PUBLICAÇÕES NACIONAIS

publicacoes_opcao_lacaniana

OPÇÃO LACANIANA

Opção Lacaniana – Revista Brasileira Internacional de Psicanálise teve sua origem na difusão de um modesto encarte, o Jornal Brasileiro de Psicanálise, criado com o objetivo de promover o debate entre psicanalistas de orientação lacaniana. Sua concepção é contemporânea à da “Iniciativa Escola”, um projeto iniciado em 1992 com o intuito de criar, no Brasil, uma sólida instituição de psicanálise ligada à Associação Mundial de Psicanálise.

Três anos depois, o Jornal se tornou revista e adquiriu porte internacional, contando com artigos de colegas do mundo inteiro. Desde então, sustenta o compromisso de fomentar o debate e a troca de experiências, contribuindo com a formação permanente exigida pelo devir analista.

A revista Opção Lacaniana, ligada à Associação Mundial de Psicanálise, à Escola Brasileira de Psicanálise e ao Instituto do Campo Freudiano, publica artigos clínicos e teóricos, ensaios sobre as conexões da psicanálise com outros campos de saber e comentários de leitura. Seu trabalho inspira-se nas palavras de Lacan: “Queremos, com o percurso de que estes textos são o marco e com o estilo que seu endereçamento impõe, levar o leitor a uma consequência em que ele precise colocar algo de si.” (Lacan J. Escritos. RJ: Jorge Zahar Editor, 1998, p. 11)

Editoras: Angelina Harari e Teresinha Prado
opcao_lacaniana_online

OPÇÃO LACANIANA ONLINE NOVA SÉRIE

Opção Lacaniana online nova série é uma publicação digital ligada à Escola Brasileira de Psicanálise e à revista impressa de mesmo nome. A variante digital foi pensada e colocada no ar em 2005. Após cinco anos de ensaio, em 2010, estabilizou-se em uma nova série com periodicidade quadrimestral. O objetivo comum a ambas é publicar e divulgar artigos de autores nacionais e estrangeiros, ensaios, seminários, conferências, traduções, dedicados à psicanálise de Orientação Lacaniana e suas interlocuções com a ciência, a filosofia e a arte. No entanto, os textos que uma e outra veiculam não são os mesmos, salvo raras exceções, pois as linhas editoriais tem diferentes nuances. Em Opção Lacaniana online nova série visamos oferecer textos sobre temas atuais e relevantes de psicanalistas e autores consagrados, mas também cuidamos de dar voz aos que estreiam. Assim, a revista interessa tanto ao leitor como aos que desejam publicar na Escola. Além disso, trata-se de uma transmissão mais aberta e facilmente acessível, graças à internet, que pretende alcançar não só o estudioso, mas também o curioso, causando desejo nos estudantes, nos que podem vir a fazer uma opção decidida pela psicanálise, em especial, a de Orientação Lacaniana.

Editoras: Heloisa Caldas e Angelina Harari.
publicacoes_correio

CORREIO

Correio é a revista semestral da Escola Brasileira de Psicanálise. Desde a fundação da EBP, em 1995, seu espaço é usado para veicular a produção dos colegas da EBP e da AMP – Associação Mundial de Psicanálise, sempre pautada na Orientação Lacaniana. Sua distribuição é feita entre nossa comunidade de trabalho, podendo também ser encontrada em eventos promovidos pelo Campo Freudiano ou por solicitação à Secretaria da EBP pelo e-mail ebp@ebp.org.br.

Fernanda Otoni de Barros-Brisset (2019 – 2021)
publicacoes_correio_express

Correio Express

O nome escolhido remete à revista “Correio”, nossa companheira desde a fundação da Escola, cuja orientação é a publicação de textos referências no Campo Freudiano dentro e fora do Brasil. A “Correio” tem se dedicado, nos últimos númerosa explorar temas específicos que nos ocupam em nossas linhas de trabalho.

“Correio Express” é uma versão da revista direcionada ao público que se interessa pela orientação lacaniana, mas não é necessariamente vinculado ao Campo Freudiano.

A nova revista digital não competirá com a versão impressa; são dois produtos diferentes, mas que mantêm um laço suplementar. Além disso, por estar disponível online, tem um caráter mais telegráfico, sem perder o rigor editorial que a primeira conserva. Com a tecnologia da informação, o espectro da frequência e do público alvo certamente será maior, uma vez que a lista eletrônica “Veredas” divulgará a revista.