Editorial #10

 

BANNER

 

Nestes dois últimos meses de 2014, março e abril, dois eventos, um de cunho nacional e outro internacional, movimentaram a comunidade analítica de orientação lacaniana.


 O primeiro ocorreu no dia 22 de março, em São Paulo, quando tivemos as Assembléias de membros da EBP, Ordinária e Extraordinária. No âmbito da última, a Diretoria Nacional fez importantes propostas de alterações de estatuto, acolhidas unanimemente pelos membros, dentre as quais destacamos a criação da Diretoria de Biblioteca que, doravante, trabalhará de modo independente dos cartéis, fortalecendo, mais ainda, seu papel na formação dos analistas. A Assembleia respaldou igualmente a compra de uma sala na cidade de São Paulo, que terá função de escritório da Escola Brasileira, dando uma importante passo para a sua organização administrativa. É importante ressaltar que esta medida facilitará a vida jurídica e contábil da EBP, assim como nos permitirá fortalecer a idéia de consolidar a história de nossa Escola preservando melhor seus arquivos e documentos. A terceira proposta que destacamos foi a criação da Comissão de Garantia da EBP, conforme as idéias concebidas por Lacan em sua Proposição de 09 de outubro.


O segundo evento aconteceu em abril, de 14 a18, em Paris. Foi o IX Congresso da Associação Mundial de Psicanálise, evento internacional do Campo Freudiano que, segundo Miller, já acontece há 30 anos. Deste Congresso destacamos a participação dos colegas brasileiros em debates e simultâneas, referidos ao longo deste número do DR, assim como a riqueza dos depoimentos de Passe, ferramenta clínica fundamental na formação dos analistas.


No dia 15 de abril aconteceu mais uma reunião da Federação Internacional das Bibliotecas do Campo Freudiano, FIBOL, presidida por Judith Miller que, dentre outros pontos, destacou a importância de todas as Escolas fazerem seus catálogos de acervos, ao estilo do que fizera a ECF, como meio que contribuirá, efetivamente, para a difusão da educação freudiana e lacaniana. Judith salientou que este catálogo será objeto de intercâmbio com universidades e outras bibliotecas.


No âmbito institucional o Conselho da AMP se reuniu para homologar propostas de diversas Escolas do Campo Freudiano e destas destacamos a composição da Comissão de Garantia da EBP, proposta pelo Conselho  e acatada pela AMP. Saudamos os colegas: Elisa Alvarenga, Nora Gonçalves, Sandra Grostein, Sérgio Laia, Carlos Augusto Nicéas, Romildo do Rêgo Barros e Marcelo Veras pela nomeação e desejamos um profícuo trabalho nestes dois anos vindouros.


A FAPOL, Federação Americana de Psicanálise de Orientação Lacaniana, teve suas instâncias renovadas para o próximo biênio. Contaremos com a presença de nosso colegas Jésus Santiago e Angelina Harari, assim como as presenças do Diretor e do Presidente na EBP, Marcelo Veras, Luiz Fernando Carrijo. Desejamos sucesso no intenso trabalho da solidificação da orientação lacaniana em terras americanas.

 

Para concluir, anunciamos aos que não estiveram em Paris que JAM, em sua conferência de encerramento do IX Congresso, anunciou o tema do X Congresso O Inconsciente e o Corpo falante, destacando que, se em 2012 a pregnância temática fora do Simbólico e em 2014 do Real, o eixo central em 2016 será o Imaginário. Segundo Miller, nada nos demonstra melhor a ausência da relação sexual no Real do que a profusão imaginária dos corpos e nenhum lugar o mostra melhor do que os corpos bem cuidados da cidade do Rio de Janeiro que sediará este Encontro.


Deste modo, estamos desde já convocados a um intenso e desejoso trabalho para sediarmos este Congresso e suas produções, que pretenderão discutir, entre outros eixos, o que Miller denominou como “Clínica da Pornografia”, clínica da contemporaneidade com o predomínio das imagens, que merece ser discutida e detalhada, uma vez que é insistente.


A equipe do DR convoca todos as trabalho!


Boa leitura!


Tânia Abreu

Diretora de Biblioteca da EBP