O impossível de ensinar
Renato Carlos Vieira (EBP/AMP)
A orientação Lacaniana parte do princípio de que o discurso analítico exclui a dominação, logo, ele nada ensina porque não tem nada de universal. O que não exclui a questão formulada por Lacan: como fazer para ensinar o que não se ensina?
Para Freud, uma dificuldade no caminho da psicanálise não é uma dificuldade intelectual, mas sim uma dificuldade afetiva. Logo, a transmissão da psicanálise ocorre mediante uma experiência analítica, o que pressupõe a singularidade de cada ser falante com um real impossível de ser interpretado. O que está em jogo é a experiência do falasser com o inconsciente transferencial e real.
O encontro com real, mediante um sintoma – restaurar a figura do pai –, associado às alegorias da fantasia – ser um objeto que supostamente sutura a falta do Outro –, me levou ao encontro com um analista de Orientação Lacaniana.
Em um percurso de quase três décadas, o analista, suposto saber, foi reduzido e cedeu lugar a um inconsciente intérprete de si mesmo até chegar ao “o osso de uma análise”, isto é, ao resto sintomático.
Essa operação redução foi o que extrai como uma ilustração daquilo do impossível de ensinar. Em resumo, a partir da experiência analítica, experimentei uma mutação que me fez sair da posição de não quero saber nada disso, uma tapeação pelo saber constituído, para, frente ao impossível de dizer, me deparar com algo que rateia e abre possibilidades para um saber-fazer com o meu sinthoma.
Um sonho ilustra o caminhar nesse impossível de ensinar. Estava com alguns amigos brincando de saltar de um penhasco em um recanto de mar. Percebi que o mar estava alto e águas cristalinas mostravam os rochedos ao fundo. Cada um que saltava emergia de imediato. Pulei e senti algo diferente, as rochas tinham se deslocado, eu saltei em direção a elas. Todos que caíam na água emergiam imediatamente, menos eu. Ao tocar na água senti que estava vivo e segui mergulhando em busca de um objeto perdido. Não o encontrei. Porém, consegui reunir outros objetos precisos. Ao voltar à superfície mostro aos meus colegas o tesouro que encontrei.
