Exibindo um único resultado

MEMÓRIAS PERDIDAS NO TEMPO, MEMÓRIAS ESCRITAS NO CORPO: PSICANÁLISE E PRÁTICAS DA LETRA

R$ 29,99

Produto vendido pela AMAZON

Um traço perpassa essa publicação, organizada por Ana Lucia Lutterbach e Bruna M. Guaraná, junto a uma comissão: a insistência em investigar e registrar, mesmo na impossibilidade dos encontros presenciais, o que relança à vida e à escrita.

Diante da pandemia da Covid-19 – que marcou o ano de 2020, continuando nesse 2021, e alterou o modo como nos reuníamos, no ICP, em torno das pesquisas dos Núcleos e Unidades de Pesquisa –, o desafio de encontrar o jeito de fazer foi aceito por cada um. E aqui há um testemunho dos achados do Núcleo Práticas da Letra, em torno de sua busca por uma escrita que dê lugar ao real.

Interessante é acompanhar como cada texto se erige em torno desse ponto, o que nos faz retomar o que relança a pesquisa no ICP: que cada participante, do momento em que esteja de sua formação, possa ser tomado a compartilhar, entre a causa que mobiliza a pesquisa do Núcleo, e a que o mobiliza em seu desejo, seus preciosos e únicos achados, o que faz uma composição poder acontecer como evento único, que não se repete.

O que se apresenta aqui ressoa com a publicação anterior2: a pergunta por uma escrita que contemple o real continua, com outros elementos e referências em jogo, adentrando, em cada volta a mais da pesquisa, um aspecto que não faz desaparecer o que vem antes, mas o incorpora para que não se perca o real em jogo, e que não se chegue a uma resposta – que não há. E cada autora e autor, tanto aqui como na primeira publicação, não se perde em um coletivo, mas pulsa, dando de si, algo a mais que faz um arremate, e não um todo.

Recebemos esta iniciativa do Práticas da Letra, que registra seu percurso de investigação no ano de profundos reviramentos, com o entusiasmo de quem aprende com as adversidades que fazem furo no funcionamento habitual. E não se trata disso mesmo no que concerne ao coração da psicanálise?