Editorial #03

Glacy Gonzales Gorski

 

 

BANNER

 

O terceiro boletim da Diretoria na Rede traz, para o cenário, temas impactantes que ocuparam a mídia nacional e internacional e focaliza, ainda, a temática da drogadição, questão crucial que nos atravessa com suas nefastas consequências. O boletim também cumpre, mais uma vez, seu importante papel de viabilizar o conhecimento do trabalho intenso da EBP que tem lugar no território brasileiro e instiga ao questionamento sobre as perspectivas para a Psicanálise no século XXI.

 

No trabalho da psicanálise em intensão, o destaque é a conferência de Romildo do Rêgo Barros, proferida na Jornada de Cartéis da EBP-MG, na qual ele privilegiou “O lugar da diferença em psicanálise”. O cartel, órgão de base da Escola, é uma estrutura inventada por Lacan com o intuito de associar o trabalho coletivo com a produção individual. Confira, no Dobradiça de Cartéis, o que Romildo sublinha: “[...] é nesse entrechoque entre o coletivo e o individual que irrompem os efeitos de formação próprios de um cartel”. Tomando como referência o conceito de dignidade kantiano, ele nos remete à dignidade da diferença absoluta daquilo que é único, singular, e que pode emergir fora da série de qualquer diferença relativa, como um ato solitário em que se produz uma enunciação num cartel.

 

Na rubrica Extimid@des, apresentamos as contribuições dos colegas que falam de temas atuais. Sérgio de Matos, com seu texto instigante, analisa afirmações marcantes e polêmicas do papa, por exemplo, “Eu não tenho medo, eu sou inconsciente”. O texto de Maria Bernadete Pitteri, “O país do sexo solitário”, analisa o fenômeno que acontece em terras japonesas onde há o predomínio do sexo solitário, reflexo do discurso capitalista e produto da indústria do sexo que aposta nas “bonecas do amor”. O trabalho de Nohemi Brown tem, como referência, o texto de Vargas Llosa no qual ele analisa o ato de Snowden ao denunciar a escuta do governo americano. As pontuações da autora instigam e promovem questionamentos éticos, destacando que “O direito de saber é um imperativo cada vez mais violento”.

 

Na rubrica EBP Debates,elegemos, como temática, a drogadição, modo de gozo prevalente na contemporaneidade, nomeado por Miller como “frenesi do não-todo”. Vale a pena ler a entrevista realizada por Glacy Gorski, Cleide Monteiro e Margarida Assad com Elisa Alvarenga, atual Presidente da FAPOL, sobre a drogadição, na qual ela especifica as ações do analista no campo das políticas de enfrentamento da problemática do uso de drogas hoje, e delineia as características específicas da interpretação do sintoma no campo social, diferindo das interpretações realizadas por outros saberes. A entrevista realizada com Maria Luiza Miranda também nos oferece contribuições essenciais no que tange às políticas de tratamento dos usuários de drogas, pois ela analisa as implicações da internação compulsória dos usuários de droga e aponta a distinção das estratégias utilizadas em Centros de Orientação Lacaniana. Nessa mesma rubrica, Cassandra Dias, Ronaldo Fabião e Cláudia Henschel Lima trazem contribuições relevantes através de uma leitura crítica acerca das atuais políticas públicas de tratamento dos usuários de drogas.

 

Em Bibliô Referências,a pesquisa sobre o Seminário 19 de Jacques Lacan,... ou pior, avança com mais 4 capítulos nas referências indispensáveis elaboradas por Mirta Zbrun e sua equipe. Esta pesquisa está dando um suporte valioso ao trabalho preparatório para o Seminário Internacional da EBP, o haun,que ocorrerá em Buenos Aires durante a semana do VI ENAPOL, no dia 21 de novembro. Lembramos a todos, mais uma vez, que no site da EBP, as inscrições para o haun já podem e devem ser feitas, já que as vagas são limitadas. Vale a pena conferir, também, no Bibliô a boa notícia de que a EBP já está autorizada a exibir o filme imperdível ELENA, que foi cedido gentilmente pela própria diretora Petra Costa.

 

Na rubrica Acontece na EBP é possível acompanhar a programação do mês de agosto e, na Orientação Lacaniana, Elisa Alvarenga nos coloca a par da transmissão da Orientação Lacaniana que vem acontecendo na EBP.

 

Finalmente, nos Territórios Lacanianos, você pode ver o vídeo Criamundo, que nos mostra o interessante e importante trabalho realizado pela ONG, criada por Marcelo Veras, com apoio da FAPEX, tendo como marca distintiva a Orientação Lacaniana, que tem como meta a reinserção no laço social dos sujeitos psicóticos através do trabalho formal.

 

Concluindo, desejamos, a cada um, uma leitura profícua!