Territórios Lacanianos

Coordenação: Glória Maron e Andrea Reis

 

Abril 2015

Territórios Lacanianos nº19

A AMP na ONU

 

Há dois anos, Marcelo Veras logo após assumir a Diretoria da EBP, com o entusiasmo de que lhe é tão próprio, veio ao nosso encontro. Já tinha uma proposta e um nome do que deveria se tornar uma seção do Boletim DR, um dos múltiplos projetos apresentados naquele dia da sua posse. Começou a conversa lançando mão de um fragmento de uma música - "O Brasil não conhece o Brasil" - por ele pronunciada num misto de afirmação e pergunta, referindo-se a experiências e projetos que se espalham onde há Seções e Delegações e que nos dão testemunho da ação lacaniana no âmago da EBP. Essa expansão, indissociável de uma orientação, faz com que os efeitos de formação da Escola incidam na heterogeneidade de projetos inscritos em diferentes segmentos da cultura. Deveríamos recenseá-los e divulgá-los. Não levou muito tempo para embarcarmos nessa viagem exploratória pelos Territórios Lacanianos. Desde a primeira edição do Boletim DR, em junho de 2013, "Territórios Lacanianos" apresentou uma espécie de mapa ampliado onde foi possível localizar a presença da psicanálise e de psicanalistas da EBP na cidade, conectado ao mundo contemporâneo. Território, aqui, longe de sugerir fechamento e isolamento, sugere abertura, movimento, permeabilidade e circulação. Podemos constatar que independente da região geográfica onde está alojado um projeto em particular, há sempre um ponto no horizonte mais além de suas fronteiras. O fio condutor da orientação lacaniana amarra uma variedade de práticas. O contorno moebiano das fronteiras dos territórios coloca em relevo a psicanálise em extensão em sua articulação à psicanálise em intensão, preservando a posição de extimidade que lhe é própria. 

 

[ Leia + ]

 

 

Março 2015

Territórios Lacanianos nº18

A AMP na ONU

 

Nesta edição, Territórios Lacanianos abordará a participação da Associação Mundial de Psicanálise – AMP na ONU. Sabemos que perante a ONU (Organização das Nações Unidas), vincula-se como Organização Não Governamental e possui a condição de Instituição Consultiva (SpecialConultative Status). Mas, afinal, como tem se dado essa participação? Para responder essa pergunta, Antonio Beneti, da EBP-MG e Conselheiro da AMP, aceitou nosso convite e se disponibilizou a esclarecer como tem sido a participação, seus meandros, dificuldades, impasses e novas perspectivas. Alguns podem se surpreender com a não relação entre as duas organizações, mas ao final, deverão concordar com a importância da presença da AMP na ONU e as recentes tentativas de encontrar um bem dizer a psicanálise, além das tentativas de novas formas de inscrição e instauração de laços.

 

[ Leia + ]

 

 

Dezembro 2014

Territórios Lacanianos nº17

Supervisão Institucional

 

Desde a primeira edição do Boletim DR, em junho de 2013, "Territórios Lacanianos" apresentou uma espécie de mapa ampliado onde foi possível localizar a presença da psicanálise e de psicanalistas da EBP na cidade, através de uma variedade de projetos e múltiplas ações reunidas sob o uno da orientação lacaniana. Os projetos que foram se anexando aos Territórios Lacanianos ao longo de 16 edições trazem outro traço comum: funcionam na contra mão da lógica da segregação e extraem importantes consequências do ato de oferecer à palavra e o recurso à invenção aos ejetados do discurso do mestre contemporâneo.

 

[ Leia + ]

 

 

Novembro 2014

Territórios Lacanianos nº16

Projeto Caput

 

Territórios Lacanianos apresenta este mês o projeto CAPUT - Centro de Atendimento e Proteção ao Jovem Usuário de Tóxicos.  Ao entrar em contato com esse projeto, o leitor poderá verificar que invenção e ousadia são dois significantes que condensam um modo possível de falar desse projeto que nos brinda com uma demonstração da “vitalidade do Campo Freudiano e da orientação lacaniana”.

 

[ Leia + ]

 

 

Outubro 2014

Territórios Lacanianos nº15

Residência em Psicologia Clínica e Saúde Mental

 

Esta edição Territórios Lacanianos apresenta a Residência em Psicologia e Saúde mental – um projeto que enlaça duas grandes Instituições: a Universidade Federal da Bahia, através do departamento de psicologia, e o Hospital Juliano Moreira, especializado na área de saúde mental. 

 

[ Leia + ]

 

 

Setembro 2014

Territórios Lacanianos nº14

ICP-RJ nos Territórios Lacanianos

 

Este mês Territórios Lacanianos apresenta o Instituto de Clínica Psicanalítica do Rio de Janeiro. Interessante acompanhar que a Escola, sua lógica coletiva, sua política de transmissão e de formação de analistas, orientam o trabalho no ICP. Ao mesmo tempo esse enlaçamento se dá de forma a manter a diferença entre eles e a função que cada um deles tem para o outro.

 

[ Leia + ]

 

 

Agosto 2014

Territórios Lacanianos nº13

Supervisão clínico-institucional e seus desafios

 

Esta edição de Territórios Lacanianos traz notícias de uma experiência de supervisão clínico–institucional em dois CAPS da rede de Saúde Mental da cidade do Recife. No primeiro texto, Rosane da Fonte, Membro da AMP/EBP e Diretora da Seção PE/EBP, introduz o tema da supervisão, destaca a importância deste dispositivo para a prática e para a teoria psicanalítica, e ainda apresenta um questionamento sobre "Como reordenar a supervisão para os dias de hoje", dada às mudanças sofridas pela civilização diante das quais o psicanalista deve estar atento...

 

[ Leia + ]

 

 

Julho 2014

Territórios Lacanianos nº12

CLIN-a, um dos territórios lacanianos

 

O CLIN-a, Centro Lacaniano de Investigação da Ansiedade, é um dos Institutos do Campo Freudiano em São Paulo, e apresenta-se neste Boletim como um dos "Territórios Lacanianos". O texto de apresentação e vídeo sobre as atividades do CLIN-a demonstram a extensão e alargamento das fronteiras desse território. No texto assinado por Patrícia Badari, Alessandra Sartorello Pecego e Maria de Lourdes Mattos, verifica-se que esse "Território", além de abranger diferentes localidades através de seu Curso de Psicanálise, se faz presente na cidade pelo exercício da clínica designada como "clínica sob várias mãos", e na apresentação de pacientes que acontece através da parceria estabelecida entre o CLIN-a e o Hospital Vera Cruz.

 

[ Leia + ]

 

 

Junho 2014

Territórios Lacanianos nº11

Instituto de Psicanálise da Bahia

 

Territórios Lacanianos apresenta este mês o Instituto de Psicanálise da Bahia, em duas frentes distintas de atuação na cidade: De um lado temos o curso regular, o ensino à distância, as atividades de extensão, os núcleos de investigação, as seções clínicas e a inserção na rede social,  além do espaço de conversação que é oferecido aos laboratórios do CIEN, formando com isso um conjunto de atividades que estão alinhadas ao propósito que orienta o trabalho de ensino e investigação do Instituto. Este conjunto de atividades visa promover e sustentar, na relação com a cidade, a transferência com a psicanálise. No texto de apresentação assinado por Analícea Calmon vocês poderão acompanhar a extensão desta programação e o alcance de seus efeitos de transmissão da psicanálise de orientação lacaniana. 

 

[ Leia + ]

 

 

Maio 2014

Territórios Lacanianos nº10

Oficina: Política Lacaniana

 

Esta edição de Territórios lacanianos apresentará o trabalho que está se desenvolvendo na Oficina de Política Lacaniana da EBP-SC, sob a coordenação de Oscar Reymundo. Trata-se de um projeto que se inicia com uma pesquisa  cuidadosa sobre a articulação entre a psicanálise e a época; sobre as consequências da civilização atual na prática e nos conceitos psicanaliticos e finalmente a maneira como a psicanálise se posiciona frente a elas.  No texto de apresentação do projeto é possível  acompanhar os desdobramentos da pesquisa, que conduzem ao tema das toxicomanias, e perceber de que maneira esse tema se apresenta sob a visada da política lacaniana.

 

[ Leia + ]

 

 

Abril 2014

Territórios Lacanianos nº9

Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais

 

Territórios Lacanianos anexa a esta edição a apresentação do Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais. A atual diretora, Elisa Alvarenga, nos conta com detalhes de que maneira articulam-se diferentes atividades e realizações que tem por objetivo tornar a psicanálise de orientação lacaniana presente de forma efetiva na cidade em seus desdobramentos clínicos, institucionais e sociais.

 

[ Leia + ]

 

 

Março 2014

Territórios Lacanianos nº8

Um Laboratório de Psicanálise e Educação em Florianópolis

 

Na primeira edição de 2014, Territórios Lacanianos apresenta um laboratório do Cien,  coordenado pela colega Cinthia Busato, que está desenvolvendo  um trabalho de conversação em uma escola da rede pública em Florianópolis.

 

[ Leia + ]

 

 

Dezembro 2013

Territórios Lacanianos nº7

Clínica Lacaniana de Atendimento e Pesquisa em Psicanálise

 

Territórios Lacanianos segue difundindo projetos e experiências que demonstram a vitalidade e presença do Campo Freudiano e da orientação lacaniana da AMP em diferentes cidades e regiões do Brasil. Neste mês, apresentamos um dos Institutos do Campo Freudiano do Brasil, a CPLIPP - Clínica Lacaniana de Atendimento e Pesquisa em Psicanálise. O leitor terá acesso ao contexto em que se constituiu a CLIPP e as diferentes atividades que foram se estruturando desde sua inauguração, incluindo clínica de atendimento, cursos, núcleos de pesquisa, seção clínica e uma experiência que ocupa um lugar privilegiado para a psicanálise: o dispositivo de apresentação de pacientes. Essa prática que tem origem na psiquiatria foi subvertida por J. Lacan ao tornar o encontro com o analista uma experiência que produz efeitos para o paciente e um instrumento de transmissão da psicanálise.

 

[ Leia + ]

 

Novembro 2013

Territórios Lacanianos nº6

Observatório Lacaniano

 

Territórios Lacanianos se expandem incluindo ações e movimentos no âmbito da EBP que, na luta pela preservação da psicanálise, o fazem  atestando que o inconsciente é a política. Nesta edição, Territórios Lacanianos abre espaço para apresentar um importante movimento para preservar a psicanálise fora de uma regulamentação pelo Estado. Esse movimento, que acontece nacionalmente no plano da EBP, data de mais de uma década, já teve diferentes formatos e nomes, e hoje é batizado como Observatório sobre a Regulamentação da Psicanálise.

 

[ Leia + ]

 

 

Outubro 2013

Territórios Lacanianos nº5

Projeto Digaí Maré

 

Nesta edição de Territórios Lacanianos vamos apresentar a vocês o Digaí-Maré: um projeto de atendimento psicanalítico em grupo que acontece há oito anos, em uma grande favela da cidade do Rio de Janeiro. Este trabalho é sustentado por vários colegas da Seção Rio e apesar de se desenvolver em um formato nada usual  -  sem os recursos dos quais nos servimos nos consultórios particulares, como o pagamento, a privacidade e o tempo lógico - busca orientar-se pelo ensino de Lacan de forma a experimentar a psicanálise sem se  desviar dos seus princípios.

 

[ Leia + ]

 

 

Setembro 2013

Territórios Lacanianos nº4

Projeto Genoma

 

Nesta edição de Territórios Lacanianos, vamos apresentar aos leitores o projeto Genoma, que se funda em uma parceria nada usual entre campos de saber e que não raro são considerados como “absolutamente díspares”: a Psicanálise e a Genética.

 

No texto assinado por Jorge Forbes podemos tomar conhecimento dos fundamentos que orientam o trabalho que acontece na Clínica de Psicanálise do Centro do Genoma Humano da Universidade de São Paulo, que atende prioritariamente pacientes afetados por doenças neuromusculares de origem genética, e verificar de que maneira a psicanálise é capaz de contribuir muito efetivamente para o tratamento destes pacientes.

 

[ Leia + ]

 

Agosto 2013

Territórios Lacanianos nº3

Programa de Responsabilidade Social FAPEX Criamundo

 

Soluções sob medida parece ser um bom termo para falar do projeto Criamundo e que a partir desta edição passa a fazer parte dos Territórios Lacanianos. O Criamundo começou em 2002 no Hospital Juliano Moreira em Salvador. A partir de 2010, ele saiu do hospital e tornou-se o principal Programa de Responsabilidade Social da FAPEX, fundação de apoio à Universidade Federal da Bahia e à Universidade Federal do Recôncavo Bahiano. Atualmente ele ocupa um espaço na própria sede da Seção Bahia da Escola Brasileira de Psicanálise. Conta com algumas parcerias institucionais, dentre elas com o CAPS II UFBA, as Voluntárias Sociais da Bahia, e com a principal instituição estatal direcionada à capacitação em artesanato da Bahia, o Instituto Visconde de Mauá. A própria configuração do projeto constitui um território anti-segregacionista, onde a psicanálise se conecta a outros domínios e práticas e contribui  para o sujeito psicótico tecer seu modo singular de se conectar no tecido social.

 

[ Leia + ]

 

 

Julho 2013

Territórios Lacanianos nº2

PAI-PJ

 

Este número de Territórios Lacanianos traz notícias sobre uma iniciativa exemplar daquilo que chamamos Ação Lacaniana na cidade. O Pai-PJ é um Programa bem sucedido e bastante consolidado que acontece no Tribunal de Justiça de Minas Gerais e articula várias instânciasem torno da figura do louco infrator. É um programa interdisciplinar que dá atenção integral ao paciente judiciário, “escutando o sujeito que insiste além do louco criminoso”. Funciona como um dispositivo conector entre a rede de assistência social, a rede de saúde mental e o sistema judiciário, o qual está orientado pela lógica da singularidade do caso a caso. A psicanálise lacaniana orienta a construção dessa experiência assim como a formação dos analistas praticantes que se prestam a sustentar o traçado vivo e pungente desse território lacaniano.

 

[ Leia + ]

 

 

Junho 2013

Territórios Lacanianos nº1

Programa “Cuca Legal”

 

Em tempos globalizados nos quais se propaga um mundo sem fronteiras lançamos “Territórios Lacanianos”, um novo boletim da EBP que trará notícias mensais sobre diferentes projetos que têm em comum o desafio de experimentar a psicanálise em territórios nada usuais. Suas fronteiras, permeáveis aos acontecimentos da contemporaneidade, são delimitadas por régua e compasso oferecidos pela orientação lacaniana, dando o contorno a uma diversidade de experiências e projetos inscritos em segmentos variados da cultura. A psicanálise lacaniana e suas conexões é o que testemunham esses territórios abertos à visitação, ao que é próprio ao campo, sem abrir mão da inserção efetiva da psicanálise no campo social. O leitor encontrará na heterogeneidade dos projetos aqui apresentados o discurso analítico ultrapassando as fronteiras convencionais da psicanálise. Na variedade de intervenções em contextos nos quais prevalecem ações universais, a psicanálise se presentifica, acolhendo o mais singular em cada sujeito. Nos diferentes depoimentos, analistas falam da arte de invenção e inclusão preservando a posição de extimidade da psicanálise.

 

[ Leia + ]