Acontece #010

Maio 2014


 

EDITORIAL

Rogério Barros

 

Em abril, em terras parisienses, a psicanálise de orientação lacaniana ganhou sotaque brasileiro, ecoando pelos corredores do Palais des Congrès. Tratava-se da participação dos analistas da EBP no congresso da AMP. Um real, indefinido desde o artigo que o caracteriza, para o século XXI foi o tema do congresso, afetando e convocando analistas de todo o globo a repensar sua prática desde a singularidade de uma época.


No Acontece na EBP desse mês, convidamos Maria Bernadette S. de S. Pitteri para nos dar um pequeno testemunho do que reverberou da sua experiência singular em Paris, entre plenárias, assembleias e reuniões. Passado o congresso da AMP, apresentamos um panorama das atividades das seções e delegações da EBP para o mês de maio, mais direcionadas, nesse momento, para o XX Encontro Brasileiro do Campo Freudiano. Do real singular do século XXI, colocamos foco no trauma dos corpos, violência nas cidades. Atente para as datas e programe-se! Boa leitura.

 

 

10 horas de vôo até Lisboa. Mais duas horas e meia até Paris. E tome Aeroporto: São Paulo, Lisboa, Paris. E jet lag, alterações do ritmo circadiano, ... que? Pois é.


Cheguei. Vôo atrasado. E corre para o Palais de Congress. "Palais de Congres, monsieur, s´il vous plaît!". Com um muxoxo, o motorista me leva, corrida curta, pago a mais, pelo muxoxo. Longe de mim provocar um incidente internacional. Le Palais. Impressionante. E sobe escada rolante, e toma fila para entrar no Amphithéâtre Bleu. Quando chega a minha vez, lotado! Toca a procurar uma sala com projeção simultânea. Não sei bem por que, ouve-se muito bem e vê-se melhor o palestrante do que no salão principal, mas não gosto disto. Contato de corpos, deve ser por aí. Fico. Abertura, discurso emocionado e emocionante de Judith Miller. Aplaudida de pé. Plenárias. Me espanta estar tão alerta depois de tantas horas desperta num avião. Mas estou.


Intervalo, hora de encontrar amigos e conhecidos, trocar amenidades e reclamar: filas, aeroportos, vôos longos.... Almoço.


Volto e agora entro no Amphithéâtre Bleu. Plenárias girando em torno do Século XXI, real e gozo. Analistas nascidos no Século XX que analisam no XXI. O mundo mudou, a psicanálise lacaniana acompanha o mundo.
Mais um dia de plenárias e muito aprendizado. Um dia inteiro dedicado a mesas simultâneas: escolhas difíceis, muitos trabalhos escritos e discutidos, enfocando o Real no Século XXI. Nos corredores as línguas da AMP: Francês, Espanhol, Italiano, Português, Inglês, até Grego.


Último dia do Congresso. Plenárias densas. À tarde, música. Música do Século XXI. Encerramento e, como tradicionalmente, apresentação por Jacques-Alain Miller do tema para o próximo Congresso, que vai aprofundar o tema do "Inconsciente e Corpo Falante". Daqui a dois anos, no Brasil, Rio de Janeiro, que já começou a se preparar. E continua lindo.


Ainda não acabou. Sexta-feira, Assembleia Geral da AMP, com todas as tramitações burocráticas necessárias e uma Grande conversação da Escola Una, enfocando a questão da Supervisão.


Enquanto corria o trabalho epistêmico, intenso, denso e profundo, livraria, lançamento de livros, exposições, música.


Mas não falei das festas. Não vou falar das festas.


M. Bernadette S. de S. Pitteri

 

 

SEÇÃO BAHIA

No segundo trimestre, as atividades do Seminário de Formação Permanente - “O real em perspectiva” - têm início no dia 7 de maio com a apresentação de Marcelo Veras sobre tema do XX Encontro Brasileiro do Campo Freudiano – “O trauma nos corpos, violência nas cidades”, coordenada por Marcela Antelo.
A Noite de Cartel, 14 de maio, terá como tema um dos eixos temáticos do XX Encontro: “A solidão do Um nos corpos e nas cidades”. Nesse dia, coordenada por Marta Inês Restrepo, o Cartel de Psicoses trará suas contribuições.


A Noite de Biblioteca, 21 de maio, trará o mesmo eixo temático discutido a partir do filme de Kim Ki-duk, Bin Jip “Casa vazia” (2004), comentado por Carla Fernandes e Rogério Barros e coordenada por Nilton Cerqueira.
No dia 28, o Cartel de Toxicomania será responsável pela intervenção de título “Psicologia das massas, análise do ego... e a deriva das pulsões”, a encargo de Pablo Sauce, coordenada por Vera Lúcia Santana.

 

SEÇÃO ESPÍRITO SANTO

ATIVIDADES DA COMISSÃO DE CARTÉIS DA DELEGAÇÃO ES DA EBP
Noite de Cartéis
Local: Sede da Delegação ES da EBP
Data e Hora: 21 de maio


Apresentação: Lucas Fraga Gomes com o tema “Política Lacaniana” e André Luís de Oliveira Garcia com o tema “O objeto a e a mais valia”, ambos membros do cartel “Leitura do Seminário de um Outro ao outro de Jacques Lacan”.

 

Cinema e Psicanálise
Esta atividade tem como objetivo a discussão da produção da sétima arte sob o olhar da psicanálise. Em cada encontro será visto um filme com posterior discussão dos assuntos abordados.
Data: Sábado dia 17 de maio, às 9 h “O discreto charme da burguesia”, filme de 1972, direção de Luis Buñel. (França)
Coordenação: Comissão de Biblioteca da ES – Delegação ES

Palestra “Autismo e Psicanálise”
Palestrante: Cristina Vidigal (EBP\AMP)
Responsável pela Nova Rede CEREDA no Brasil
Data: dia 24 de maio, sábado
Local: Auditório da FAESA – Campus I
Horário: 09:00 horas
Organização: Núcleo Referência - Projeto PIPA (e rabiola)
Parceria: Escola Brasileira de Psicanálise - Delegação ES e FAESA

 

SEÇÃO MINAS GERAIS:

No mês de maio haverá duas noites dedicadas ao Seminário de Leitura do curso de Orientação Lacaniana, nos dias 08 e 22 sob a responsabilidade de Jésus Santiago, Ram Mandil e Sérgio Laia.    
No dia 09, na unidade do Cersam (Centro de Referência em Saúde Mental) ocorrerá "Apresentação de pacientes e entrevista de orientação psicanalítica". A responsável pela atividade é Simone Souto. 
A Noite CIEN, "Conversação com os Laboratórios: Rekalque, aqui bate e volta e Selex" será no dia 14. A responsável pela atividade é Mônica Campos, coordenadora do CIEN Minas. 
A Atividade Passe na Escola acontecerá na sede da seção Minas no dia 15, sob a responsabilidade de Ana Lydia Santiago. Neste primeiro semestre de 2014, o Passe na Escola recebe AEs em exercício, para testemunharem sobre um problema crucial da análise: O falo na sua relação com o real. A pergunta que norteará esta atividade surgiu no calor das discussões promovidas em 2013, a partir da interrogação de Jacques-Alain Miller, em seu seminário O ser e o Um (2011), no momento em que retoma o tema do Passe: “O que, no final da análise, é real?” É no espaço mais-além do Passe, em que se atinge a solidão do Um sozinho do sinthoma, que se pergunta sobre: O que se torna o falo, no final?.
AEs:
Ana Lydia Santiago – [2011-2014]
Romulo Ferreira [2012-2015]
Ram Mandil [2013-2016]
Marcus André [2013-2016]
Jésus Santiago [2013-2016]
Coordenação da mesa: Angelina Harari


A 13ª Conversação da Seção Clínica acontece no dia 24 no Cersam-Oeste, no âmbito das atividades do Núcleo de Pesquisa em Psicose.
Apresentação: Henri Kaufmanner – Membro da EBP/AMP
Paula Brant – CERSAM Oeste / PBH
Comentários: Rômulo Ferreira da Silva – AE-AME (EBP/AMP)
Responsável: Simone Souto - AME (EBP/AMP)
Inscrições: R$30,00
obs.: Estão isentos da taxa: aderentes e membros da EBP, inscritos no Curso de Psicanálise, no Ateliê de Psicanálise Aplicada e na Seção Clínica do IPSM-MG.


Finalizando o mês, no dia 29, a seção Minas realizará o primeiro Seminário Preparatório para o XX Encontro Brasileiro do Campo Freudiano TRAUMA NOS CORPOS, VIOLÊNCIA NAS CIDADES
Apresentação XX Encontro Brasileiro do Campo Freudiano:
Henri Kaufmanner (Diretor)
Fernanda Otoni de Barros-Brisset (Coordenadora)
Apresentação do argumento e dos Eixos Temáticos
Sérgio Laia (Coordenador da Comissão Científica)
Debatedor: Marcelo Veras (Presidente)

 

SEÇÃO PERNAMBUCO

Como atividade preparatória para a Jornada Anual da EBP, no dia 6 de maio Paulo Siqueira apresenta no Encontro Clínico o tema “A pele e o osso”.

 

SEÇÃO RIO DE JANEIRO: 

No dia 05 de maio, às 20h00, no largo dos Leões nº 70, acontecerá o Seminário de Orientação Lacaniana em torno do curso “O ultimíssimo Lacan” de Jacques-Alain Miller. Coordenação: Romildo do Rêgo Barros.
No dia 12 de maio, às 20h00, Maria Inês Lamy fará uma apresentação no Seminário Clínico, coordenado por Maria do Rosário do Rêgo Barros e Maria Silvia G. F. Hanna. O debate ficará por conta de Andréa Vilanova. 


No dia 17 de maio, sábado, às 9h30, haverá uma Oficina de Leitura, restrita para membros, em torno do texto “Teoria de Turim: Sobre o sujeito da Escola” (In: Latusa 6, p. 217), com coordenação de Maria Silvia G. F. Hanna e moderação de Fernando Coutinho. A atividade contará com a presença de Marina Recalde, membro da Escuela de la Orientacion Lacaniana (EOL), Analista da Escola, e com os comentários de Ana Martha Maia, Elza Marques Lisboa de Freitas, Eliana Bentes, Ângela Batista, Romildo do Rêgo Barros e Glória Maron.
No dia 19 de maio, às 20h00, no Largo dos Leões nº70, teremos, nas Lições do Passe, coordenadas por Marcus André Vieira, o testemunho de Marina Recalde.


No dia 26 de maio, às 20h00, na Seção-Rio, teremos mais um Encontro sobre Política e Formação do Analista, coordenado por Stella Jimenez e Vera A. Ribeiro, com apresentações de Cristina Duba e Maricia Ciscato em torno do tema "A política da psicanálise e a psicanálise na polícia. Tensões e convergências".

 

EM SANTA CATARINA:

Description: C:\Users\Ruskaya\Downloads\jornada.jpgNa atividade Psicanálise e Conexões, coordenada por Luis Francisco E. Camargo e Flávia Cera, teremos como convidado Felipe Brognoli que falará sobre Saúde Mental e Psicanálise no dia 26/05 às 20:30h. na sede da Seção.


A atividade Psicanálise vai ao cinema acontecerá dia 16/05, às 19h e terá a exibição e comentários do filme “Cidade dos sonhos”, de David Lynch.


As Conferências Introdutórias de Psicanálise terão continuidade com Jussara Jovita e Cinthia Busato, nos dias 06/05 e 20/05, respectivamente, com os títulos: “Ideal do eu, eu ideal e identificações: uma leitura de Psicologia das massas e análise do eu” e “O destino e a pulsão”. As inscrições podem ser feitas por telefone ou na sede da Seção.


Segue também a Orientação Lacaniana cujo tema de estudo é Psicanálise, crenças, leis, tema da nossa próxima Jornada que acontecerá nos dias 22 e 23 de agosto e que abrigará o I Colóquio do Observatório da EBP intitulado: “Desafios Contemporâneos à Psicanálise”.

 

SEÇÃO SÃO PAULO

Atividade da Diretoria


08/05 – Lançamento do Livro "Introdução ao Narcisismo - o amor de si" de Carlos Augusto Niceas
Debate: Carmen Silvia Cervelatti
Coordenação: Cynthia N. de Freitas Farias
Local: Rua Cardoso de Almeida, 60, salão de conferências, SP


21/05 – Lançamento de "Mallarmé, O Livro" de Joseph Attié
Exibição da apresentação do livro pelo autor.
Convidado: Roberto Zular, professor do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP
Debatedora: Teresinha Natal Meirelles do Prado.
Coordenação: Cynthia N de Freitas Farias. 
Local: Sede da EBP-SP 

 

31/05 - Manhã de Cartéis em Ribeirão Preto - Os usos possíveis do Cartel

Convidados: Paola Salinas, José Danilo Canesin, Diva Rubim Parentoni

Coordenação: Silvia Sato

Local: Global Hub do Novo Shopping Ribeirão Preto 


Atividade do Conselho


14/05 – Seminário do Conselho - Notícias de Paris – A Escola hoje.
Apresentação: Conselheiros da EBP-SP
Coordenação: Leny Mrech


28/05 – Seminário do Conselho - Notícias de Paris – A Escola hoje.  A Questão da Garantia.
Apresentação: Rômulo Ferreira da Silva (a confirmar)
Coordenação: Bernadette Pitteri


Abril na EBP-SP
A Diretoria da EBP-SP, no dia 02/04/2014, recebeu  Maria Josefina Sota Fuentes, Diretora Secretária e de Cartéis da EBP para nos apresentar o tema do  XX Encontro Brasileiro do Campo Freudiano, Trauma nos corpos, violência nas cidades.  Maria Josefina nos convidou a pensar as inúmeras perspectivas que podem surgir a partir da aproximação das duas expressões que compõem o tema do Encontro, "trauma nos corpos" e "violência nas cidades", numa perspectiva diversa da relação linear de causa efeito que, à primeira vista, possamos supor.

 

CLIN-a - CENTRO LACANIANO DE INVESTIGAÇÃO DA ANSIEDADE

Description: Clin-a 1.jpeg

Curso de Psicanálise:

 

FUNDAMENTOS EM FREUD E LACAN

Este curso foi concebido de modo a favorecer um estudo dos fundamentos do ensino de Freud e Jacques Lacan e de questões cruciais concernentes à clínica psicanalítica.


Está estruturado em dois ciclos: o Ciclo Fundamental e o Ciclo Avançado.


Em 2014, disciplinas do Ciclo Fundamental serão oferecidas em Campinas, Ribeirão Preto, São José dos Campos e São Paulo.


Acessando o link abaixo, encontrará a apresentação das oito disciplinas que compõem este ciclo, com o tema das aulas, calendários e professores responsáveis. As atividades ou cursos que se inscrevem no Ciclo Avançado são bastante diversificadas em relação a temática, duração e funcionamento. Muito em breve, teremos novidades quanto ao Ciclo Avançado.


Encontrarão também informações sobre cursos, ateliês de leitura e núcleos de pesquisa.
Acesse: http://media.wix.com/ugd/058b2c_c61498b9ff8549b3b5bc57630cf076bb.pdf

 

Description: logo-ipla.png

 

15/05 - Lançamento do livro "Psicanálise - A clinica do Real" 
No dia 15 de maio ocorrerá o lançamento do livro "Psicanálise - a clínica do Real", Jorge Forbes (ed.), Claudia Riolfi (org.), Editora Manole, na sede do Café Filosófico da CPFL Cultura, Campinas. Às 19 horas haverá a apresentação do livro seguida da sessão de autógrafos.

http://www.cpflcultura.com.br/wp/evento/1505-qui-19h-cafe-filosofico-especial-com-lancamento-do-livro-psicanalise-a-clinica-do-real/

 

24/05 - Sábado no IPLA: Um novo amor - Invenção e laço social 
http://www.ipla.com.br/cursos-ipla/um-novo-amor-invencao-laco-social.html
Juras de amor ainda duram para sempre? Ou, são eternas enquanto duram? Por que amantes se matam? As parcerias amorosas estão presentes na história da humanidade, nos mitos, nos romances, nas óperas, na vida. Como amam os Romeu e Julieta, Tristão e Isolda, Abelardo e Heloísa de nossos dias? E o que dizer do amor entre pais e filhos na contemporaneidade?


Hoje, mais do que nunca, o amor é um valor social. Amor que não pede retribuição, que não é determinado pela religião, que acontece não porque Deus mandou. É um amor que se afirma por si mesmo, sem intermediação, sem explicação. Como comenta Jorge Forbes, um novo amor que diz respeito à ética da consequência. Eu te amo não porque você merece, mas porque eu sou eu e você é você. Um novo amor que pode organizar o laço social. A transcendência na imanência é uma leitura de Luc Ferry para o mundo contemporâneo, em que “o sentimento de transcendência é paradoxalmente imanente à minha vivência”. A partir da sagração da vida privada, este filósofo propõe a esfera da intimidade como bússola para os grandes projetos políticos.


O amor, há muito tempo que só se fala disso (Lacan). Em 1959, em seu Seminário, Lacan pergunta: Por que a análise não foi mais longe, no sentido da investigação de uma erótica? Poderíamos dizer que há uma erótica no último ensino de Lacan? Este curso, Um novo amor – invenção e laço social, a realizar-se em 24 de maio, na série dos Sábados no IPLA, será pautado em textos clássicos sobre o amor, de Sigmund Freud e de Jacques Lacan, com os aportes atuais de Jorge Forbes e de Luc Ferry. Tem por objetivo falar dos encontros e desencontros amorosos na contemporaneidade. E como, o amor, a gente inventa. O amor, na análise só lidamos com isso, e não é por uma outra via que ela opera (Lacan). Para uma clínica além do Édipo, um amor também além do Édipo, um novo amor.


Local: IPLA, Rua Augusta, 2366 - Casa 2 - Tel.: 11 3061-0947 / 3081-6346

 

O Curso Fundamental de Freud a Lacan no IPLA inaugura seu segundo módulo:
 http://www.ipla.com.br/cursos-ipla/programacao-curso-fundamental-de-freud-a-lacan.html

 

Maio - a segunda tópica
05/05 - A dinâmica das pulsões. Metapsicologia
12/05 - Conferência de Jorge Forbes: O  escritor  criativo  e os  romances familiares  dos  neuróticos.
19/05 - Para além do princípio do prazer: algo insiste. A repetição
26/05 - A sexualidade define a condição humana: a castração. Totem e tabu

A Psicanálise no divã - segunda temporada, curso online


CURSO 2: CONDUÇÃO DA ANÁLISE

http://conteudo-manole.com.br/ME/ipla_psicanalise_diva_curso2

 

DELEGAÇÃO GERAL GOIÁS/ DISTRITO FEDERAL

Em 2014 a Delegação Geral GO/DF realizará a VII Jornada cujo tema é "Quando a fala cala a bala fala - o que a psicanálise diz sobre a violência?". É um tema que vem alinhar-se ao XX Encontro do Campo Freudiano - "Trauma nos Corpos e Violência nas Cidades" - que acontecerá no mês de Novembro em Belo Horizonte. Com essa proposta de trabalho o BILOQUÊ - GO: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise com Crianças, atualmente sob a coordenação de Céres Leda F. Rúbio, será responsável pela atividade preparatória que acontecerá no dia 06/05 às 19hs na Faculdade Alfa - Unidade Perimetral em Goiânia. O tema será: "O trauma e o real na clínica: O que as crianças inventam?". A atividade é gratuita e aberta ao público.


No dia 13/05 teremos a Seção Clínica que acontecerá na sede da DG - GO/DF. A psicanalista Rosângela Ribeiro comentará o caso clínico que será apresentado por Ana Paula Rezende.


No dia 17/05 teremos mais um evento preparatório para a VII Jornada da DG GO/DF. Desta vez o NUPPE: Núcleo de Pesquisa em Psicanálise e Educação estará coordenando a atividade que acontecerá na Faculdade Alfa - Unidade Perimetral em Goiânia, às 9hs. O tema é: "Violência das/nas escolas no século XXI: Uma leitura psicanalítica". A atividade é gratuita e aberta ao público.

 


Nos dias 23 e 24 de maio teremos na sede da DG GO/DF a continuação dos módulos do curso cujo tema geral é "As Psicoses".  A dedicação para este III Módulo de maio será: "Melancolia, Autismos e Psicoses Ordinárias".

 

DELEGAÇÃO GERAL MARANHÃO:

Núcleo “Cultura e Psicanálise” (em formação)
Sexta-feira/mensal    Horário: 10h
Responsável: Thaïs Moraes Correia - Tel. 9114-5833 / 8110-2888
Local: Delegação Geral MA
Alguns encontros ocorrerão na UFMA, em parceria como DEFIL

 

Curso “Introdução a Freud”
Sexta-feira/semanal
Responsável: Eduardo Riaviz -Tel.9141-5163
Horário: 17h45 às 19h15 / semanal
Atividade aberta – local: DG/MA 

 

Ateliê de Leitura "Variantes Clínicas do Ensino de Lacan"
Sexta-feira/semanal
Responsável: Eduardo Riaviz -Tel.9141-5163
Horário:  19h30 às 21 h / semanal
Atividade aberta – local: DG/MA 

 

Curso “Percurso de Lacan: Uma Introdução”
Sábado/semanal
Coordenador: Eduardo Riaviz - Tel.9141-5163
Horário: 9:30 - semanal
Local: UNDB -Sala 401

 

Ateliê de Leitura “Psicanálise com Crianças”
Sábado/quinzenal
Horário: 11h15
Responsável: Carmen Damous - Tel. 9972-7793
Local: UNDB

 

Atelier de Leitura “Textos de Freud: sobre a psicologia do inconsciente”
Sábado
Horário: 17h / Quinzenal
Responsável: Ernesto Mandelli-Tel. 8121-9860

Local: Delegação Geral

 

DELEGAÇÃO GERAL MATO GROSSO DO SUL/ MATO GROSSO

Acontece no dia 17 de maio a Oficina de Estudos de Psicanálise, em Rondonópolis. Nesse travelling entre psicanálise e cinema, será debatido o filme de Woody Allen Vicky, Cristina, Barcelona pela psicanalista Sueli Ignoti e a professora da UFMT Noemi Bandeira.

 

 

Description: C:\Users\Ruskaya\Downloads\violencia-aleph-teste (1).jpgDELEGAÇÃO PARANÁ:

Depois da riqueza e preciosidade dos debates e transmissões do IX Congresso da AMP: Um real para o século XXI em Paris, os colegas retornam ainda mais animados para dar continuidade aos trabalhos que já estão sendo propostos na EBP – Delegação Paraná desde o inicio do ano.

 

Assim, acontece, no dia 31 de maio, o lançamento da Revista Aleph nº4 como atividade preparatória para o XX Encontro Brasileiro do Campo Freudiano: "A violência e a agitação dos corpos". 

 

Nesta data, contaremos com a presença de Fernanda Otoni Brisset, coordenadora executiva do Encontro Brasileiro, e de Rômulo Ferreira da Silva, AE-AME (EBP/AMP), para discussão dos textos apresentados na revista que leva o nome do Encontro deste ano.

 

NO RIO GRANDE DO NORTE:

Em abril, a Delegação Geral Rio Grande do Norte dará continuidade ao 4º módulo do curso Fundamentos da Clínica de Orientação Lacaniana que acontecerá nos dias 23 e 24 nos quais será discutido o caso do Hpmem dos Ratos e o desejo do Obsessivo. Teremos os encontros preparatórios da EBP/AMP que acontecerão dia 14, sob a responsabilidade de Juliana Robeiro que irá discutir o texto “Agressividade em Psicanálise” (Lacan) e 28, sob a responsabilidade de Ruth Jeunon que discutirá o texto “Introdução teórica às funções da Psicanálise em criminologia (Lacan). O trabalho dos seminários de leitura e investigação sobre Toxicomania, coordenado por Liège Uchôa; sobre o Femenino, coordenado por Viviane Leite; sobre Psicanálise com Crianças, coordenado por Juliana Ribeiro; sobre o Avesso da Psicanálise, coordenado por Cláudia Formiga; sobre a questão diagnóstica, coordenado por Ana Eloá Cerqueira e sobre o eu na teoria de Freud, coordenado por Ruth Jeunon continuam animados, discutindo questões fundamentais para a prática da psicanálise em nossa cidade.