Resenha sobre as preparatórias das Jornadas nas Universidades
Geanine Lucas Vieira[1]
A Atividade Preparatória proposta pela Comissão de Divulgação Universitária para as VI Jornadas da EBP Seção Leste-Oeste, realizada em Brasília no dia 14 de junho, na Universidade UDF, trabalhou o tema “Solidão, hiperconectividade ou desconexão?”, contando com a coordenação de Gabriel Caixeta e a apresentação de Giovanna Quaglia e Luciana Pedron. Esse movimento foi realizado na manhã de sábado com uma sala cheia de pessoas interessadas na psicanálise. Fiquei animada em ver a disposição para essa atividade, pois o período das aulas já havia se encerrado e essa atividade não estava valendo nota. Fiquei me perguntando o que motivou esses alunos a lotarem uma sala.
Após a apresentação inicial, foi aberto o momento para a circulação da palavra aos participantes. O tema chamou a atenção de todos os presentes e gerou uma bela conversa de alunos e alunas, com seus pares e com os apresentadores. Seria esse um dos caminhos para se apostar na psicanálise viva nos centros acadêmicos e na cidade?! Qual o papel de um professor que tenta transmitir a psicanálise a seus alunos nessa atividade?
Cheguei a lembrar do meu período como estudante acadêmica em que professores e encontros de psicanálise na Universidade despertaram em mim o interesse particular em saber um pouco mais sobre a psicanálise de Freud, depois me levaram a buscar análise com alguém que seguia os ensinamentos de Lacan, até minha chegada na Escola.
Quantos desses alunos presentes nessa atividade, que teve espaço aberto por um professor de Orientação Lacaniana, participarão das VI Jornadas? Quantos endereçarão seu desejo em participar das atividades da Escola? Do Instituto? A Escola está preparada para receber esse público? Apostando nos efeitos de um só depois, a psicanálise de Orientação Lacaniana segue tentando fazer furo, mas também despertando um desejo.
