Editorial #05

Marcelo Veras

 

 

BANNER

 

O Boletim “A Diretoria na Rede” se firma como um grande catalizador da Escola Una. Nosso DR atingiu uma comunidade de mais de 20 mil leitores no mês passado através das redes virtuais, e leva a Escola Brasileira de Psicanálise para espaços inéditos e contingentes que nenhuma tentativa de regulamentação será capaz de deter. Alguns colegas comentam que o DR é muito grande. Impossível que ele seja menor, pois nossa comunidade dá provas de seu vigor e transferência de trabalho por todo o Brasil. Boa notícia, o que se escreve não se perde. Em cada Seção do DR, no final da página, encontram-se as matérias publicadas nos meses anteriores. Estamos em outubro. Chegamos ao momento de concluir dos trabalhos das diversas Seções e Delegações, as Jornadas da EBP vão começar! Prestigiem nossas jornadas, convidem seus colegas e amigos, divulguem nosso trabalho nas diversas universidades e instituições de Saúde Mental que são alcançadas pelo Campo Freudiano. Manter a opinião pública esclarecida, permitir que ela tenha acesso à Psicanálise, é cada vez mais importante em um mundo que tenta moldar a Psicanálise ao gosto do mestre atual.

 

Na edição desse mês, o Espaço do Conselho traz notícias da Bélgica em mais uma tentativa de regulamentar a psicanálise e que serve para nos deixar em alerta para o que acontece no ambiente político no Brasil.

 

Não por acaso, o Destaque desse mês vai para o modo como a mídia trata a questão do autismo, deixando sistematicamente de lado todo o conhecimento clínico e teórico da Psicanálise sobre a matéria.

 

Na rubrica Territórios Lacanianos, conheceremos um trabalho de sucesso realizado por membros da EBP há mais de dez anos na favela da Maré, no Rio de Janeiro. Vale conferir o ineditismo da proposta do Digaí Maré; o modo como, a partir do grupo, se alcança efeitos subjetivos nos pacientes e participantes das diversas ONG’s que trabalham no local.

 

Nossas revistas Bibliô e Dobradiça de Cartéis trazem resenhas de livros, atividades culturais, notícias dos eventos e textos fruto de trabalhos de Cartéis que mostram porque o Cartel, como órgão de base da Escola, assim como o trabalho junto às Bibliotecas do Campo Freudiano, são cruciais para a formação dos atuais e futuros psicanalistas da AMP.

 

Na rubrica Orientação Lacaniana, Elisa Alvarenga prossegue o diálogo vivo sobre os pontos do Ensino de Lacan e Miller que atravessam os debates do Campo Freudiano no Brasil.

 

Extimidades, como sempre, traz artigos e comentários de temas contemporâneos que interrogam o lugar no analista no mundo. É um prazer receber a contribuição dos novos colegas e também de colegas que há muito não líamos nas revistas da EBP. E chegamos ao Acontece. Tudo acontece! Não podemos dizer que o que acontece não tenha a marca de uma contingência e que por mais que calculemos sempre vamos errar nos cálculos do Outro. Como psicanalistas, sabemos que o múltiplo não pode ser recoberto pelo todo, sob risco de cairmos da tirania da justiça inclusiva. Algum evento, algum colega, alguma notícia sempre poderão ficar de fora. O sucesso de nosso trabalho depende diretamente das informações que nos chegam, todos vocês são colaboradores, esse boletim é escrito por todos, não apenas pela diretoria.

 

A nós não importa o Um do Todo, mas o Um da causa.

 

Vamos às Jornadas...