+]

 

 

Acontece #009

Abril 2014

Caros Amigos,

Vocês encontrarão no Acontece do mês de abril as atividades das Seções e Delegações da EBP por todo o Brasil. Não deixem de acompanhar!

 

[leia+]

 

 

Acontece #008

Março 2014

 

A EBP volta às aulas. Nossa Escola inicia seus trabalhos por todo o Brasil. O vigor da presença da psicanálise de orientação lacaniana tanto na formação dos psicanalistas quanto no debate e participação da vida comunitária e científica não cessa de aumentar. No DR vocês podem encontrar um mapa do que se passa no Brasil no mês de março. Esta rubrica, Acontece na EBP, passa agora a ser capitaneada por nossos colegas Ruskaya Maia e Rogério Barros. Desejamos a eles um bom trabalho na difícil tarefa de prospectar junto às Seções e Delegações a intensa produção, fruto da transferência de trabalho que nos reúne em torno da causa analítica.

 

[leia+]

 

 

Acontece #007

Dezembro 2013

Mesmo após um intenso ciclo de jornadas na EBP e a semana Buenos Aires Lacaniana 2 em virtude do VI ENAPOL, as seções e delegações continuam com suas atividades em jornadas de cartéis, debates sobre filmes, oficinas e mais. Confira!

[leia+]

 

ESPECIAL BUENOS AIRES LACANIANA 2

Nesta edição do Acontece EBP trazemos um número especial dedicado os eventos da Buenos Aires Lacaniana 2, semana em que a cidade portenha congregou variados eventos do campo freudiano. [leia+]

 

 

Acontece #006

Novembro 2013

Com a realização das Jornadas da Seção Bahia e da Seção São Paulo nos dias 08 e 09 de Novembro conclui-se o ciclo de nove jornadas realizadas nas diversas seções e delegações da EBP nesse ano.

[leia+]

 

 

Acontece #005

Outubro 2013

O mês de Outubro é um dos meses mais movimentos em todas as seções e delegações da Escola. Além da realização das jornadas de cada estado, as atividades preparatórias para o ENAPOL 2013 continuam a todo vapor. Nesta edição além dos informes costumeiros, temos também os relatos de eventos do mês de Setembro. Ao final, inauguramos uma nova ala dentro do Acontece EBP; com a rubrica Acontece Mais Ainda, teremos um espaço para a opnião e comentários sobre eventos e atividades diversas que ressoem temas em debate no campo freudiano. Neste mês começamos com o texto de Giovanna Quaglia cujo produção comenta os recentes congressos, simpósios sobre drogas que aconteceram no Brasil neste ano.

[leia+]

 

 

Acontece #004

Setembro 2013

[leia+]

 

 

Acontece #003

Agosto 2013

[leia+]

 

 

Acontece #002

Julho 2013

Neste mês além dos destaques em cada seção e delegação da EBP também começamos a divulgação das Jornadas a serem realizadas este ano. Esta divulgação continuará nas próximas edições do DR. Ao final, destacamos a criação do Grupo de Trabalho de Bipolaridade, Mania e Melancolia. [leia+]

 

 

Acontece #001

Junho 2013

Em razão do rápido desenrolar dos acontecimentos em torno do tema do Autismo, o Conselho da EBP, juntamente com a Diretoria Geral, nomeou a "Comissão sobre o Autismo" como representante da EBP no Movimento Psicanálise - Autismo- Saúde Pública (MPASP). A comissão está composta por Maria do rosário Collier do Rêgo Barros, Paula Borsoi, Paula Pimenta, Célia Salles, Cristina Vidigal, Heloísa Prado Telles, Ondina Machado, Fernanda Otoni Barros-Bisset, Tânia Abreu, Lilany Pacheco, Rachel Amin, Leny Mrech e Ana Martha Wilson. A coordenação está sob a responsabilidade de Paula Pimenta. [leia+]