CorreioExpress
home  

EBP Bahia

 
   

A Seção Bahia encerrou o ano de 2018 com uma estimulante dobradiça de Jornadas. A da Escola, com número recorde de inscritos e significativa presença de pessoas de outras cidades e Estados, sob o tema de “Loucuras, crônicas”, teve um caráter preparatório para o próximo Congresso de Membros da AMP em Barcelona. Contamos com dois Seminários de Graciela Brodsky, nos quais abordou a clínica atual desde a perspectiva das psicoses ordinárias, e de Sérgio Laia, que nos presenteou com um Testemunho do Passe, comentado por Graciela Brodsky. Houve, também, dois lançamentos de livros em formato de Apresentação pelos próprios autores, o rico debate nas mesas de trabalhos e a intensa movimentação da Livraria mostraram o vivo interesse do numeroso público presente. O fechamento da Jornada se deu com o lançamento do tema da próxima Jornada da Seção, em 2018: “O fim da intimidade – e a inquietante opacidade do ser”.

Por sua vez, a Jornada do IPB, também de sala cheia, trouxe as produções dos Núcleos de Pesquisa, dos Associados do IPB, com um viés bem clínico, sob o tema: “Do amor à lógica”. O convidado Antonio Beneti apresentou dois Seminários onde abordou magistralmente o tema da transferência na psicose, em sintonia também com o tema do próximo Congresso da AMP.

O Seminário de Orientação Lacaniana, sob a responsabilidade do Conselho, encerrou a leitura do Seminário “Peças Avulsas”, de Jacques-Alain Miller; e o Seminário de Formação Permanente, sob responsabilidade da Diretoria, encerrou a leitura do Seminário 23 – O sinthoma, de Jacques Lacan. Os programas para 2018 estão sendo elaborados e discutidos junto com o Conselho e a participação dos Membros da Seção.
Para concluir, o próximo número da REVISTA AGENTE está em pleno processo de produção, tendo previsão de sair no início do próximo ano.

Pablo Sauce
Diretor Geral da EBP-Seção Bahia

 



 
   
   
   
 
Instagram Instagram