logo

EDITORIAL

Maria do Carmo Dias Batista 

Os destaques deste número da revista Correio Express vão para as Inscrições e a Hospedagem no XXII Encontro Brasileiro do Campo Freudiano, a realizar-se no Rio de Janeiro de 23 a 25/11/2018. Novembro está bem próximo!

Leia mais…


XXII ENCONTRO BRASILEIRO DO CAMPO FREUDIANO

O mundo mudou, a família tradicional não é mais o núcleo da sociedade e as possibilidades de parceria são outras. O que as novas soluções sintomáticas nos ensinam e como o discurso da psicanálise pode incidir sobre os impasses contemporâneos?

Visitem o site do XXII Encontro Brasileiro do Campo Freudiano para conhecer o argumento da comissão científica, ler os textos e os Boletins.

Saiba como se inscrever e informações sobre hospedagem.


CURSO-SEMINÁRIO “A ESCOLA SUJEITO NA PERSPECTIVA DO ENSINO”

ÉRIC LAURENT

REFLEXÕES SOBRE A FORMA ATUAL DO IMPOSSÍVEL DE ENSINAR

Dizer que é impossível ensinar é dizer que é preciso, incessantemente, remeter ao canteiro de obras tudo o que apareceu, em um dado momento, como uma solução para essa aporia. A dificuldade que percebemos no ensino atual das Seções Clínicas é o signo de que alguma coisa chegou ao extremo. Leia Mais

O PASSE E OS RESTOS DA IDENTIFICAÇÃO

Diferentemente da Vênus de Botticelli emergindo das ondas, o desejo do psicanalista supõe uma queda, uma ruptura prévia na cadeia das identificações, especialmente fálicas. É preciso uma queda e a substituição de uma identificação por outra ligada ao discurso analítico: essa é a metáfora da passagem do discurso do inconsciente para o discurso da psicanálise. Leia Mais

Print Friendly, PDF & Email