logo
Malin Bülow: Elastic Bonding , 2019

Malin Bülow: Elastic Bonding , 2019

 

Editorial

Por Patrícia Badari

“Saber onde está a Escola, localizar sua posição, não se deduz de uma prática contemplativa, não consiste em observar feitos objetivos.”[1]

Angústia, irrealidade, afetos. Infamiliar, escolhas. Rupturas, peste. Corpos, objeto a, presença do analista. Miquel Bassols, Ruth H. P. Cohen, Mônica Hage. Escola, EBP, AMP. A Humanidade!

Miquel Bassols em seu texto “O que podemos encontrar no final do túnel?” faz duas constatações sobre o que vivemos em escala global, mas gostaria de colocar em destaque uma delas. “(…) o conjunto da Humanidade – em maiúscula – que se reconhece a si mesmo como um só sujeito diante de um fato real (…). Esta Humanidade, como um só sujeito, percebe que tem que fazer agora um cálculo coletivo para, mais adiante, poder sair, que não há saídas individuais”.

Um cálculo coletivo, para mais adiante sairmos. Um cálculo coletivo no qual uma Escola de Psicanálise, uma Escola Sujeito, também está inserida. E como bem nos diz J.-A. Miller, “Uma Escola é uma formação coletiva, e só se sustenta como uma comunidade se cada um dos seus membros sabe sobre a natureza dos semblantes e se sabe que a natureza do ideal, igual para todos, não é outra coisa senão uma causa para cada um experimentada no nível de sua solidão subjetiva”.[2] Pois, uma Escola não faz desaparecer a solidão subjetiva, muito pelo contrário, se funda nela.

Neste sentido, desta soma de solidões subjetivas, no “um a um” de cada constatação, de cada notícia, de cada experiência na vida, na análise, na prática analítica; em cada elaboração, em cada texto que leremos a seguir se constitui um conjunto logicamente inconsistente, mas feito de escolhas, de eleições enraizadas no corpo.

Boa leitura destes textos e se puderem leiam a letra e ouçam a voz de Gilberto Gil.

“OK OK OK, OK OK OK

Já sei que querem a minha opinião

Um papo reto sobre o que eu pensei

Como interpreto a tal, a vil situação (…)”[3]


[1] MILLER J.-A. “Teoria de Turim: sobre o sujeito da Escola”. In: Opção Lacaniana online. Disponível em: http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_21/Teoria_de_Turim.pdf
[2] _________ Ibid.
[3] GIL G. Ok Ok Ok. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=V6kTUpRoRHQ

O que podemos encontrar no final do túnel? – Por Miquel Bassols (ELP-AMP) – Leia mais

Rupturas! – Por Ruth Helena Pinto Cohen – Leia mais

O corpo e o virtual: uma experiência de analisante – Por Mônica Hage – Leia mais

Print Friendly, PDF & Email