skip to Main Content

Sobre a EBP Seção Bahia

A Escola Brasileira de Psicanálise – Seção Bahia compõe junto com mais seções no Brasil  a Escola Brasileira de Psicanálise, fundada em 1995, filiada à Associação Mundial de Psicanálise (AMP), fazendo parte da rede da Fundação do Campo Freudiano.

A Escola tem por objetivo manter vivos o ensino e a prática da psicanálise, enfatizando a formação permanente de seus membros. Ela busca favorecer o discurso analítico e o avanço da psicanálise freudiana segundo a orientação de Jacques Lacan, abrindo-se ao debate sobre os impasses de seu tempo.

Dentre as atividades abertas ao público desenvolvemos o Seminário de Formação Permanente de frequência semanal, Seminários dos membros da Escola, acesso ao acervo da nossa Biblioteca assim como cursos, debates e lançamentos organizados pela mesma. Contamos com o dispositivo do Cartel, pequeno grupo de trabalho, inventando por Lacan, aberto a todos os interessados, que na modalidade de rede acolhe investigações que regularmente dão a conhecer seus resultados em Noitadas e Jornadas de Cartéis abertas à comunidade.

Uma vez por ano realizamos Jornadas ao redor de um tema trabalhado durante o ano de formação, que conta com a presencia de colegas de todo o estado da Bahia e outros estados vizinhos ligados por transferência de trabalho com a nossa seção.

O trabalho de Escola na Bahia se enlaça com as outras seções do Brasil nos encontros nacionais, com os colegas de América Latina através da rede FAPOL (Federação Americana de Psicanálise de Orientação Lacaniana) e à comunidade internacional em seu conjunto a través dos Congressos da Associação Mundial de Psicanálise, dentre outras ocasiões de transferência de trabalho.

A EBP- Seção Bahia edita anualmente a revista Agente, impressa, e livros de interesse.  Sua agenda está disponível no site e nas redes sociais como Facebook, Instagram, WhatsApp e Veredas. Divide junto com o Instituto de Psicanálise da Bahia o mesmo espaço de funcionamento.

Diretoria da Seção Bahia

Diretor Geral – Luiz Felipe Monteiro

Diretora Secretária Tesoureira – Luiza Sarno

Diretora de Cartéis – Carla Fernandes

Diretor de Biblioteca – Rogério Barros


Conselho Seção Bahia:

  • Lucy de Castro (Presidente)
  • Célia Salles (Secretária)
  • Aléssia Fontenelle
  • Analícea Calmon
  • Carla Fernandes
  • Paulo Gabrielli
Back To Top