BIBLIÔ 4 – 2da Série

por

A- / A+

Editorial

A Psicanálise é uma prática clínica que, desde os tempos de Freud, vem construindo seu edifício teórico em diálogo com outros campos do saber. As Bibliotecas da Escola Brasileira de Psicanálise, ao se manterem atuantes na vida cultural de suas cidades, vêm mantendo esta tradição.

Assim sendo, neste número 4 do Bibliô Informa, continuamos a anunciar lançamentos de livros, projeção de filmes, entre outras atividades, como o comentário sobre a exposição da artista japonesa Yayoi Kusana, intitulada por nossa colega Fabíola Ramon, “Império do nonsense”.

A exibição em todas as Seções e Delegações da nossa Escola do filme Elena está se concretizando e todos podem conferir a agenda elaborada pelos Diretores e Coordenadores de Biblioteca para tornar esta atividade Una no universo da multiplicidade que é a EBP.

Anunciamos para o próximo número do Bibliô Informa uma entrevista com Petra Costa, realizada por nossa equipe, na qual a diretora de Elena resgata a tradição feminina de sua família no campo da arte, sobretudo na relação com as imagens.

Neste vasto país da psicanálise, temos o prazer de anunciar o lançamento em português do livro do colega da École de la Cause Freudienne de Paris, Joseph Attie , Comment Mallarmé et Lacan se répondent, em setembro, no Rio de Janeiro, pela Editora Forense. A edição brasileira deste livro resgata para nossa língua um rico recorte da obra de Stéphane Mallarmé (1842-1898), um dos maiores poetas da língua francesa que marcou, ao lado de James Joyce, toda a literatura moderna. Sua influência é sentida até os dias atuais e em nossas terras, temos em Haroldo de Campos, Augusto de Campos e Décio Pignatari, os maiores tradutores de seus poemas.

Lacan não hesitava em fazer homologias entre a obra de arte e o que recolhemos na experiência analítica. O par homem-obra ressoa com fantasia e sintoma. Fatores desencadeantes deste livro que recomendamos conferir!

Boa leitura!

Maria Josefina Fuentes (Diretora Secretária da EBP)
Tânia Abreu (Coordenadora da Comissão de Bibliotecas da EBP)

BIBLIÔ 4 – 2da SERIE