Orientação Lacaniana

Outubro 2013

 

 

Caros Colegas,
continuando a conversa que iniciamos no primeiro semestre, e para dar notícias à "Diretoria na Rede" promovida por Marcelo Veras, peço a cada um de vocês uma breve notícia sobre o que conversaram no Seminário de Orientação Lacaniana nas Seções e Delegações neste primeiro mês do segundo semestre.
Abraços a todos,

Elisa Alvarenga

 

Prezada Elisa,


A orientação lacaniana na Seção Pernambuco escolheu o curso de Miller o Parceiro-sintoma, pois nele faz um percurso sobre a questão do corpo em Lacan. Esse curso foi escolhido, tendo em vista o tema do ENAPOl.


Nesse segundo semestre, nossas discussões estiveram centradas, entre outras coisas, na definição de Miller, retomando Lacan, do ser como corpo de gozo, definição que esclarece a distinção fundamental entre o que é do âmbito do sujeito e de sua posição, sua localização e responsabilidade no discurso e o que é do campo do ser, do corpo e do gozo.


Outro grande avanço que localizamos, pontuado por Miller, é que o que está para além do princípio do prazer não é o princípio de realidade, mas como bem diz Miller, na aula 8 "a oposição que interessa é a do princípio do prazer e do gozo".


Pensar que o oposto do Princípio do Prazer era o Princípio de realidade e que esse último deveria substituir o primeiro levou a grandes equívocos na direção da cura, que Lacan não cansou de apontar. Por exemplo, pensar que na situação analítica o analista deveria representar a realidade. Esse é um princípio de adaptabilidade preconizado pela Psicologia do Ego. Isso parece reabrir a discussão sobre os conceitos de realidade, adaptação e ego.


Outro aspecto que animou bastante nossa discussão foi a questão que aponta Miller de que é um equívoco pensar que há exclusão de gozo no Outro. A clínica nos mostra o tempo todo que o Outro não é um deserto de gozo como propunha Lacan nos momentos iniciais do seu ensino. Tempo da primazia do Simbólico, em que haveria uma exclusão de gozo na ordem simbólica. Haveria uma separação, uma exclusão, entre o simbólico e tudo o que fosse da ordem libidinal.


Nesse sentido, a grande operação do Simbólico seria a mortificação do gozo, ou seja, a morte da coisa pelo significante. O reconhecimento seria a satisfação própria do Simbólico. O Outro e o gozo seriam duas dimensões antinômicas e o desejo seria compatível com a dimensão simbólica, na medida em que nele o que importa é permanecer desejante e não se satisfazer.


É então do Outro como Um que goza que Miller falará na aula 12, intitulada "Teoría de las parejas", e nesse ponto estão nossas discussões e estudos.


A fim de concluirmos nossa leitura até o ENAPOL e para centralizar nossos debates em torno do corpo, os membros da EBP da seção PE, e mais alguns colegas que foram convidados, conduzirão as aulas seguintes, nessa direção.


Esperando ter atendido sua solicitação de uma breve notícia sobre a orientação lacaniana na Seção, despeço-me com um abraço.

 

Elizabete Siqueira.

 

 

Querida Elisa:


Respondendo ao seu pedido, aqui vão algumas notícias sobre a maneira como
organizamos na EBP-Rio, neste ano, o seminário de Orientação Lacaniana.
Como já lhe informei anteriormente, estamos trabalhando o curso de 1994-95
de Jacques-Alain Miller Silet. Em cada uma das reuniões mensais, um colega
escolhe uma questão do curso e a apresenta para discussão. Tivemos até
agora as seguintes apresentações:


1. Eu me encarreguei da abertura do seminário, tratando da relação entre o
"Silêncio do analista e o silêncio da pulsão".


2. Marcus André Vieira, atual AE, nos falou da relação entre a
"Interpretação e Nomeação".


3. O terceiro seminário esteve a cargo de Heloísa Caldas, que abordou o
tema "Repetição e Pulsão", a partir do que ensina Miller na aula de número
12.
4. Em seguida, Mirta Zbrun nos apresentou a aula de número 17, "A invenção
de uma escritura do gozo no real".


5. O seminário seguinte esteve a cargo de Manoel Motta, que falou sobre as
"Variações da significantização na psicanálise" (sobre a aula número 9).
6. No próximo dia 7 de outubro, teremos entre nós o nosso colega da EOL
Fabian Naparstek, que nos falará sobre "O silêncio e o gozo nos casais
lacanianos".


E, finalmente, no último seminário do ano, pretendemos organizar uma
conversação geral sobre o curso Silet, reunindo os que participaram das
apresentações ao longo do ano.


Um abraço,

 

Romildo

 

Cara Elisa e colegas,


na EBP- Delegação Paraná, tivemos, no dia 28 de junho, uma apresentação do cartel de Orientação Lacaniana com o tema: "O real no século XXI". A ênfase na discussão girou entorno da categoria do real, assim interrogou-se "O real", como único, para localizá-lo nas sutilezas do trabalho de Lacan, articulando-o às categorias do "impossível" e do "contingente". Mais do que "O real", pudimos elaborar a questão de "Um real", onde as conseqüências não são só epistêmicas, senão também clínicas, permitindo localizar a importância do Um e esboçar uma orientação para o Século XXI.
Os trabalhos apresentados foram:


1) O REAL E A PULSÃO DE MORTE por Teresa Pavone
2) HÁ SABER NO REAL? por Mail Athayde Souza e Silva
3) O REAL E OS CORPOS por Nancy Greca Carneiro
4) A CLÍNICA ORIENTADA PELO REAL: UMA REAL PARA A CLÍNICA NO SÉCULO XXI por Nohemí Brown
5) O REAL E O GOZO FEMININO por Zelma A. Galesi


O cartel continua suas reuniões fechadas, mas a próxima apresentação aberta será no marco do X Colóquio da EBP-PR, no dia 21 de setembro. O tema será "O corpo em psicanálise". Como comentei em outra ocasião, o texto de referência para o trabalho de cartel é o seminário de J.-A. Miller "O ser e o Um".


Abraço,

 

Nohemí Brown

 

Cara Elisa, envio o que a Delegação Paraiba trabalhou durante o mes de agosto no Seminário de Orientação Lacaniana,


O Seminário de Orientação Lacaniana, no mês de agosto, trabalhou o capítulo VI “Peço-te que me recuses o que te ofereço”. Este capítulo apresentado por Cleide Monteiro, trouxe como contribuição ao debate em torno do aforismo Um, a indissolúvel relação que há entre a nomeação e o enodamento. Ao abordar a essencial distinção entre relação ternária e binária, Lacan problematiza que a relação que se transmite pela fala implica que se inscreva uma função ternária. A partir da fala de um “típica carta de amuro” - “peço-te que me recuses o que te ofereço” -, Lacan vem demonstrar como os verbos pedir, recusar e ofertar seguindo a estrutura de nó, estão entrelaçados, pois basta cortar um para que os outros dois se soltem. Assim, com o nó da demanda, da recusa e da oferta, Lacan vem nos dizer que o ponto a que está nos conduzindo não é o de saber como surge o sentido, mas como é de um nó de sentido que surge o objeto a.


As coordenadoras do Seminário (Cassandra Dias, Cleide Monteiro e Glacy Gorski).

 

Abs,

 

Margarida Assad


Oi, Elisa.


Aqui na Delegação Geral Maranhão, no dia 24 de agosto último, iniciamos o
estudo do Silet. Dividimos as lições entre os que estão participando dessa
atividade e em cada encontro, quinzenal, teremos a apresentação de uma aula de forma mais resumida.
Estamos já ligados ao site da EBP e à pagina da Orientação Lacaniana.


Por enquanto são essas as nossas notícias.

 

Abraços

 

Silvana Sombra

 

Bernadette, bom dia!


Podemos informar o seguinte:


Em São Paulo em outubro teremos duas noites dedicadas à preparação das Jornadas de novembro, que discutirão o ensino de Jacques Lacan no Brasil e a formação do analista lacaniano; um noite dedicada ao ensino do passe, com a presença de Marcus André Vieira, e duas reuniões onde o Conselho continua a discussão do Seminário 19.Vc passa a informação para Elisa, por gentileza.


abs,

 

Marizilda

 

Caros Elisa e colegas,


As atividades do Seminário de Leitura do Curso de Orientação Lacaniana da EBP-MG, neste semestre, está privilegiando os temas do próximo ENAPOL e do Congresso da AMP, em abril do próximo ano. Os textos que vem orientando as discussões são "Conclusão ao Pipol V" e "O real no século xxi", de Miller, e "Falar com seu sintoma, falar com o corpo", de Laurent.


Temos cinco atividades programadas, já em curso:


- Uma discussão sobre a libido e o real da inexistência da relação sexual, apresentados por Sérgio Laia e Ram Mandil.


- Duas intervenções de jovens colegas, que estão trabalhando os temas do ENAPOL: no último dia 05 de setembro tivemos uma discussão em torno do tema "O dândi e a feminização", apresentado por Fernanda Costa, e no próximo dia 22, Virgínia Carvalho irá abordar o tema "Por uma língua Outra", a partir de um caso clínico apresentado no Simpósio de Miami.


- Em outubro o tema será "Usos do corpo: fazer falar, falar-se...e o silêncio dos corpos" e em novembro, uma ampla discussão em torno do tema "O que se pode concluir...rumo ao VI Enapol".

Um abraço,

 

Ram

 

 

Oi, colegas, com relação a orientação lacaniana, decidimos iniciar outubro com a leitura do texto de Miller "Biologia Lacaniana". O Chico vai assumir a coordenação. Um abraço silvia

 

Queridos,
obrigada pelas notícias!


Dá para ver que temos uma diversidade de propostas e trabalhos em Curso nas Seções e Delegações, com uma ênfase na questão do corpo.


Quem quiser entrar na conversa ou dar outras notícias, temos aqui um veículo de intercâmbio entre os vários espaços da EBP. Acho que o ENAPOL vai ser um ponto de capiton nesse trabalho, que continuará em direção ao Congresso da AMP.


Abraços a todos,

 

Elisa