Editorial #01

por Marcelo Veras

 

 

O Um e o Múltiplo da EBP

 

BANNER

 

A Escola Brasileira de Psicanálise é um Brasil de limites imprecisos. Nossos livros, revistas e autores percorrem espaços cada vez mais inéditos. Não é tarefa fácil conhecer todos os que se reúnem em torno do significante EBP. O múltiplo da Escola é a característica que nos torna um país ímpar entre os países da Associação Mundial de Psicanálise. Essa multiplicidade é acentuada por aspectos que vão além da cartografia. As transformações econômicas e políticas mudaram muito a imagem que o brasileiro vê diante do espelho. Não deixamos, ainda assim, de viver no país dos contrastes. Qual é o Um que oferta seu agalma à EBP? A resposta não poderia ser outra, a orientação lacaniana. É nela que nos reconhecemos. Sem ela, a formação do psicanalista da Escola seria pulverizada pelo múltiplo. Nossas ações estão cada vez mais conectadas com as perguntas do mundo. As respostas que podemos oferecer, contudo, dependem do rigor com que podemos nos formar como psicanalistas.

 

A proposta do boletim Diretoria na Rede é oferecer à EBP uma visão de sua multiplicidade e de sua unicidade. O boletim é mensal, o que permite mostrar um bom conjunto de informações sem cair no reflexo de informar tudo a todo instante, verdadeira angústia do jornalismo moderno. Mensalmente traremos uma amostra do que acontece, no Brasil e no mundo, e que toca à nossa comunidade.

 

Nesse primeiro número fazemos a apresentação do novo formato das antigas revistas Dobradiça de Cartéis e Bibliô, que passam agora a ser rubricas do DR. Criamos outras rubricas. Territórios Lacanianos nos mostrará a cada mês uma experiência lacaniana pouco conhecida pela Escola.

 

O primeiro número traz um projeto proposto por Bartyra de Castro, o projeto Cuca Legal, que vocês poderão conhecer através de um texto e de um belo vídeo que mostra in loco essa experiência. Na nova rubrica EBP Debates, vários colegas emitem suas opiniões sobre a crise que se instalou na psiquiatria americana após o voto de descrédito do National Institute of Mental Health sobre o DSM-5. Entre as opiniões vocês poderão ler uma fina análise feita por Éric Laurent sobre a questão.

 

Na coluna Acontece na EBP uma comissão de comunicação nacional buscará sempre trazer um fato relevante que acontecerá em sua localidade.

 

A coluna Extimid@des servirá como uma torção moebiana entre a prática analítica e as questões do mundo que nos cerca. Nesse número vale conferir a entrevista feita pela cientista Mayana Zatz sobre a eutanásia e que nos foi gentilmente cedida por Jorge Forbes. Por fim, o DR tem também por função motivar a comunidade a participar ativamente dos nossos próximos encontros.

 

É o momento de preparar as malas para Buenos Aires, onde ocorrerá a BAL – Buenos Aires Lacaniana – uma semana riquíssima para todos nós. Não se esqueçam de marcar a passagem mais cedo, pois dia 21 de novembro a EBP realiza no Hotel Panamericano seu Seminário haun, voltado para o estudo do Seminário XIX de Jacques Lacan: ...ou pior.

 

Não deixem de visitar o belo site, cujo link, assim como o do ENAPOL, encontra-se nesse número do DR. Não se esqueçam de fazer suas inscrições para os dois eventos o mais breve possível. Desejo a todos uma boa leitura.

 

Marcelo Veras
Diretor da EBP