Acontece #006

Novembro 2013

 

JORNADAS PELO BRASIL

Com a realização das Jornadas da Seção Bahia e da Seção São Paulo nos dias 08 e 09 de Novembro conclui-se o ciclo de nove jornadas realizadas nas diversas seções e delegações da EBP nesse ano.

 

XVIII JORNADAS DA EBP BAHIA

 

 

ACONTECIMENTO DE CORPO

Lacan usou a expressão “acontecimento de corpo” para nomear o lugar do sinthoma. No final da sua obra e somente uma vez, mas foi o suficiente para nos deixar como legado a ferramenta. Resta-nos animar a usá-la para abordar o gozo que se inscreve no corpo do falasser, suas modalidades e alcances, suas ocasiões e estragos, seus destinos.

 

Eixos Temáticos:  Falar com o corpo: monólogo, solilóquio, diálogo; Corpo e sinthoma;
Traumas e acontecimentos de corpo; Dimensões da experiência do gozo do corpo: Imaginário, Simbólico e Real; O corpo infantil; O corpo tóxico; Corpos em rede; Corpo e tecnociências.

Convidada internacional: Sílvia Salman (AMP/EOL) - O inconsciente corporal

DATA: 08 e 09 de NOVEMBRO
LOCAL: Hotel Sheraton (antigo Hotel da Bahia)
INFORMAÇÕES: Rua Comendador José Alves Ferreira, 60 Garcia.  Telefone: 71 3235 9020 0 3235 0080. E-mail: ebpbahia@terra.com.br

 

JORNADAS DA EBP SÃO PAULO 2013

LACAN. PSICANALISTA. BRASILEIRO.
O QUE FAZEMOS NO BRASIL COM O ENSINO DE JACQUES LACAN?

Em nossas Jornadas de novembro de 2013 pretendemos discutir a psicanálise lacaniana praticada no Brasil, as consequências do ensino de Jacques Lacan em nosso meio, a presença do analista em diversos segmentos da sociedade.
O que se espera de um psicanalista lacaniano no Brasil em tempos atuais, como ele opera e a partir de onde, qual a inserção da psicanálise lacaniana no Brasil; e, ainda, a psicanálise lacaniana perturba, provoca, subverte o discurso vigente?

Convidados: Jorge Forbes (Seminário), Angelina Harari, Antônio Beneti, Cláudia Riolfi, Gisele Vitória, Heloísa Prado Telles, Leny Mrech, Luiz Felipe Pondé, Luiz Fernando Carrijo da Cunha, Marcelo Veras, Maria Josefina Fuentes, Mayana Zatz, Romildo do Rego Barros, Sandra Grostein

DATA: 08 e 09 de NOVEMBRO
LOCAL: São Paulo Center. Av. Lineu de Paula Machado, 1088 Cidade Jardim, São Paulo.
INFORMAÇÕES: www.ebpsp.org.br / ebpsp@uol.com.br / Tel: 11 3081-8947 / Fax: 11 3063 1626

 

ATIVIDADES E EVENTOS DAS SEÇÕES E DELEGAÇÕES - NOVEMBRO

 

Delegação Geral Mato Grosso do Sul/ Mato Grosso

"Escritos Pungentes": um encontro entre psicanálise e textos literários, acontecerá na sexta-feira dia 01 de novembro, às 20:00hs, na Sede da Delegação Geral de Mato Grosso do Sul/ Mato Grosso.

 

Delegação Geral Maranhão

Seminário:  “O feminino e a agitação dos corpos no real do séc. XXI”
Responsável: Thaïs Moraes Correia - tel. 9114-5833 / 8110-2888
Datas:  22 e 29  de novembro de 2013

Curso: “Introdução a Freud”
Responsável: Eduardo Riaviz -tel.91415163
Horário:  1, 8, 22,e 29 de novembro semanal

Curso: Percurso de Lacan: Uma Introdução
Coordenador: Eduardo Riaviz -tel.91415163
Horário: 9, 16, 23 e 30 de novembro semanal

Leituras dos Testemunhos dos Passes
Responsável: Silvana Sombra
Data: 09 de novembro/2013

Leituras de “Silet”
Responsável: Silvana Sombra e Tereza Brauna
Data:  30 de novembro/2013

Atelier de Leitura: “Textos de Freud: sobre a psicologia do inconsciente”
Responsável: Ernesto Mandelli Tel: 8121 9860
Datas: 02, 16 e  30 de novembro de 2013

Atelier de Leitura: “Psicanálise com Crianças”
Responsáveis: Carmen Damous
Datas:  05  e 19 de outubro de 2013

Conversação Clínica: Oficina de leitura e discussão de casos clínicos
Coordenadora: Djanete Miranda - tel.8119-1763
Data: 30 de novebro de 2013

 

Delegação Rio Grande do Norte

Em novembro, a EBP/RN encerra a terceira turma do Curso de Fundamentos
da Clínica de Orientação Lacaniana, nos dias 8 e 9.

 

Seção São Paulo

06/11 - Seminário do Conselho - ...ou pior, parte III - O Um, Que Ele Não Acesse o Dois, cap. XIII - Na base da diferença dos sexos. Apresentação: Paola Salinas  Coordenação: Luiz Fernando Carrijo da Cunha.

08 e 09/11 - Jornadas da EBP-SP 2013 - Convidado: Jorge Forbes  - Coordenadora Geral: Marizilda Paulino.

13/11 - Seminário do Conselho - ...ou pior, parte III - O Um, Que Ele Não Acesse o Dois, cap. XIV - Teoria das quatro fórmulas (palestra). Apresentação: Maria Bernadette Pitteri    Coordenação: Sandra A. Grostein.

20/11 - Não haverá atividade em São Paulo - Enapol em Buenos Aires.

27/11 - Atividade da Diretoria - encerramento das atividades de 2013.

 

CLIPP - Clínica Lacaniana de Atendimento e Pesquisas em Psicanálise.(http://www.clipp.org.br/)

UMA CONVERSA SOBRE O TRAUMATISMO

Conferência de Carlos Augusto Nicéas

AME, membro da EBP e da AMP

 
Como parte das comemorações pelos 10 anos da CLIPP, nesta segunda-feira, 21 de outubro, Carlos Augusto Nicéas nos falou sobre a atualidade do tema do traumatismo em sua articulação com uma clínica do Real.

Num minucioso trabalho de embasamento conceitual em torno do tema, seguindo as “pegadas de Freud”, Nicéas percorreu os termos freudianos para falar do trauma: sujeito despreparado, surpresa, desamparo, encontro com o impossível, passividade. Retomando a formulação freudiana do trauma em dois tempos, destaca como Freud já aponta que o sintoma é uma das vias para fixar o trauma, a via pela qual o acontecimento traumático, inominável, pode ser tratado e ganhar algum sentido, ainda que de mistério e enigma.

 

Com Lacan, o traumatismo remete a um buraco no saber introduzido pela “mordida da linguagem”, encontro primeiro com a ordem linguajeira que afeta o corpo vivo e o separa de seu primeiro objeto.

 

Destacando que a noção lacaniana de gozo articula e conjuga os dois mitos do último dualismo pulsional freudiano – Eros e Tanatos, amarrando em um único nó prazer e dor, Nicéas chama a atenção para a importância da repetição do traumatismo na direção de um tratamento. Repetição de atos onde o sujeito sofre e muito, mas absolutamente necessários para que aí, “algo” escoe. O gozo exige repetição, mas na repetição perde-se gozo. Ao analista cabe, sob transferência, suportar essa repetição mortífera, que roça a morte, para que nessa repetição haja perda de satisfação pulsional e um saber-fazer com o gozo seja forjado.

 

Agradecemos a Carlos Augusto Nicéas a preciosa parceria de trabalho sustentada nestes 10 anos e pelo primoroso trabalho epistêmico e clínico desta noite, que nos convoca ao trabalho, mais, ainda.

 

Em novembro, ainda no clima de comemorações, passamos do trauma ao dramático da ópera. Receberemos os colegas Andres Santos Jr e José Paulo Fiks.

28/11- 20h30     Pais e filhos: 200 anos de Verdi e Wagner

Aguardamos vocês.

Diretoria da CLIPP

Rua Cardoso de Almeida, 90 – cjs. 111 e 113 – São Paulo – (11) 3864.7023

www.psicanalise.clipp.org.br

clipp@terra.com.br

 
IPLA - Instituto da Psicanálise Lacaniana.
(http://www.ipla.com.br/)

O filósofo, escritor e ensaísta Luiz Felipe Pondé é convidado do IPLA para uma conversa sobre seu recente livro A Filosofia da Adúltera – Ensaios Selvagens, Editora Leya. O psicanalista Jorge Forbes debaterá com Pondé, incluindo a participação do público, em evento que ocorrerá na segunda-feira, dia 18 de novembro às 21:30 horas.

 

Seção Pernambuco

Com que corpo se fala?

Eis a indagação que animou os trabalhos da VIII Jornada da EBP-PE.
Corpo olhado, falado, tocado, manipulado, construído, desconstruído, belo, distorcido, intoxicado... Diferentes facetas do corpo abordadas a partir das elaborações, das investigações realizadas nos cartéis, nos núcleos de pesquisa e em distintas atividades que motivaram a pesquisa em 2013.
Instigados pelo debate suscitado pelas sutilezas do corpo, estabeleceu-se uma conversa entre a Psicanálise, a Arte e a Literatura.
Por fim, as conferências de Marcelo Veras contribuíram para ampliar o debate e suscitar novas questões.

 

A Escola Brasileira de Psicanálise - Seção Pernambuco, em sua VIII Jornada: COM QUE CORPO SE FALA? Abriu suas portas para o lançamento do livro Laydo em a hora de dormir.
Laydo não queria mais perder nenhum minuto de diversão, resolveu que não iria mais dormir. Essa decisão atormentou a vida de seus amigos, Lagarto, Ratinho Azul e Dr. Caramujo. Dispostos à fazê-lo dormir, seus amigos tentam de tudo, mas para Laydo não era hora de dormir. Quando parecia que o sono não iria chegar, um fato novo muda o rumo desta história. Esta é a sinopse de um livro singular, uma história em quadrinhos, editada pela Coqueiro, com texto e ilustração de Diogo Bruno Calife, um adolescente de 15 anos, com autismo .
Diogo, lançando seu livro nessa jornada testemunha, junto com seus pais, a contribuição da psicanálise em sua trajetória, que o ajudou a encontrar uma maneira singular para estar no mundo e para se comunicar.
Os desenhos de Diogo são feitos com a utilização do computador com um programa muito simples, o paintbrush, mas ao mesmo tempo possui uma complexidade surpreendente, além de uma beleza plástica particular e um interessante jogo de cor, luz e sombra. 
                                  
Anamaria Vasconcelos.

 

Seção Santa Catarina

No dia 02 de novembro acontecerá o III Colóquio do Núcleo de Pesquisa sobre Psicose: "As psicoses mudaram?"
Rômulo Ferreira da Silva, nosso convidado, dará uma conferência e apresentará seu relato de fim de análise.
O Colóquio será realizado no Hotel Valerim Plaza em Florianópolis.

No dia 27 de novembro receberemos o médico psiquiatra Fabiano Valério dentro da atividade Psicanálise e Conexões
para uma conversação sobre o DSM V.

 

Seção Minas Gerais

No dia 07 de novembro o Seminário de Orientação Lacaniana que tem como tema "O que agita os corpos e faz falar", coordenado por Ram Mandil, Jésus Santiago e Sérgio Laia, terá a atividade "O que se pode concluir... rumo ao VI Enapol".

Em 12 de novembro, a Biblioteca Ailson Braz Sena terá a atividadeIrrupções da violência na conteporaneidade: como tratar?durante a atividade haverá o lançamento do livro "A violência: sintoma social da época"
Convidadas: Cristina Drumond, Cristina Nogueira, Lilany Pacheco e Fernanda Otoni
Coordenação: Laura Rubião

Em 28 de novembro receberemos na seção nosso colega de Medellin, Mario Elkin Ramirez que nos falará sobre Mania e Melancolia.

Confira o que aconteceu na XVIII Jornada - Psicanálise e ciência: o real em jogo - no site da seção Minas
http://ebpmg.org.br/categoria/evento/acontece-na-jornada/

 

Delegação Paraná

O crescimento das atividades na EBP- Delegação Paraná e sua consolidação de forma gradual, atesta a presença da Escola na cidade. Assim, desde há algum tempo tornou-se necessária uma mudança de local que acolhesse nossas atividades. O que nos levou a procurar uma casa em um bairro tranqüilo e bem localizado.
Portanto, é com entusiasmo que compartilhamos a mudança da nossa sede!
A concretização deste desejo foi graças à participação ativa de membros, correspondentes, colaboradores e participantes que contribuíram das formas mais diversas. Desde a sustentação e responsabilização pelas atividades até a doação de materiais, trabalho físico, tempo, etc.
Como Delegação realizamos uma aposta que fortalece a causa que nos move: a transmissão da Orientação Lacaniana no Paraná. Esperamos vê-los, em breve, em Curitiba.
Endereço: Escola Brasileira de Psicanálise - Delegação Paraná. Rua Itupava, 1810. Bairro Alto da XV, CEP 80045-330, Curitiba, PR. Tel: (41) 3324-6432 / Cel. 8805-4200

***

No dia 09 de setembro acontecerá na EBP-Delegação Paraná a Jornada do Núcleo de Pesquisa em Psicanálise com Crianças e Adolescentes - Daí Guri -NRCEREDA-Brasil. O título do evento é: "Criança e os Saberes: gozo, corpo e sintoma". Terá a participação especial de Cristina Vidigal com a palestra "Saber e segredo da criança". Esta Jornada visa ser uma atividade preparatória para a II Jornada Nova Rede CEREDA – América – “Corpo, Saber e Segredo na Infância” em Buenos Aires, 20 de Novembro de 2013 - Hotel Panamericano.

 

Seção Rio de Janeiro

No dia 04 de novembro, às 20h00, acontecerá o Seminário clínico, coordenado por Maria do Rosário do Rêgo Barros e Maria Silvia G. F. Hanna, com a apresentação do trabalho O que ecoa do trabalho do Seminário clínico?. O Seminário contará com a participação de Maria Isabel Lins, Glória Maron, Cristina Duba, Lenita Bentes e Sarita Gelbert.
Já no dia 08, às 18h30, haverá a Oficina de leitura: O postulado "Haum" afeta a clínica?, sobre o Seminário Livro XIX,de J. Lacan, ... Ou Pior, sob a coordenação de Maria Silvia G. F. Hanna.
No dia 11 de novembro, às 20h00, teremos o Seminário de Orientação lacaniana, coordenado por Romildo do Rêgo Barros, com a participação de Marcus André Vieira, Heloisa Caldas, Mirta Zbrun e Manoel Mota.
E, por fim, no dia 18, às 20h00, teremos as Lições do Passe, coordenado e apresentado por Marcus André Vieira, cujo tema será O que se escreve.

 

Seção Bahia

No dia 13 de Novembro, às 20:00, na Sede da EBP-Bahia ocorrerá a atividade que encerra as atividades da Seção antes de entrarmos no recesso de fim de ano. Na ocasião será realizada a discussão dos trabalhos da EBP-Seção Bahia para o VI Enapol com a participação dos diversos autores que tiveram seus trabalhos aprovados para o Encontro.  [Coordena: Fátima Sarmento]

 

Delegação Espírito Santo

 

 

 

 

Psicanalistas foram ao congresso dos Geneticistas

Teresa Genesini

 

O Instituto da Psicanálise Lacaniana – IPLA, em parceria com o Centro de Estudos do Genoma Humano – USP, na continuidade de trabalhos em congressos anteriores, apresentou um pôster sobre o impacto do tratamento psicanalítico em pacientes portadores de distrofia facio-escápulo-umeral, no 18º Congresso WMS 2013, na Califórnia - USA, de 1 a 5 de outubro. Cerca de 550 pessoas de vários países, selecionados entre os maiores especialistas do mundo, participaram do evento, entre médicos neurologistas, neuropediatras, geneticistas e biologistas moleculares com foco clínico de pesquisa em doenças neuromusculares.


O Congresso Internacional do World Muscle Society é um evento que acontece anualmente para propiciar a divulgação das descobertas científicas na área neuromuscular. Esse encontro promove atividades únicas (não há mais de uma atividade por horário) que proporcionam grande interação entre os participantes, muitas discussões científicas e estabelecimento de parcerias em várias partes do mundo.
O Congresso abrangeu três grandes temas:


Miomatrix – o estudo da matriz extra-celular que envolve as fibras musculares presentes em grande quantidade no músculo distrófico, que pode ter  grande importância para o desenvolvimento de futuras terapias em distrofias musculares.


Sistema imunológico nas doenças do músculo – estudo de miopatias inflamatórias genéticas e adquiridas incluindo o papel das citocinas e quimocinas na modulação do sistema imune.


Avanços nas terapias das doenças neuromusculares – trabalhos recentes em terapia celular e terapia gênica.
Também foram abordados os recentes achados de sequenciamento de nova geração em doenças musculares. Essa metodologia permite o estudo do genoma da pessoa com possibilidades de identificar a mutação causadora da doença, que não havia sido detectada por outros métodos, e propicia a identificação de novos genes responsáveis por doenças neuromusculares. Ainda, fornece uma gama gigantesca de informação sobre o genoma do indivíduo, com o auxílio de ferramentas da bioinformática. Como utilizar e transmitir essas informações é um grande desafio atual, questão amplamente debatida no Congresso deste ano.


Além dos trabalhos apresentados em plenária há um local específico para a apresentação dos pôsters. Diferentemente dos outros congressos, os pôsters tem um destaque importante nesse evento, porque todos os pesquisadores tem oportunidade de discutir seus resultados com pessoas altamente qualificadas na área. Em todos os dias do congresso é reservado um horário para a discussão desses trabalhos.


Como única pesquisa em psicanálise, nosso pôster chamou a atenção do público. Esse trabalho faz parte da pesquisa “Desautorizando o sofrimento prêt-à-porter”, base da Clínica de Psicanálise do Centro do Genoma Humano-USP e IPLA, sob a coordenação de Mayana Zatz e Jorge Forbes, que vem se realizando com sucesso há sete anos. O efeito do diagnóstico, resultado do teste de DNA, fixa a pessoa numa posição de resignação e leva sua família numa outra posição, a de compaixão. Temos, então, de um lado, a família com compaixão, e, de outro, a pessoa resignada. Desse fenômeno, extraímos a sigla RC (resignação e compaixão). É um vírus social, que, aparentemente, cuidando da surpresa causada pelas novas identidades, provoca três pioras: do estado imediato do paciente, da progressão da doença e do estado da família.

 

Pretendemos retirar o vírus RC do paciente e a isso denominamos “Desautorizar o sofrimento prêt-à-porter”, o sofrimento 'pronto para vestir'. Ao fazê-lo, é exigida a responsabilidade de cada um sobre o encontro e a surpresa.


Apresentamos através de dois exemplos clínicos de Distrofia Facio-escápulo-umeral, como opera a Psicanálise no Centro de Estudos do Genoma Humano – USP.  O primeiro caso, de um senhor de 45 anos, pai de três filhos, afetado pela distrofia, nunca havia contado à família que tinha uma alteração genética. Quando seu filho mais novo começou a mostrar sinais da distrofia, ele percebeu que não poderia continuar mantendo o segredo, mas não sabia como lidar com a situação. Após três meses de tratamento, não só revelou publicamente sua condição, como implantou um serviço de psicanálise na rede pública onde trabalhava. Em sua última entrevista declarou: “Pela primeira vez em minha vida eu tirei a camisa e experimentei o prazer de nadar no mar”.  O segundo caso, de uma moça de 31 anos, que tem uma grave hipotonia, fraqueza muscular, proximal assimetria de membros superiores e atrofia; fraqueza facial (inabilidade para assoprar, sorrir e fechar os olhos), hiperlordose lombar severa, escápula alada e fraqueza proximal de membros inferiores. Após o tratamento psicanalítico, abandonou sua resignação rejeitando a compaixão alheia. A despeito de uma enorme e desconfortável deformidade física apostou no sonho de estudar e tornar-se professora. Atualmente, está se formando e estagiando. Ambos os pacientes perderam a vergonha de seu corpo e encontraram uma forma de lidar com sua própria sexualidade.


Frente às questões problematizadas no congresso, mostramos como a psicanálise colabora com o tratamento dos pacientes portadores de distrofia e seus familiares. Em futuro próximo, as questões surgidas a partir do impacto dos resultados do sequenciamento do genoma, prática cada vez mais comum nos dias atuais, demandarão um novo posicionamento ético e certamente a psicanálise desempenhará um papel importante.