BIBLIÔ 29

por Vários autores

A- / A+

EDITORIAIS

Em 1930, por dois centavos, esse jovem corpo falante feminino, um bibliocorpo, oferecia livros em empréstimo por uma semana, era só questão de vé-la passar novamente e devolver. Dez anos depois, 1939, 500 bombas alemãs destruíram 1200 moradias na sua cidade costeira, Ramsgate, a 72 milhas de Londres. Livros e bombas, invenções humanas. Apostamos nos livros. “Para permanecer afiada, uma mente precisa de livros assim como uma espada precisa de uma pedra de amolar”, diz o sábio náo todo Tyrion Lannister de A Game of Thrones.

Nas livrarias do X Congresso da Associação Mundial de Psicanálise você encontrará os livros que não sabia que procurava. A Biblioteca da EBP-Rio preparou suculentos destaques. O Bibliô 29 tem a honra de trazê-los a luz.

Marcela Antelo

Bibliocorpo

“No se pode escrever sem a for.a do corpo” [1], afirmou Marguerite Duras, destacando que a força impactante de um escrito advém das vísceras de quem ousa tentar capturar o real pela via das letras refeitas em palavras.

O corpo falante – sobre o inconsciente no século XXI, tema do X Congresso da AMP que ocorrerá de 25 a 28 de abril-2016 no Rio de Janeiro, ocupa-se do mistério que articula o corpo gozante .s palavras, quest.o fundamental para a pr.xis da psicanálise. Ainda que tal mist.rio tenha impulsionado o desenvolvimento do ensino de Lacan, cabe aos psicanalistas, em seu compromisso ético com a psicanálise, não eludir, não apagar e não desconsiderar a zona fundamental dos despenhadeiros entre as bordas do simbólico e o real sempre fugidio. O Bibliô 29 apresenta as publicações daqueles que não se deixaram intimidar pelo desafio da escrita, trazendo aos leitores e participantes do Congresso da AMP várias publicações que serão lançadas durante o evento. Destacamos especialmente as publicações da EBP e de alguns colegas de outras Escolas da AMP.

Desejamos a todos um excelente Congresso bordeado de leituras impactantes!

Lêda Guimarães
Diretora de Biblioteca da EBP-Rio

_______________
[1] DURAS, M. .crire. Paris: .ditiones Gallimard,1993. (Collection Folio).


Download BIBLIÔ 29