Acontece #008

Março 2014

 

Caros colegas,

 

A EBP volta às aulas. Nossa Escola inicia seus trabalhos por todo o Brasil. O vigor da presença da psicanálise de orientação lacaniana tanto na formação dos psicanalistas quanto no debate e participação da vida comunitária e científica não cessa de aumentar. No DR vocês podem encontrar um mapa do que se passa no Brasil no mês de março. Esta rubrica, Acontece na EBP, passa agora a ser capitaneada por nossos colegas Ruskaya Maia e Rogério Barros. Desejamos a eles um bom trabalho na difícil tarefa de prospectar junto às Seções e Delegações a intensa produção, fruto da transferência de trabalho que nos reúne em torno da causa analítica.

 

Marcelo Veras

Diretor da EBP

 

 

SEÇÃO BAHIA

 

Em fevereiro dia 22, houve abertura das atividades da seção Bahia com a presença de Ram Mandil, intitulada O real no Passe.

 

Em março e abril, a seção se dedicará ao Congresso de Paris a ser realizado em abril, trabalhando alguns verbetes do Scilicet e alguns Papers assim distribuídos:
12 de março - Iordan Gurgel - Verbete "Natureza"
19 de março - Bernardino Horne - Verbete "Acontecimento"
26 de março - Fátima Sarmento - Papers n. 2, A angústia na época da transparência. Como livrar-se do olhar absoluto.

 

SEÇÃO MINAS GERAIS:

A Seção Minas Gerais inicia seus trabalhos de 2014 no dia 10 com uma atividade conjunta com o IPSM-MG. A ‘Aula Inaugural’ acontecerá na sede da Seção e terá como tema “Incidências do Trauma: O que de real você encontra em sua prática?". A responsável pela atividade será a Diretora de Ensino do IPSM-MG Lucíola Macêdo de Freitas (Membro EBP/AMP) e participarão, como convidados, Ana Lydia Santiago (AE-EBP/AMP e Diretora-Geral Adjunta do IPSM-MG) e Ram Mandil (AE-EBP/AMP)


 

Essa atividade será precedida pelo lançamento do livro O Tratamento possível das toxicomanias… com Lacan. Trata-se do terceiro volume da coleção “… com Lacan” do IPSM-MG, organizado por Maria Wilma S. de Faria, Márcia Rosa e Márcia Mezêncio 

 

No dia 17 acontecerá a "Noite do Acham-se Cartéis", às 19:00.  Promovida pela equipe de Cartéis, essa atividade tem a intenção de esclarecer aqueles que se interessam não só em saber como funciona um cartel como também em participar de um.

 

 

SEÇÃO PERNAMBUCO

No dia 21 de março, na sede da EBP-PE, será lançado o livro: CRIANÇAS FALAM E TÊM O QUE DIZER. Com a coordenação de Anamaria Vasconcelos e comentários de Ana Cabral.

 

 

No dia 13 de março, a Seção dará início ao 3º módulo do Curso de Psicanálise de Orientação Lacaniana, às 19 horas. O conceito que será trabalhado neste módulo é transferência.

 

 

 

SEÇÃO RIO DE JANEIRO:

No dia 10 de março, às 20h00, acontecerá o Seminário Clinico, coordenado por  Maria do Rosário Collier do Rêgo Barros e Maria Silvia G. F. Hanna, com a apresentação de um caso de Márcia Zucchi e debate com Mirta Zbrun.

 

Já no dia 15, às 09h30, acontecerá uma atividade só para os membros da EBP/AMP, a Oficina de Leitura:“O real no século XXI” (Ref: Vários. Scilicet: un réel pour le XXIe siècle. Paris: ECF-Collection, 2013). Textos a serem comentados: Procriação(ções), de Maria do Rosário do Rêgo Barros; Prostituição, de Marcus André Vieira; Queer, de Romildo do Rêgo Barros; e Depreciação, de Ana Lúcia L. Holck. Comentadores: Sandra Viola, Andréa Reis, Márcia Zucchi, Sarita Gelbert, Elisa Monteiro,  Ângela Negreiros, Ângela Bernardes  e Fernando Coutinho. Coordenação: Maria Silvia G. F. Hanna.

 

No dia 17 de março, às 20h00, teremos as Lições do Passe, coordenadas por Marcus André Vieira, que contará com o testemunho de Jesús Santiago. (Inscrições: passeebprio@gmail.com)

 

No dia 21 de março, às 21h00 haverá, como Atividade da Biblioteca, a apresentação e o debate do livro Introdução ao narcisismo - O amor de si, de Carlos Augusto Nicéias. O debate será realizado por Ângela Bernardes e Cristina Duba.

 

No dia 24 de março, às 20h00, teremos a atividade Encontros sobre a politica e a Formação do psicanalista, coordenada por Stella Jimenez e Vera Avellar Ribeiro. O tema : A politica do passe – A politica da Seção. Convidados: Fernando Coutinho e Romildo do Rêgo Barros

 

Já no dia 29 de março, às 10h00, a atividade será Procura-se cartel, coordenado por Elza Marques Lisboa de Freitas.

 

E, por fim, no dia 31 de março, às 19h30, mais uma Atividade da Biblioteca, com a coordenação de Mirta Zbrun e Fernando Coutinho. No Teatro Maison de France, teremos o lançamento de vídeo e livro de Joseph Attié, Mallarmé o livro, com os comentários de Maria Isabel Lins, Manoel Barros da Motta, Romildo do Rêgo Barros, e do tradutor do livro, Abner Chiquieri. Endereço: Presidente Antonio Carlos, 56.

 

SEÇÃO SANTA CATARINA

Em Santa Catarina, o Núcleo de pesquisa e investigação clínica da psicanálise com crianças – PANDORGA, sob a coordenação de Jussara Duarte Leite, retorna suas atividades no dia 10. O Núcleo Pandorga seguirá sua pesquisa em 2014 em torno das formulações de Éric Laurent de que a análise das crianças implica eminentemente uma questão ética. O trabalho do núcleo também acompanhará o tema da Nova Rede CEREDA para 2014: “O traumatismo e o real na clínica: o que as crianças inventam?”


Com a coordenação de Liège Goulart, O passe na Escola inicia seus trabalhos de 2014 no dia 12, às 20:30. Essa atividade consiste na discussão a partir de relatos (já publicados) de final de análise, na tentativa de extrair o que ensina um AE (Analista da Escola) em torno de questões cruciais para a psicanálise.
O Seminário O real na clínica psicanalítica recomeça suas atividades no dia 13 às 20:30 sob a responsabilidade de Eneida Medeiros Santos, Laureci Nunes, Liége Goulart. E O Seminário de leitura do seminário 22, RSI, e textos afins, com coordenação de Jussara Jovita Souza da Rosa e Maria Teresa Wendhausen, no dia 14 às 11:00h.


Nos dias 17 e 31 de março, às 20:30, acontecerão as Noites de Cartel e Intercâmbio, com coordenação de Cinthia Busato. Na primeira, se dará a primeira apresentação na Seção do laboratório do CIEN e a segunda será uma conversação com Fabiano Valério, médico psiquiatra, que falará sobre o novo DSM e suas repercussões.


A Oficina de Política Lacaniana, coordenada por Oscar Reymundo também retorna suas atividades no dia 17, às 20:30. O tema deste ano foi definido como “Adições, trauma, violência” e será trabalhado sob a modalidade de cartel.


A Orientação Lacaniana, coordenada por Silvia Emília Espósito e Luis Francisco E. Camargo, retorna no dia 19.


No dia 25, o Núcleo Psicanálise e Cultura retoma seus trabalhos. Com coordenação de Soraya Valerim, tem como proposta pensar a prevalência das imagens na sociedade contemporânea, centrada nas relações entre olhar, imagem e trauma.


 

A Psicanálise vai ao cinema retoma suas atividades no dia 21 de março com o filme Janela da Alma, de João Jardim e Walter Carvalho. A coordenação é de Soraya Valerim.  

 

 

 

SEÇÃO SÃO PAULO

Seção São Paulo
12/3 – Assembleia Geral Ordinária da EBP-SP
19/3 – Atividade da Diretoria
           Noite Preparatória para o IX Congresso da AMP/Paris
           Scilicet – Apresentação e Discussão dos Verbetes
           - Ilimitado – Angelina Harari   
           - Bioética e Biotecnologia – Jorge Forbes
           - Coisa (A) – Sandra Arruda Grostein      
           coordenação -  Marizilda Paulino                                                             
26/3 – Atividade do Conselho
           Seminário ...ou pior
           Coda – capítulo XV – O desejo de dormir
            apresentação – Luiz Fernando Carrijo da Cunha
            coordenação – Sandra Arruda Grostein

 

IPLA - Instituto da Psicanálise Lacaniana

 

A ÉTICA DA PSICANÁLISE

CHAVES DE LEITURA PARA O SEMINÁRIO 7 DE JACQUES LACAN
Curso em 5 aulas

 

A moral corresponde ao coletivo. A ética, à responsabilidade singular. Quando Lacan definiu a psicanálise como uma ética, causou impacto e interrogação. Impacto, porque as pessoas associam ética a comportamento moral. Interrogação, porque não estamos habituados a considerar o termo ética associado à prática clínica, e sim a questões disciplinares. No entanto, ética é o melhor termo para definir a clínica psicanalítica se entendermos que assim nomeando, estamos nos referindo a uma clínica que exige a responsabilidade de cada um frente à singularidade do seu gozo.

 

Jacques Lacan dedicou um ano ao Seminário 7 para o estudo da ética da psicanálise.
Nosso objetivo neste curso é evidenciar as chaves de uma leitura clínica do Seminário 7 de Lacan.


O tema da ética da psicanálise é especialmente importante em um mundo no qual os padrões de comportamento moral se esfacelaram e as pessoas angustiadas vão atrás de ultrapassados e inúteis remédios.

 

Todas as aulas serão, sobretudo, baseadas em frases ou termos de Lacan nesse Seminário, indicando-se as páginas em que se encontram. Nelas serão também apresentados exemplos clínicos.

 

Data: 29 de março 2014
Local: IPLA, Rua Augusta, 2366 – Casa 2, São Paulo
Telefones: (11) 3061-0947 e (11) 3081-6346
O valor é de R$ 180,00. Alunos do IPLA e estudantes até 25 anos têm desconto de 20%.
Vagas limitadas. É necessário que haja um número mínimo de inscrições para a realização do evento.

Orientação científica: Jorge Forbes
Coordenação: Elza Macedo

Acesse: http://www.ipla.com.br/cursos-ipla/a-etica-da-psicanalise.html

 

CURSO FUNDAMENTAL DE FREUD A LACAN
Março - Abril
Primeira Tópica: Inconsciente, Pré-consciente e Consciente; a invenção de Freud; a importância das histéricas; o complexo de Édipo; a sexualidade.
Acesse: http://www.ipla.com.br/cursos-ipla/curso-fundamental-de-freud-a-lacan-no-ipla.html

 

ENFIM, A PSICANÁLISE NO DIVÃ - segunda temporada
Informações e inscrições: http://www.manoleeducacao.com.br/hotsites/index.php?key=psicanalisenodiva

 

SÁBADOS NO IPLA

OS NOVOS SINTOMAS E O TRATAMENTO PSICANALÍTICO

 

No dia 22 de fevereiro foi realizado o curso dedicado aos novos sintomas e seu tratamento pela psicanálise, no qual incluiu exemplos da clínica. 

 

Hoje em dia se analisa como se analisava nos tempos de Freud? Não. No mundo contemporâneo, os sintomas já não são os mesmos. Antes, os laços sociais eram orientados pela figura paterna, numa estrutura vertical. O pai é que tinha as chaves do saber e marcava o rumo. Hoje, o saber se generalizou, basta um clic no mouse para ingressar no saber. O homem ficou desbussolado, sem o norte da mão do pai que, por ter o saber, lhe assegurava o caminho. Hoje temos uma sociedade organizada numa estrutura horizontal, em rede, descentralizada. Tal transformação do laço social exige modificação no modo de incidir na clínica. A forma de um sintoma se adapta ao relevo social de uma época. Os sintomas, que reagiam à interpretação e ganho de sentido, hoje não respondem mais. Surgem novas formas de expressão do mal-estar humano, os novos sintomas, que se caracterizam pelo curto-circuito da palavra. Têm em comum a impossibilidade de explicação. São as anorexias, o fracasso escolar, a toxicofilia, os crimes inusitados e outros.

Qual o tratamento para os novos sintomas? O tratamento psicanalítico que se dá por meio da palavra e do ato. Não da palavra que dá sentido, mas da responsabilização pelo não-saber, por esse ponto estranho que "sou eu". Tratamento através do empréstimo de consequência, do enigma, do equívoco, do deslocamento do gozo, da surpresa e da invenção, bisturis da clínica do Real. O psicanalista lacaniano, pronto a todas as contingências, não recua frente ao homem desbussolado do mundo atual.

 

Orientação científica: Jorge Forbes
Coordenação: Liége Lise e Elza Macedo

 

Programa: http://www.ipla.com.br/cursos-ipla/os-novos-sintomas-tratamento-psicanalitico.html

 

 

CLIPP - Clínica lacaniana de atendimento e pesquisas em psicanálise.

Abrindo as atividades do semestre e do Curso de Psicanálise, no dia 10 de fevereiro contamos com a presença de Vladimir Safatle, professor dos departamentos de Filosofia e Psicologia da USP e parceiro frequente nos 10 anos de existência da CLIPP, com a conferência - Contingência e gênero na histeria: uma releitura do caso Dora.

 

No Curso de Psicanálise o semestre será dedicado à unidade: O Caso Dora e as novas histerias. O que é uma mulher? O curso teve início em 10 de fevereiro, com a coordenação de Maria Helena Barbosa e Niraldo de Oliveira Santos. Sob a coordenação de Sandra Grostein, o Curso de Introdução Lacan, difícil? segue com a proposta de trabalho sobre alguns textos fundamentais dos Escritos de Lacan. Iniciamos o semestre com A direção do tratamento e os princípios de seu poder. Carmen Silvia Cervelatti coordena o Seminário de Leitura, que neste semestre tem por objetivo uma leitura do Seminário – livro 4: a relação de objeto. Atividade quinzenal, sextas-feiras das 16h00 as 18h00. Início em 14 de fevereiro de 2014.

 

Os Núcleos de Pesquisa retomam suas programações:

Núcleo de Pesquisa: Apresentação de Pacientes
Coordenação: Eliane Costa Dias e Perpétua M. Gonçalves
Periodicidade: mensal, sextas feiras das 12h00 as 13h30
Início: 21 de fevereiro de 2014

 

Núcleo de Pesquisas em Clínica Psicanalítica
Tema: O enigma do desejo da mãe e suas vicissitudes
Coordenação: Carmen Silvia Cervelatti
Periodicidade: mensal, sextas-feiras das 16h00 as 18h00
Início: 21 de fevereiro de 2014

 

Núcleo de Pesquisa - Psicanálise e Medicina

Tema: Acontecimentos de corpo e o ato analítico

Coordenação: Eliane Costa Dias e Niraldo Oliveira Santos

Periodicidade: quinzenal, quartas-feiras das 20h30 as 22h00
Início: 26 de fevereiro de 2014

 

Núcleo de Estudo e Pesquisas em Filosofia e Psicanálise

Tema: Desejo em psicanálise: do que estamos falando?
Coordenação: Maria Bernadette de Sant´Ana Pitteri e Paula Christina  Verlangieri Caio

Periodicidade: quinzenal, terças-feiras das 13h00 as 14h30
Início: 11 de março de 2014

 

Núcleo de Estudos 'Psicanálise & Toxicomania'

Tema: Há sentido?
Coordenação: Eliane Lima Guerra Nunes e Durval Mazzei Nogueira Filho
Periodicidade: mensal, sábado das 10h00 as 12h00
Início: 15 de fevereiro de 2014


 

Delegação Espírito Santo

Dentre as atividades da Comissão de Cartéis da delegação ES, ocorrerá a Noite de Cartéis, a ser realizada na própria sede da EBP – ES, em 12 de março, ás 20h30min com a apresentação do produto individual de Renato Carlos Vieira, membro do cartel “A experiência do real no tratamento psicanalítico” Um significante (haun) que afeta o corpo. Já no dia 15, às 9 horas, será discutido, no Sábado do Cartel, o tema “O mais um”: O que é mais um, que tipo de liderança ele encarna e sua repercussão na particularidade do cartel. Ambas as atividades são abertas ao público.


Em Cinema e Psicanálise, atividade que tem como objetivo a discussão da produção da sétima arte sob o olhar da psicanálise, sendo que em cada encontro será visto um filme com posterior discussão dos assuntos abordados, ocorreu no dia 22 de fevereiro, às 9 h a apresentação e discussão do filme “Tudo que você sempre quis saber sobre sexo, mas tinha medo de perguntar”, filme de 1972, roteiro e direção de Woody Allen. (EEUU). No dia 22 de março, sábado, às 9 horas, será exibido e discutido “Os boas vidas”, filme de 1953, dirigido por Frederico Fellini. (Itália)

 

Delegação Geral GO/DF

Resenhas
Em Goiânia
Dia 22/02/2014 em Goiânia, teve início as atividades da Biblioteca DG-GO/DF privilegiando o tema Uno das Bibliotecas das seções do Brasil, a poesia de Stéphane Mallarmé. A atividade foi coordenada pela Diretora da Biblioteca da DG-GO/DF Ordália Junqueira que apresentou uma fala sobre o livro de Joseph Attié Mallarmé O Livro: estudo psicanalítico. Em seguida a participante da DG-GO/DF Cristina Alves  falou sobre o poeta Mallarmé, pontuando aspectos de sua obra, e adiante o participante da DG-GO/DF e escritor André Lopes apresentou um texto sobre a poesia de Stéphane Mallarmé. O evento contou com a participação da "opinião esclarecida" de Goiânia composta por professores, autoridades e estudantes da Faculdade de Letras da PUC-GO e de alguns participantes e pesquisadores da DG-GO/DF.


Em Brasília
"Os seis paradigmas do Gozo" de Jacques Allan Miller, foi o texto debatido pelos participantes do Núcleo de Pesquisa em Toxicomania, no dia 22 de fevereiro em Brasília. O núcleo, coordenado pela psicanalista Giovanna Quaglia, já vinha trabalhando o texto há seis meses, e nesse encontro, contou com o primoroso trabalho do psicanalista Cristiano Pimenta, que realizou o "fotograma do fotograma", ao aceitar o desafio de percorrer os seis paradigmas trazidos por Miller em um encontro. O texto de Miller é uma passagem importante para as investigações que o núcleo pretende se lançar em 2014, sobre o gozo,  movimento e tempos no uso de droga no mundo contemporâneo. Para 2014 o núcleo trabalhará intensamente com vistas a sua maior  articulação a rede TyA Brasil, bem como ao tema do Encontro Brasileiro e Congresso da AMP. Os encontros do núcleo acontecem quinzenalmente, em Brasília, no Caps ad da Rodoviária do Plano Piloto, informações no e-mail giovanna.psicanalista@gmail.com


Agenda Março 2014

Dia 11 de março às 20hs na sede da DG em Goiânia, teremos mais uma atividade da Seção Clínica. Ruskaya Maia e Ana Paula Rezende foram convidadas para discorrerem  a leitura do passe de Ana Lúcia Lutterback.
O IV curso de Introdução à Psicanálise de Orientação Lacaniana da DG GO/DF terá início no dia 28 de março. Desta vez, o tema será: As Psicoses. Com módulos mensais, o curso terá a duração de 6 meses. 

 


 

 

Delegação MS/MT

A Direção do Tratamento e o Sem Sentido na Neurose
Como pensar o tratamento analítico frente as novas expressões sintomáticas verificadas na clínica contemporânea? Foi a partir dessa questão que a psicanalista Simone Souto iniciou sua primeira conferência em 21/02 em Campo Grande.


Iniciou seu percurso trazendo as anotações de Freud e seu caso Dora. Ao apresentá-lo, buscou salientar a histeria ainda nos seus aspectos de plena permeabilidade à intervenção simbólica, a partir da comparação da neurose histérica na época de Freud e a maneira de como esta se apresenta hoje na pós-modernidade, destacando a mudança na forma de defesa frente ao real da castração.


A análise da paciente de Freud pautou-se pela via interpretativa, ou seja, visando o desvelar o sentido inconsciente. A operação analítica demonstrada por Freud ocorria sob os efeitos da transferência, mais tarde trazido por Lacan como sujeito suposto saber. O acesso ao significado de um gozo enigmático tornava-se possível pela via do nome-do-pai.


Avançando sua exposição, Simone trará os efeitos dos desdobramentos das novas expressões sintomáticas que culminariam naquilo que se apresenta hoje como histeria rígida.


Desse modo, na neurose histérica da atualidade, o que se nota é uma propensão refratária à interpretação pela via do sentido, donde resulta sujeitos que ofertam o próprio corpo às experiências de gozo cada vez mais solitárias, numa recusa à parceria amorosa. O sintoma, nessa perspectiva, não é afeito à interpretação, mas expresso como acontecimento de corpo sem necessidade de deslocamentos simbólicos.


A necessidade de nova condução na clínica do real que anuncia o descrédito no A, suscita um novo fazer da operação analítica distinto da vertente interpretativa e redefine o desejo do analista na tentativas de consolidar o dispositivo da transferência com a escassez simbólica descrita nas novas modalidades de experiência do real. Sujeitos tecnizados trazem a repetição de um significante que testemunha um gozo inconveniente. O modo de gozo apresenta-se à deriva das tentativas de simbolizações, sem propensão a entrar na cadeia significante,  destituídos de sentido, trazendo apenas a marca da errância no corpo.


Diante da defesa contra o real sem lei e sem sentido manifesta no corpo do analisando, resta ao analista apostar numa fala ancoradoura, que seja capaz de inaugurar um texto para que o sujeito possa suturar a falta fundamental de uma maneira menos gozosa, ou seja, retomar o uso do semblante enquanto laço.
É a clínica do real, que busca a palavra enquanto aparelho de gozo. 

Texto: Vanessa Quadros/ Revisão: Ary Farias

 


No dia 07 de fevereiro, teve inicio o Curso de Carlos Genaro Gauto Fernandez, membro da AMP e da EBP-ECF, que ocorre na sede da Delegação Getal MS/MT, às 20:30.

 



Em março de 2014, iniciam-se as Conversações sobre o Dia a Dia da Clínica Psicanalítica – Como o analista opera?, que ocorrem na seção, no último sábado de cada mês, orientado por Carlos Genaro Gauto Fernandez.

 

Delegação Paraná:

Sob a orientação de um real para o século XXI, o ano de 2014 começou com muitas atividades e desejo de transmissão na Delegação Paraná. Em fevereiro, Marcelo Veras participou, com sua animada presença, da aula inaugural do Curso Introdutório de Orientação Lacaniana: De Freud a Lacan: Conceitos fundamentais e Estruturas clínicas.


Vale ressaltar que a produtiva experiência do ano passado do Curso Introdutório de psicanálise de Orientação Lacaniana e a grande demanda dos participantes inspiraram a promover, este ano, o Curso Intensivo de Psicanálise de Orientação Lacaniana: Do sintoma ao sinthoma. Esse curso é destinado àqueles que desejam avançar nas construções e conceitos do ensino de Freud e de Lacan e já conta com um considerável número de inscritos.

 

Delegação Paraíba

Projeto Piloto do Programa de Transmissão da Psicanálise Lacaniana

A Delegação Paraíba  - EBP realizará em março seu programa de transmissão da psicanálise Lacaniana -Projeto inaugural, constituído de um curso sobre os fundamentos do ensino de Lacan e de uma atividade de natureza clínica. Constitui-se como um curso de extensão destinado a fornecer os elementos indispensáveis ao aprendizado do pensamento lacaniano e de uma oficina clínica que pretende debater a psicanálise aplicada através do acompanhamento de casos clínicos trazidos pelos alunos e supervisionados pelo colegiado do PTPL. 


Período do Curso: março 2014 a dezembro 2015. 
Carga horária: 180 horas/aula. 
Frequência: mensal (sábados) – 04 horas (manhã) e 04 horas (tarde)
Nº de vagas: 30
Local: Sede da DPB – João Pessoa
Público alvo: estudantes de Psicologia do 8º período, profissionais de Psicologia e áreas afins.