VII ENAPOL

Rômulo Ferreira da Silva

 

 

Caros colegas, é com muito prazer que faço circular na DR da Escola Brasileira de Psicanálise, a notícia sobre o evento ENAPOL. Em setembro de 2015, nos dias 04, 05 e 06, em São Paulo, teremos a sétima edição desse Encontro que conta com a participação das três Escolas da AMP localizadas nas Américas: EBP, EOL e NEL.

 

O tema: “O Império das Imagens”, o Boletim: Flash e o site: www.oimperiodasimagens.com.br

 

Flash vai circular na lista EBP-Veredas e nas listas eletrônicas dos Institutos do Campo Freudiano. As inscrições já estão abertas e em breve estarão disponíveis via internet.

 

A abordagem do Imaginário nesse Encontro tem reflexos dos Encontros anteriores e que nos apontam para uma mudança da maneira com que o Imaginário participa do enlaçamento borromeano com o Real e com o Simbólico.

 

Em contraste com o que foi o primeiro Encontro da EBP, em 1995, que teve como título “A Imagem Rainha”, esse ENAPOL abordará a pluralidade das imagens que, longe de funcionarem como imagens ideais, aparecem como possibilidades de enganches temporários e estabilizações que apaziguam. Porém, ao mesmo tempo, não são simples ofertas em uma lógica de maior permissão de escolhas que se multiplicam. Essas imagens tornaram-se no final do século XX exigências de que elas sejam incluídas na vida do sujeito. Da permissão ao imperativo!

 

Aguardem o próximo Flash e o desenvolvimento do tema.

 

Aguardamos as contribuições de todos.

 

E façam suas inscrições! Atenção para as datas de mudança de valores!