Bibliô #06

Novembro 2013

Boletim eletrônico das Bibliotecas da EBP

 

Maria Josefina Fuentes (Diretora Secretária da EBP)
Tânia Abreu (Coordenadora da Comissão de Bibliotecas da EBP)

 

Impulsionados pelo interesse demonstrado pela comunidade analítica no Bibliô, boletim eletrônico das Bibliotecas da EBP, nossa equipe prossegue editando o n.6 deste boletim.


O investimento libidinal que temos feito neste trabalho tem como produto final a satisfação de ver que a chama de uma biblioteca ativa continua acesa nas nossas Seções e Delegações, nas quais não param de acontecer lançamentos de livros e exibições de filmes de interesse psicanalítico. Os debates aqui reproduzidos atestam o interesse do público em nossas atividades.


Os lançamentos de livros demarcam o interesse dos psicanalistas na literatura, específica ou não. O prêmio Jabuti, conquistado pelo nosso colega Jorge Forbes, atesta esta afirmação. Parabenizamos a Forbes pelo feito e transmitimos nosso desejo que este tenha sido apenas o primeiro de uma série de outros prêmios.
A Biblioteca reedita seu interesse pela cultura geral, informando o link para acessar o excelente texto do colega Antônio Teixeira que, em parceia com Gilson Iannini, constrói de forma bem humorada e ficcional, um alerta sobre a psiquiatrização da vida cotidiana promovido pelo furor classificatório do DSM V.


O livro Autismo: a cada um seu genoma, de François Ansermet e Ariane Giacobino, da Noga Skalar Editora, que inaugurou uma coleção especial da EBP sobre Psicanálise & Ciência, já chegou às Bibliotecas da EBP. A transmissão precisa e rigorosa de François Ansermet nas Jornadas da EBP-RJ e da EBP-MG não deixam dúvidas da riqueza do livro.

 


A equipe responsável pelo Bibliô Entrevista, coordenada por Fernanda Otoni, nos brinda com duas excelentes entrevistas (http://www.diretorianarede.com.br/biblio/biblio006/biblio_entrevista.asp). Joseph Attié, autor do livro Mallarmé O Livro – recentemente lançado no Brasil e que em 2014 vai agitar as atividades das Bibliotecas da EBP – responde às questões de Isabel Lins. Romildo do Rêgo Barros e Marcus André Vieira falam sobre o livro que organizaram Ódio, segregação e gozo a partir das perguntas de Andréia Reis Santos. Confiram e leia também a resenha do livro Eichmann em Jerusalém – Um Relato sobre a Banalidade do Mal, de Hannah Arendt, feito por nossa colega Maria Bernadette Soares de Sant´Ana Pitteri.


Concluído nosso primeiro tema do Bibliô Referências, dedicado ao Seminário 19, ...ou pior, de Lacan, convidamos todos para o momento de fechamento deste ciclo, que acontecerá no Seminário Internacional da EBP, haun, no dia 21 de novembro de 2013, na cidade de Buenos Aires. As inscrições, programa e demais informações podem ser obtidas no site do seminário: www.ebp.org.br/org.


Na literatura se diz que um homem se conhece por sua obra. Parafraseando esta idéia, dizemos que o Brasil da psicanálise pode ser conhecido através de seus livros e revistas. Este tem sido o foco de nossas colegas responsáveis pelos intercâmbios, nacional e internacional, Laureci Nunes e Ana Martha Maia, o que se constata nos informe aqui registrados.


Na outra face desta questão estão as resenhas das revistas editas por nossas Seções e Delegações, que visam acender o desejo de leitura dos interessados na Psicanálise.


Boa leitura!

 

 

ANTÔNIO TEIXEIRA E GILSON LANINNE NA REVISTA CULT:

O futuro de uma classificação

Resenha de Tânia Abreu

 

Mantendo viva a idéia da ação lacaniana para o cotidiano de nossas Bibliotecas, o Bibliô 6 tem o prazer de lhes indicar a leitura do texto de Antônio Teixeira, psiquiatra, psicanalista membro da EBP/AMP e professor da UFMG, e Gilson Iannini, psicanalista e professor da UF de Ouro Preto, intitulado "O futuro de uma classificação". Recém aparecido na Revista Cult e de fácil acesso através do link > http://revistacult.uol.com.br/home/2013/10/o-futuro-de-uma-classificacao/, o texto nos leva por uma via leve e sedutora a refletir sobre o caráter normativo das classificações contidas nos DSMs de modo geral. Os autores advertem através de um texto por eles denominados de hiperbólico, que o DSM V tem como objetivo maior a psiquiatrização da vida cotidiana, assim como a psicopatologização do mal-estar subjetivo. Realidade que vivenciamos nas instituições de saúde mental e consultórios privados, sobretudo nas associações de síndromes a medicações, tais como TDAH-Ritalina.


A classificação indiscriminada dos seres falantes visa o apagamento do sujeito e sua dor de existir e os autores constroem seu argumento em defesa da singularidade sem maiores ataques ao DSM 5, uma vez que, como nos advertia Lacan "ao protestar contra uma situação, entramos no discurso que a condiciona, é porque, assim fazendo, indicamos as correções que tornam essa situação mais suportável".


Os autores advertem que é "do protesto que o DSM se nutre e extrai sua permanência. Sendo o protesto uma variável do discurso da demanda, na forma trivial da queixa, nada mais fácil ao DSM do que prover meios para responder às reclamações contra seus supostos excessos, mediante renovações periódicas de suas listagens. A prova disso é a supressão, em 1980, do diagnóstico de histeria no DSM-3, em resposta ao protesto das feministas contra o caráter sexista dessa denominação, assim como a eliminação, a partir de 1987, da categorização patológica da homossexualidade egodistônica para satisfazer ao lobby dos homossexuais americanos”.


O texto está na ordem do dia dos interesses da psicanálise de orientação lacaniana, que busca dialogar com a ciência em tempos de pregnância do gozo em detrimento do exercício da palavra.
Vale a pena conferir.

 

BANALIDADE DO MAL

Resenha por Maria Bernadette Soares de Sant´Ana Pitteri

 

Eichmann em Jerusalém – Um Relato sobre a Banalidade do Mal, de Hannah Arendt (1906/1975), o maior filósofo político do século XX, voltou a ser pesquisado, lido, procurado, com o lançamento do filme Hannah Arendt feito pela diretora Margarethe von Trotta. Trata-se, na realidade, de uma série de reportagens feitas por Hannah durante o julgamento do oficial nazista Adolf Eichmann, e publicadas na revista New Yorker, posteriormente transformadas em livro.


Hannah, judia de origem alemã, nascida numa abastada família em Berlim, emigrou para os EEUU para fugir do nazismo, depois de perseguida e encarcerada num campo de concentração. Fez a formação antes da guerra com Husserl, Heidegger e Jaspers, e no monumental As Origens do Totalitatrismo ela analisa os regimes totalitários na tentativa de compreender características que culminaram na barbárie nazista. Mas Eichmann em Jerusalém é um livro mais acessível, onde Hannah cunhou o conceito "banalidade do mal" ao assistir o julgamento do nazista em Jerusalém (1961). Este conceito, ao lado das críticas a líderes judeus que, de algum modo, "colaboraram" com os nazistas, causaram furor e repulsa por parte de colegas da universidade e amigos próximos.


Oficial nazista da SS desaparecido depois de 1945, Eichmann foi raptado pelos israelenses em Buenos Aires, onde vivia tranquilamente com a família como operário da Mercedes Benz. Julgado em Jerusalém por crimes de guerra, crimes contra o povo judeu e crimes contra a humanidade, foi condenado à forca. Funcionário do 3º Reich (que deveria durar mil anos), considerado especialista na questão judaica, de 1941 a 1945 elaborou a logística da "solução final", deportação dos judeus das nações europeias para os campos de concentração e câmaras de morte, "... a maneira humana de matar dando às pessoas uma morte misericordiosa", segundo os nazistas (ARENDT, 1999, p. 124). Mas esse homem tinha "... total incapacidade de olhar qualquer coisa do ponto de vista do outro" (ARENDT, 1999, p. 60) e Hannah analisa, a partir de seus depoimentos, uma questão com a fala, que ela observa, talvez um pouco rapidamente. Eichmann diz em seu depoimento "... minha única língua é o oficialês (Amtssprache)", mas para Hannah, "...o oficialês se transformou em sua única língua porque ele sempre foi [...] incapaz de pronunciar uma única frase que não fosse um clichê [...]. Quanto mais se ouvia Eichmann, mais óbvio ficava que sua incapacidade de falar estava intimamente relacionada com sua incapacidade de pensar, ou seja, de pensar do ponto de vista de outra pessoa" (ARENDT, 1999. p. 62).

Eichmann sabia no que redundariam suas ações, mas se dedicou a seu dever sem pensar na finalidade das mesmas. Os atos eram monstruosos, mas o responsável era um homem comum, que não pensava, apenas agia: o problema do bem e do mal teria relação com a nossa faculdade de pensar?


A contradição entre os desmesurados crimes e a superficialidade do personagem, que pretendia ter apenas feito um trabalho pelo dever, saltou aos olhos da filósofa: uma tarefa lhe fora atribuída e deveria ser cumprida, o que é um modo enviesado de observar o imperativo categórico kantiano, segundo o qual Eichmann dizia viver. Para Hannah, o uso que ele fez do imperativo categórico – fazer coincidir sua vontade com a lei universal – a vontade que estava em jogo era a do Führer. "A realidade, a situação era tão simples quanto desesperada: a esmagadora maioria do povo alemão acreditava em Hitler" (ARENDT, 1999, p. 114).


Longe do ser demoníaco que se esperava, apresentou-se ao julgamento um homenzinho sem consistência, superficial, "Apesar de todos os esforços da promotoria, todo mundo percebeu que esse homem não era um monstro, mas era difícil não desconfiar que fosse um palhaço (ARENDT, 1999, p. 67). Um homem normal, esta é uma das piores atrocidades pois permite supor que alguém que possa cometer crimes em circunstâncias tais, que lhe seja impossível saber ou sentir que pratica o mal. Eichmann não era estúpido, um homem normal cuja "ausência de pensamento" tornou-o um dos maiores criminosos da época, mas no entanto, não o transforma num fenômeno normal, comum.


O conceito "banalidade do mal" não afirma que Eichmann fosse um homem como todos os outros ou que qualquer outro ser humano seria potencialmente um criminoso como ele, ao contrário, isto seria fundar a irresponsabilidade do ser humano numa culpabilidade coletiva. "Banalidade do mal", o nome do problema, traz a pergunta: como entender que o horror dos campos de extermínio não tenha sido produto da vontade expressa de fazer o mal, mas de uma mistura de inteligência estratégica e vazio moral? Isso, diz Hannah, sem apagar outras formas de mal já conhecidas, acaba, no entanto, por desclassificá-las.


Nos campos de extermínio a dominação era total, as pessoas eram privadas de sua personalidade jurídica, moral e individual, o que tornava praticamente impossível resistir; sem raízes, arrancados de suas casas, separados de suas famílias, de seus amigos, famintos, identificados apenas por uma estrela amarela. Um ponto essencial deve ser considerado no "mistério nazista", sobre o qual tanto já se teorizou: como explicar que a "solução final" (extermínio do povo judeu) tenha permanecido segredo de Estado, sabendo-se que foram mobilizados milhares de agentes e suas ações coordenadas e dirigidas para este fim? Ao que parece, parte deste segredo está no "...colapso moral que os nazistas provocaram na respeitável sociedade europeia – não só entre os perseguidores, mas também entre as vítimas" (ARENDT, 1999, p. 142).

 

BIBLIOGRAFIA
ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalém – Um Relato Sobre a Banalidade do Mal. São Paulo: Cia das Letras, 1999.

 

INTERCÂMBIO NACIONAL ENTRE AS BIBLIOTECAS DA EBP

Relatório de Laureci Nunes

 

São muitas as nossas ações quando nos incumbimos das Bibliotecas de nossa Escola. Como a concebemos como um “órgão vivo”, como proposto por Judith Miller, então nos intrometemos na vida das cidades, através de debates, discussão de filmes, apresentação e lançamentos de livros, levando aporte psicanalítico às questões contemporâneas fundamentais, ao mesmo tempo em que cuidamos do acervo, através dos textos clássicos da prática clínica e dos de seus comentadores.


E é sobretudo em relação ao acervo das Bibliotecas da EBP que aceitei o convite da Diretoria para colaborar com o Intercâmbio Nacional. Desde maio deste ano, temos dado andamento à política traçada pela Diretoria da EBP e pela Coordenadora de Biblioteca, que dá seguimento ao excelente trabalho iniciado pela equipe da Diretoria anterior. Atualizar os acervos das bibliotecas com as publicações nacionais é a principal meta de trabalho do ano, a ser realizada em duas etapas: a primeira, visando completá-las com as revistas das Seções e Delegações, e a segunda, com as publicações da Escola, o Correio e a Opção Lacaniana.


Neste primeiro momento, estamos num incessante processo de comunicação entre os responsáveis pelas Bibliotecas para que os números antigos das publicações cheguem às prateleiras das Seções e Delegações, sem deixar de manter em pauta a necessidade da remessa imediata dos lançamentos. Nesse processo se fez necessário pequenas atualizações da planilha de intercâmbio anterior.


Já podemos destacar resultados dos nossos esforços, tomando como referência algumas publicações: As coleções completas das revistas Latusa (RJ), Letra Clínica (PE), Apalavra (GO), Arteira (SC) estão presentes em todas as Bibliotecas das Seções, com exceção da Seção Pernambuco. Esta, em um grande esforço, remeteu os números da Letra Clínica para todas as Bibliotecas das Seções, porém ainda é necessária informação atualizada do seu acervo para que possa receber as publicações faltantes.


Verificamos a movimentação no envio dos números atrasados das revistas Arquivo de Biblioteca (RJ), Carta de SP e Curinga (MG), e a discreta movimentação em relação aos envios das revistas Agente (BA) e Aleph (PR).


Consideramos que as publicações que circularam mais rapidamente procederam dos locais que têm bibliotecários contratados. Excetuando os esforços dos colegas de Goiânia e Pernambuco, nas demais sedes têm sido praticamente impossível aos responsáveis aterem-se à execução deste trabalho minucioso, ligado ao patrimônio físico, o qual exige controle de entrada e saída de revistas, preenchimento de planilhas, confirmação de recebimento, etc, visto que estão envolvidos com tantas outras atividades ligadas à transmissão da psicanálise.


É em função da constatação acima que neste momento deixamos de incluir a análise da atualização das Bibliotecas das Delegações, o que faremos no relatório do final do ano. Porém já podemos destacar iniciativas também das colegas encarregadas pelas Bibliotecas da Paraíba e do Paraná na superação desses obstáculos.


O trabalho relative às revistas dos Institutos merecem um investimento particular, porque elas ainda não estão inseridas no automathôn das permutações de publicações entre as Seções. Assim, verificamos que é bem irregular a presença da revista Almanaque nas Bibliotecas e que a revista Entrevários, apesar de também presente na maioria das sedes, ainda necessita ser inserida oficialmente neste intercâmbio, assim como a própria Biblioteca do Clin-a, que também poderá receber as demais publicações.


Na sequência dos nossos trabalhos, além das ações mais diretas junto às Delegações, daremos andamento à remessa dos números das revistas Correio e Opção Lacaniana, que ainda temos nos estoques, assim como providenciaremos cópias dos números que já estão esgotados. A mesma providência esperamos dos colegas das Seções, em relações aos números de suas revistas que estão sendo requisitados sem a devida contra partida armazenada. Sobre as revistas da Escola, apesar de já estarem digitalizadas, graças ao trabalho dos colegas de SP, manteremos o propósito da complementação do acervo também com a versão impressa.
Como estamos às vésperas do Enapol, teremos a oportunidade do encontro de praticamente toda a equipe de Biblioteca. Será a oportunidade de tomarmos conhecimento das realidades locais, das dificuldades dos métodos até aqui empregados e da construção conjunta dos procedimentos mais adequados para o encaminhamento dos intercâmbios.

 

INTERCÂMBIO INTERNACIONAL ENTRE AS BIBLIOTECAS DA FIBOL

 

Relatório de Ana Martha Maia

Desde 1990, quando fundada, a Federação Internacional de Bibliotecas de Orientação Lacaniana do Campo Freudiano (FIBOL) tem promovido o desenvolvimento e intercâmbio entre bibliotecas de psicanálise e disciplinas afins. A partir do lugar da ação lacaniana – por incidir na cultura, na episteme e na política da cidade onde se encontra –, cada uma das 13 Bibliotecas da EBP trabalha, com entusiasmo, no esforço de organizar o Thesaurus e promover o debate e a leitura crítica, mantendo suas portas abertas ao público.
Para sustentar o Um da Escola, a Biblioteca Una conta com o Intercâmbio Nacional e o Intercâmbio Internacional visando garantir o crescimento e a atualização do Thesaurus.


O Intercâmbio Internacional funciona em seu automaton com as Bibliotecas da EOL e da ECF, através do envio por correio postal e da contribuição dos colegas que atravessam oceanos com malas cheias de livros, sempre que é preciso! Em nosso mais recente intercâmbio, a revista El Caldero de La Escuela, publicação argentina, foi distribuída a todas as Seções e Delegações da EBP. Assim como já se encontram em circulação exemplares da Revista Colofon n.33, tanto nas Bibliotecas como na livrarias.


Estamos nos preparando para uma grande reunião, na ocasião do ENAPOL, com os diretores das Bibliotecas da EOL e da NEL, realizando mais um intercâmbio de publicações, avançando na direção do que indica Miller em relação à escrita do sintoma: “A psicanálise não é apenas questão de escuta, listening, ela é também questão de leitura, reading. No campo da linguagem, sem dúvida, a psicanálise toma seu ponto de partida da função da palavra, mas ela a refere à escritura. Há uma distância entre falar e escrever, speaking and writing. É nesta distância que opera a psicanálise, é esta diferença que a psicanálise explora”.

 

ATIVIDADES NAS BIBLIOTECAS DA EBP

 

EBP-MINAS GERAIS

Diretor de Biblioteca: Laura Rubião

Dia 12 de novembro: às 20h30, na sede da EBP-MG: “Violências na contemporaneidade: como tartar?” Lançamento do livro A violência: sintoma social da época, com Cristina Drumond, Cristina Nogueira, Lilany Pacheco e Fernanda Otoni.


Muitos sujeitos procuram hoje procuram uma análise em busca de uma inscrição possível para os excessos de seus modos de viver a pulsão. A violência generalizada é uma de suas expressões mais áridas e difíceis de tratar. Para animar essa discussão faremos o lançamento do livro Violência: sintoma social da época, a partir da preciosa contribuição dos autores mineiros envolvidos nesse projeto.

 

Dia 14 de novembro: às 19h, exibição do filme Elena, com comentários de Lucíola Barreto e Cristiane Barreto, e debate de laura Rubião.

 

EBP-SANTA CATARINA

Secretário de Biblioteca: Laureci Nunes

 

Aconteceu: o lançamento dos livros de Nieves Soria Dafunchio Nudos del análisis e Dois seminários: clínica da sexuação e inibição, sintoma e angústia. O evento aconteceu no Hotel Valerim Plaza em Florianópolis e foi prestigiado pelos colegas que acompanharam durante o último ano o Seminário de Nieves em Florianópolis, além dos alunos do Curso de Psicanálise da Orientação Lacaniana.


Aconteceu: Lançamento da Revista Arteira n. 5 da EBP-SC, coordenada por Gresiela Nunes da Rosa:

 


Trata-se de uma publicação não temática que, em suas diversas seções, conta com artigos de colegas da EBP e de diversas Escolas da AMP.


Na seção política, três artigos marcam a diferença entre a psicanálise e as abordagens terapêuticas, a partir da posição ética do psicanalista e as preocupações com temas da contemporaneidade. Nora Gonçalves, intitula seu artigo com a pergunta: A psicanálise, como ela pode converter-se numa força material, numa força política? E responde que este propósito pode ser alcançado, na medida em que consigamos introduzir no mundo as lógicas inventadas por Lacan, que permitem um diferente modo de pensar, ajuizar, dizer e ler o que está escrito; isto é, propõe a transposição em ato, dos efeitos adquiridos na clínica para a realidade, como condição para que possam tornar-se necessários.


Eric Laurent mostra sua preocupação com as pesquisas que visam localizar as causas do autismo e critica alguns tratamentos propostos. Com Pesquisar e punir: a ética hoje, o autor mostra que a busca da correlação entre as causas do autismo corre em ritmo acelerado e nela são arrolados fatores estapafúrdios.

Fundamentalmente a preocupação de Laurent centra-se nas medidas de reeducação dos autistas, propostos por renomados centros de investigações, que voltam a sugerir inclusive o uso de eletrochoque como medida punitiva a comportamentos indesejáveis.


Cinthia Busato utiliza exemplos clínicos para situar a diferença da direção do tratamento entre psicanálise e psicoterapia, destacando que uma das premissas fundamentais da psicanálise é que o saber está do lado do analisante a se construir. Em contrapartida, na psicoterapia, argumenta que o saber está do lado do terapeuta e é da ordem do universal.


Os artigos de Fabián Fajnwaks e de Jussara Jovita estão inseridos na seção Corpo.


Fabián, através do texto Gêneros Lacanianos, desconstrói os argumentos de diversos autores dos estudos de gêneros, que buscam evidenciar a herança falocêntrica dos textos lacanianos e da prática moralista da psicanálise. Através de interessante caso clínico, o autor mostra a presença do heteros numa relação homossexual, para exemplificar que “é a psicanálise que desnaturaliza e deseterossexualiza o desejo, [...] e que o outro Gozo que Lacan formula é, em si, uma crítica ao falocentrismo freudiano e uma subversão”.
Jussara Jovita problematiza as questões referentes à transexualidade, apontando para a importância de despatologizar as demandas desses sujeitos e, fundamentalmente, a autora traz à luz o importante debate que visa afastar a relação estrita entre transexualidade e psicose.


Na seção passe, dois AE nos trazem suas elaborações.


Silvia Salman (AE da AMP/EOL) transmite, em seu texto-testemunho, a experiência de esvaziamento de gozo obtido a partir do analisado em sua experiência, evidenciando: a) como a interpretação – emoldurada no dizer, no silêncio ou no ato do analista – pode ser eficaz somente quando o analisante agrega ali algo de seu; e b) como o esvaziamento da consistência do gozo, liberado da subordinação fantasmática, permite um saber-fazer-aí com o sintoma, traçando "outra borda entre o padecimento e o funcionamento".


Gustavo Stiglitz (AE da AMP/EOL) centra seu testemunho a partir de uma questão que lhe foi endereçada – Por que falar, ainda? O simbólico no século XXI – e submete sua resposta à articulação do que foi, para ele, a marca do encontro com lalíngua do Outro e a marca do encontro da linguagem com a sexualidade. Essas marcas, ao serem tratadas em análise, podem produzir novos efeitos na posição analisante, no desejo do analista que advém e no exercício do AE: falamos porque somos, enquanto seres falantes, resposta do real; falamos porque nos toca esse gozo que ex-siste ao significante, o gozo feminino. E, por isso mesmo, "fala-se não tudo e não todo o tempo". Oscar Reymundo e Silvia Emilia Esposito tecem, na sequência, alguns comentários sobre o texto-testemunho de Stiglitz.


Três autores compõem a seção mulher, mãe, feminino.


Silvia Elena Tendlarz faz um percurso espetacular pela obra lacaniana para situar as complexas imbricações na relação entre os sexos, entre o amor, o desejo e o gozo. Demonstra com o rigor de um saber fundado na prática clínica, como um casal libidinal só se sustenta ao tocar o mais singular de cada um, colocando em evidencia que a relação que as mulheres mantêm com o amor se situa entre semblante e sintoma.


Ruskaya Rodrigues Maia discute os efeitos devastadores que podem incidir na parceria amorosa, uma vez que a primeira parceria dos seres falantes acontece no encontro com o Desejo da Mãe, desejo onde transborda o inominável do gozo da mulher que não existe.


Ana Martha Maia trabalha detidamente a posição feminina de gozo e suas relações com o amor, para tocar o tema da melancolia feminina, fazendo uma articulação com a neurose obsessiva na mulher.


Na seção clínica, temos:


Virgínio Baio, quem nos oferece uma contribuição ímpar a partir do fragmento de um caso clínico, numa prática "entre vários", com uma criança autista. Virginio Baio nos dá uma verdadeira lição dessa clínica, na qual é preciso que nos situemos entre duas posições problemáticas: a de uma evitação (que não nos ocupemos de nos fazer escutar porque isso produz o contrário) e a de uma necessidade (temos que dizer algo). Disso decorre uma indicação precisa, para que façamos uso de uma fala que não provoque estragos e se preste à operação do sujeito dito autista: a condição de nos mostrarmos regulados e de nos regularmos por suas construções e/ou signos do seu próprio modo de tratar o encontro com seu Outro louco.


E Mariana Zelis, que em seu texto sobre a clínica com crianças, discorre sobre pontos fundamentais para dar um tratamento aos medos e angústias infantis, propondo uma correspondência do medo com o acting out e da angústia com a passagem ao ato.


Por fim, na seção e fica o significante, apresentamos uma pequena elaboração, de Vanessa Nahas, em que procura, em uma instituição de saúde, uma via de abertura à construção de um saber que desnaturalize – como em geral é o caso nessas instituições – o saber sobre o sexual.

 

Laureci Nunes e Liège Goulart

 

EBP-RIO DE JANEIRO

Diretor de Biblioteca: Fernando Coutinho

Aconteceu: a comemoração da publicação do Semináire, livro VII, Le désir et son interprétation, de Jacques Lacan na Mediateca da Maison, como atividade inserida na série de programação fruto da parceria da Escola Brasileira de Psicanálise com a Maison de France. Realizou-se um debate a partir das interpretações dos psicanalistas, membros da EBP, Paulo Vidal e Romildo do Rêgo Barros, em torno do Seminário livro VI de Jacques Lacan intitulado O desejo e sua interpretação. Este Seminário, recém-estabelecido por Jaques-Alain Miller e publicado pela editora de la Martinière do Campo Freudiano, versa, como o título sugere, sobre a releitura que realiza Lacan, dentro da sua proposta de seu retorno à Freud, de A interpretação de sonhos.


Romildo do Rego Barros iniciou o debate contextualizando esse Seminário e comparando-o ao anterior, a saber, o Seminário, livro 5, as formações do inconsciente. Como o Seminário anterior, servindo-se dos comentários de J. A. Miller sobre eles, Romildo mostrou a importância para Lacan em atualizar as formações do inconsciente, incluindo o sonho, com os instrumentos de sua época, em particular a linguística e o estruturalismo de Lévi-Strauss. Para isso, Romildo teceu considerações sobre o mito e assinala que, nesse Seminário, Lacan rompe com o recurso freudiano da procura de um mito para responder, de forma épica, a um enigma e demonstra a importância da estrutura na formação dos sonhos e das demais formações do inconsciente. A partir desse Seminário, assinala que o mais importante é a tessitura do texto, como na peça de Shakespeare, Hamlet, para pensar a estrutura do ato, da divisão e do desejo do sujeito e não a trama, o pathos que possa transcorrer na cena como enredo vivido. O que Lacan privilegia, a partir de então, é a lógica do desejo, o que vem colocar em xeque o conceito da interpretação como decifração ou revelação do inconsciente como recalcado. Romildo aponta para o não dito da cena, o ponto inassimilável de toda estrutura e convida-nos a repensar a interpretação hoje, já que devemos pensar um além da representação, um reflexão do lugar do analista que possa incluir, sem recuar em seu saber-fazer, a passagem ao ato, as adições, as novas formas de sintoma, em resumo, o que lhe escapa, o real.


Em seguida, em suas notas de leitura desse Seminário, Paulo Vidal privilegia a vertente também do que escapa ao desejo. Associando o termo freudiano libido com o desejo, define, a partir da releitura que faz Lacan nesse Seminário, o desejo como um x, uma incógnita que corre, desliza sob os significantes. Daí, segundo sua leitura, o próprio título do Seminário – o desejo e sua interpretação – indica que o desejo é sua interpretação, isto é, coincide com esta.


Citando Lacan – “o desejo é a paixão do significante, o efeito do significante sobre o animal que ele marca, e cuja prática da linguagem faz surgir um sujeito, um sujeito não simplesmente descentrado, mas votado a se sustentar num significante que se repete, ou seja, como dividido”, – Paulo transcorre sobre a outra fórmula de Lacan: o desejo do homem é o desejo do Outro, para mostrar que o processo de simbolizar implica uma alteridade, do inconsciente como Outra cena, no dizer de Freud. Como o encontro com o desejo do Outro é sempre traumático, o desejo não é abordado nem por Freud nem por Lacan numa perspectiva hedonista de identificação do prazer com o bem.


Paulo Vidal aproxima e distingue Spinoza e Lacan, afirmando que este, embora homenageie o filósofo para quem o desejo é a essência do homem, critica os filósofos via de regra. A crítica de Lacan incide no fato destes desconhecem que o sujeito é um sujeito que fala, que o ser do objeto do desejo deve ser pensado a partir da linguagem, de tal modo que é impossível entender o que o desejo representa para um sujeito se o tomarmos como um sujeito do conhecimento que procuraria na realidade um objeto correspondente às suas representações. Paulo afirma que Lacan igualmente critica tomar o desejo como função biológica, o que levaria a confundir desejo com necessidade, com a obtenção de um objeto que seria satisfatório para a sobrevivência. Para mostrar como o desejo é avesso à norma, à adaptação à realidade, Lacan nos leva para a comédia O Avarento de Molière, cujo personagem Harpagon guarda um vínculo absoluto com sua arca, pela qual é capaz de arriscar sua família e a própria vida.


Paulo compara a busca da incompletude nas ciências formais de Kurt Gödel com a demonstração de Lacan da impossibilidade de haver um Outro do Outro, ou seja, uma estrutura como superestrutura que possa garantir a verdade como última.


Distinguindo o desejo de qualquer a priori, seja de uma natureza biológica, seja de uma interpretação hermenêutica, retoma Hamlet de Freud como herói moderno, herói épico falho, fracassado e se interroga se seria Hamlet ainda nosso contemporâneo. Paulo, referindo-se à peça de Tom Stoppard, Rosencrantz e Guildenstern estão mortos, mencionada pelo próprio Lacan em uma conferência que pronunciou em Londres no final dos anos sessenta, termina afirmando que, nesse Seminário, o mais importante não é a trama edipiana, mas os personagens menores, secundários em Hamlet de Shakespeare, seus amigos de universidade, Rosencrantz e Guildenstern, personagens cômicos na sua desorientação, que tomam a cena como protagonistas nessa nova versão da peça. Inspirado por esses personagens, Paulo finaliza sua apresentação afirmando que Lacan nos propõe uma longa trajetória para pensar o desejo: da tragédia grega, passando pelo drama moderno, chegamos, à tragicomédia.


Por Ana Beatriz Freire

 

DELEGAÇÃO PARAÍBA

Secretário de Biblioteca: Maria Cristina Maia Fernandes

Dia 01 de novembro: em João Pessoa, o Mini Curso “Por que diagnosticar ainda?”, coordenado por Cleide Monteiro e Zaeth Nascimento, abordará a arte do diagnóstico, a clínica das psicoses na perspectiva estrutural e na borromeana, e a construção do caso clínico como norteador do diagnóstico.

Dia 9 de novembro: em Campina Grande, o Mini Curso do Núcleo de Psicose – “A psicose e suas vicissitudes (uma introdução ao estudo das psicoses)” –, anunciado para outubro, foi postergado para novembro, sob a cordenação de Mª Cristina Maia.

 

Os Núcleos da DPB, ligados à Biblioteca, estão promovendo Mini Cursos, como forma de acolher estudantes que têm apresentado demandas em relação à psicanálise, que circulam entre as atividades da DPB. O primeiro foi em setembro, em Campina Grande, sobre “Psicanálise com crianças e adolescentes na contemporaneidade’, com a presença de 23 alunos, profissionais e a participação ativa dos presentes. Com eles, pudemos dialogar, debater e discutir a clínica da criança e do adolescente com base na orientação de Freud e Lacan. Em novembro será a vez dos Núcleos de Psicanálise e Saude Mental e Núcleo de Pesquisa em Psicose.

 

DELEGAÇÃO RIO GRANDE DO NORTE

Secretário de Biblioteca: Cláudia Formiga

 

Aconteceu: a noite da Biblioteca, “O corpo e seus usos: múltiplos olhares.


Na oportunidade, uma calorosa discussão rendeu a mesa redonda com as contribuições do filósofo professor Doutor UFRN Sérgio Dela-Sávia do Dpto de Filosofia da UFRN, Petrúcia Nóbrega, professora doutora do Departamento de Educação Física da UFRN, e a cirurgiã plástica Raquel Dié. Medicina, Arte e Filosofia abordam um caro tema para os sintomas da contemporaneidade envolvendo o corpo. A palestra proferida por Petrucia Nóbrega nos trouxe um trecho de uma obra da coreógrafa francesa Maguy Marin: May B, obra criada em 1981. A professora Petrucia nos chama atenção para os movimentos dos bailarinos e as constantes deambulações, ora coesão, ora dissolução, dando-nos a impressão de os corpos estarem prestes a se desfazer, para formar outro, desmesurado, contorcendo todas as histórias que o preenchem e se entrechocam, por vezes com gestos grotescos, por vezes delicados. Das alterações de rota, das metamorfoses, da repetição dos mesmos gestos de um corpo que guarda em torno de si o fio das horas, a ordem dos anos e dos mundos (como o corpo de Proust em busca do tempo perdido). Dez humanos de argila que martelam o chão. Suas peças questionam sem cessar o que nós somos. May B é uma das primeiras peças criadas por Maguy Marin. Trágica e divertida, inspira-se no universo de Samuel Beckett. Em May B, no meio de um bafafá de palavras deslocadas, comprimidas, incompreensíveis, alguns vestígios de linguagem intactos, uma frase, uma queixa, uma reivindicação, algo que não poderia ser dito. Destacou uma fala de Merlau-Ponty que diz: “Sou um ser sonoro, mas a minha vibração, essa é de dentro que a ouço; ouço-me com minha garganta [...]. Minha voz está ligada à massa de minha vida como nenhuma outra voz.”


Do ponto de vista da dinâmica coreográfica, a professora nos informa que os contrastes marcantes produzem uma constante tensão no espectador. As sequências carnavalescas de May B, articulam essa tensão sempre reconduzida entre uma cadência em alguns momentos quase militar e de extravagantes desordens em que exploram os espaços corporais, o sexo, a vergonha, a guerra, o silencio, a dor que atravessa o corpo das personagens e também o nosso corpo de espectadores das cenas.


Coordenar os gestos, as palavras, as memórias, religar o humano, reabrir a possibilidade de futuro, é a força de resistência de May B, pois o grupo, mesmo rasgado pelas batalhas, não perde a coesão profunda, às vezes cega, assustadora também. A força do coro, de cada um entre nós que estamos lá, de todos aqueles que em nossas vidas nós cruzamos.


Tudo isso com uma boa dose de humor da professora Petrucia que ainda propiciava a reflexão, o pensamento, e o sentimento.


O filósofo Sérgio construiu sua fala em torno da proposição do Homem Máquina, definindo corpo como um lugar privilegiado onde a experiência acontece. O humano vê a sua imagem construída na sua relação com o Outro: eu tenho um corpo, não sou um corpo.


A cirurgiã Plástica Raquel Dié nos coloca o campo minado que é a delicada relação entre o médico e o paciente quando se trata de se impor limites as excentricidades, e exageros às cirugias plásticas. Ressalta que a maioria dos pacientes que se dirigem ao consultório de um cirurgião plástico estão imbuídos de um ideal de beleza divino. Ou seja, impossível de existir. Considera que a maioria das cirurgias se trata do desejo de ser amado e da possibilidade de ser incluído nos pdrões estéticos da atualidade. Mostra algumas situações em que a cirurgia plástica é contraindicada, pacientes inseguros do resultado, por exemplo.


Compareceram um total de 28 pessoas entre membros, correspondentes e participantes da Delegação RN, além de curiosos pelo tema. Cláudia Formiga, responsável por organizar essa Noite, também coordenou a mesa.


Foram debatidas questões como: a violência simbólica que existe no atendimento de um ideal de beleza, o caso dos sul-coreanos com a grande quantidade de cirurgia para ficar com o rosto bonito. Entre as principais reflexões ficou o questionamento sobre se existe alternativa, uma saída para tal situação. Entre as respostas apontadas, Sérgio Dela Savia diz não acreditar na intervenção na mídia como salvadora dessa situação. Existe algo que encontra ecos nela mesma (não dá para modelar um pote pronto). Considera mais efetivo uma atuação no próprio espaço de atuação como a filosofia e a educação.


Com relação ao que a professora Petrucia nos trouxe, é lembrada uma passagem do texto de Freud em que ele pergunta à mãe do que somos feitos. A mãe esfrega a mão e diz que somos feitos de pó. Faz o comentário por causa dos trajes dos bailarinos que pareciam maquiados com barro. Alguém aponta que atualmente há um enquadre do real, real demais. Considera que não existe desvelamento, não se tem mistério. O discurso da ciência e do capitalismo cria coisas sucessivamente. Questiona perguntando se não seria esse o papel da ciência uma vez que a junção do corpo máquina derivou a medicina. Discute sobre a aliança entre ciência e capitalismo na produção do ideal de corpo bonito e saudável e da educação como possibilidade de mudança dessa realidade no futuro. Considera que perdemos os parâmetros de como a gente orienta o gozo, uma vez que perdemos nossos orientadores perdemos também nossos norteadores.


Entre as considerações do que foi possível capturar do debate, algumas indicações de Cláudia, Cristina, Ruth, Eloá e Liége sobre a palavra atravessar o corpo. Corpos emudecidos pelo envelhecimento. Longe do inconsciente mais perto dos corpos, os sintomas silenciados. Petrucia fala do corpo vivo, vivo com grunhidos, mas alguns participantes se questionam sobre o que fazer na atualidade com esses corpos mudos que não querem falar mas que assim mesmo falam. Na clínica com pacientes que não querem saber de si, mas que perguntam sem falar (corpos anoréxicos). Petrucia finaliza com uma frase da peça: “ corpo que fala com minha garganta.” E conclui: a expressão desse corpo sonoro que mesmo em silêncio fala. Diz que a cultura empobrece o sensório e por consequência a linguagem. Traz a fala de Balzac que diz que precisamos de homem profundo, de descer ao silêncio, mergulhar na solidão.


Nessa Noite da Biblioteca, último dos Encontros Preparatórios, tivemos já aquecidos os corpos e o espírito para as discussões que faremos sobre o tema em nossas IX Jornadas: CORPO PRA QUE TE QUERO?


Por Cristina Arruda

 

Filme: Thomas Apaixonado
Resenha de Rosemary Mooneyhan

A sessão de cinema e psicanálise apresentou o filme Thomas Apaixonado e, após a exibição deste, produziu-se uma discussão interessante. Embora o filme tenha sido de 2000, é bastante atual, apontando para o comportamento das pessoas com seus objetos ultramodernos nos dias de hoje.


Thomas é um jovem que aos 33 anos vive confinado em seu apartamento, equipado com aparelhos que lhe possibilitam manter-se oito anos sem sair, pois sofre de agorafobia. É assegurado por uma apólice devido aos seus problemas de saúde, sendo monitorado por uma rede virtual e acompanhado por um psicólogo, que diz o que ele deve fazer, inclusive indica-o para um site de relacionamento.


Thomas relaciona-se com o mundo virtualmente a partir de videofones e webcans, por onde faz terapia, solicita serviços, faz sexo virtual e conversa com mulheres. O filme mostra algumas curiosidades: o uso de maquiagens semelhantes a tatuagens no rosto dos personagens; a personagem Melodie do site de relacionamento, moça excêntrica que produz poesias e imagens, em seu quarto, um quadro com um olho enorme que abre e fecha. Thomas só aparece no filme quando criança e na última cena, de costas. Vemos o filme a partir do olhar do próprio Thomas.


A história começa a mudar quando Thomas é capturado pelo choro de uma prostituta. A imagem dela ultrapassa as câmeras e chega ao coração dele. A partir daí, ele passa a interessar-se pela mesma e esta o instiga a sair de casa, fato que culmina num ataque de pânico em que Thomas vai parar no hospital. Monitorado pela seguradora, que controla sua vida, é afastado da moça. Eva é demitida por envolver-se com ele, gerando nele uma força de sair em busca dela e assim o faz... Eva o convida ao paraíso.


Na discussão foram trazidas semelhanças com outros filmes: Babel, Admirável Mundo Novo e comparações com o filme exibido na sessão de cinema do mês passado: As Sessões, onde a personagem tentava o toque através das palavras de sua linda escrita, pois mesmo sem poder mover-se, tocava e buscava ser tocado. Thomas, diferentemente, evitava qualquer contato não virtual com as pessoas. Falou-se da dificuldade em tratar as fobias e de um caso de Miller, que atendeu um fóbico por vinte anos e que este conseguiu apenas delimitar um espaço em seu bairro e nele circular.


A pulsão escópica está presente em todo o filme, a partir de dos olhos das câmeras e do olho do quarto de Melodie, convidando a um gozo que, para Thomas, parece uma droga, tal como diz Miller: “o Um goza todo só com sua droga: o esporte, o sexo, o trabalho, o smartphone, o facebook”. Para a personagem, o gozo está no olhar através das câmeras. Thomas nos convoca a refletir acerca do comportamento das pessoas hoje que, embora junto as outras, estão em seus mundos virtuais, exibindo fotos e comentários de fatos vividos, ou não. Há uma tendência ao comportamento autístico. Seremos todos autistas ou agorafóbicos, tal como Thomas, isolando-nos socialmente?


DELEGAÇÃO GERAL GOIÁS/ DISTRITO FEDERAL

Secretário de Biblioteca: Ordália A. Junqueira

 

Aconteceu: com a presença de Marcelo Veras, o Evento de Biblioteca como Preparatório para o VI ENAPOL e no dia da árvore, o Núcleo de Pesquisa em Psicanálise e Educação da DG-GO/DF (NUPPE DG-GO/DF) apresentou “A inquietação do corpo e a queda do desejo de saber: mal estar na escola hoje”, sob coordenação de Ordália A. Junqueira. Com uma decoração com verde e flores, em comemoração ao dia da árvore e a primavera que estava chegando, regado a muita poesia e música, os pesquisadores apresentaram, um a um suas produções. Houve depoimento de professores, estudo de caso, apresentação de texto sobre a leitura e escrita no corpo, um caso de autismo, com depoimento du uma mãe, “Meu epitáfio” de Cora Coralina, cantado ao som de viola; os crokies de Cora, feitos e servidos pelos pesquisadores do Núcleo e, finalmente, um livreto com muita poesia, que foi distribuído aos presentes. Alguns poemas “estilhaçados” de vários poetas, Drummond, Manoel de Barros, Cora coralina, André Lopes, foram pendurados pela sala. O encerramento com muito verde, flores e música, uma lição de verdadeira transferência de trabalho.


DELEGAÇÃO GERAL MARANHÃO

Secretário de Biblioteca: Anícia Ewerton


Aconteceu: exibição do documentário "Encontro com Lacan", Rendez-vous chez Lacan, de Gérard Miller, após o qual houve um debate sobre a relação do dinheiro com a experiência analítica. Na discussão foram trazidas algumas questões e posicionamentos, entre os quais destacamos os seguintes questionamentos: qual a relação do dinheiro com a experiência analítica? Quanto o analisante consegue pagar pelo seu sintoma? Qual a relação entre a transferência analítica e o dinheiro?


Diante destes questionamentos algumas articulações foram feitas. Sendo o dinheiro uma das condições de uma análise, quanto o sujeito aposta na psicanálise como investimento na tentativa de saber sobre seu sintoma, assim como procura lidar com esse gozo desde um outro lugar? Por parte do analista, trata-se de saber quanto o sujeito quer pagar pelo seu desejo. Cada um, um a um, oferece seu sintoma para decifração, a cifra, o $ifrão, pedaços do gozo desregulado.


O documentário também nos levou a pensar que o pagamento de uma análise perpassa pela economia psíquica de cada sujeito, ou seja, diante da singularidade de cada um não há regras, não podemos fazer disso um manual. Somente na singularidade da sua aposta, cada um poderá jogar na mesa suas cartas libidinais, sua gramática pulsional, cujas Letras servirão para o manejo do analista. Sabendo-se que só há uma maneira de fazer análise: investindo tudo, assim nada pode ficar fora da análise e, mesmo sendo cara, nunca é paga totalmente, pois, há uma dívida simbólica com a própria psicanálise, impossível de ser quitada, a não ser via transferência de trabalho.


Silvana Sombra, Anícia Ewerton, Thais Moraes Correia, Tereza Braúna e Carmem Damous

 

 

DELEGAÇÃO GERAL MATO GROSSO/MATO GROSSO DO SUL

Secretário de Biblioteca: Aparecida Andrade

Dia 12 de novembro: às 19h30, à Rua Dr. Bezerra de Menezes, 274, Planalto, exibição do filme Jogo de Cena”, de Eduardo Coutinho


DELEGAÇÃO ESPÍRITO SANTO

Secretário de Biblioteca: Tânia Prates

Dia 2 de novembro: às 9h, na sede de Delegação ES, exibição do filme A excêntrica família de Antônia, de Marleen Gorris.

 

COMISSÃO EDITORIAL

 

Redação: Maria Josefina Sota Fuentes e Tânia Abreu
Equipe: Mirta Zbrun, Fernanda Otoni, Ana Martha Maia, Laureci Nunes e Bernadette Pitteri
Coolaboradores: Fernando Coutinho (RJ), Laura Rubião (MG), Nilton Cerqueira (BA), Cynthia Freitas (SP), Carolina Queiróz (PE), Laureci Nunes (SC), Célia Winter (PR), Anícia Ewerton (MA), Aparecida Andrade de Lima (MG/MS), Ordália Alves Junqueira (GO/DF), Cristina Maia (PA), Tânia Prates (ES) e Cláudia Formiga (RN).
Logomarca: Bruno Senna