BIBLIÔ 9 – 2da Série

por

A- / A+

Editorial

Neste número do boletim Diretoria na Rede encontraremos um tributo ao sofrido período do golpe militar no Brasil, que completa seu cinquentenário. Para combater e contracenar com o cenário negro imposto pelos militares a arte, os livros, a música foram os aliados de nossa intelectualidade.

Neste Bibliô vemos que a contracena proposta pelas bibliotecas da EBP tem como pano de fundo a poesia Mallarmeniana, sempre referenciada a de James Joyce na nossa comunidade analítica, como podemos acompanhar em debates sobre filmes que aludem à escrita deste autor.

Nossas seções e delegações encerram o mês de março com as águas geradas pela poesia deste poeta obscuro e abrem o outono com o lançamento, na EBP, do livro do colega Joseph Attié, Mallarmé, O Livro. Estudo psicanalítico. As atividades propostas incluem debates com interessados e especialistas em Mallarmé de outras áreas, assim como a exibição do vídeo de apresentação do livro feita pelo autor, Joseph Attié.

A equipe do Bibliô Referência, liderada por Mirta Zbrum, contribui com o estudo do livro de Attié apresentando o primeiro texto sobre o mesmo escrito por Heloísa Caldas e intitulado Uma perda seca. Heloísa centra seu comentário sobre no matema sinthomático do autor.

Por outro lado, as Bibliotecas, cumprindo sua tarefa de contribuir com a formação do analista, discutem o Real do século XXI incluindo aí a temática do trauma e da violência, eixos centrais do XX Encontro do Campo Freudiano no Brasil que acontecerá em novembro de 2014 na cidade de Belo Horizonte.

Boa leitura!

Tânia Abreu (Diretora da Comissão de Bibliotecas da EBP)

BIBLIÔ 9 – 2da SERIE