Jornada de Cartéis

Jornada de Cartéis

Convite aos cartelizantes

Caros colegas!

O real da pandemia impôs aos analistas, de modo subversivo, inventar a clínica via plataforma virtual, respeitando os  princípios e a ética da psicanálise.  Mas, além da clínica, o Cartel, lugar de ensino e transmissão, também foi afetado. Assim, foi necessário encontrar uma alternativa para seu funcionamento, o que se constituiu, também,   como um modo de tratar  o mal-estar que repercutiu na Escola .

Com o título provocativo, Novos tempos para o cartel, a Jornada de Cartéis da EBP-Bahia, que acontecerá no dia 18 de setembro próximo,  traz a expectativa de receber, articular e debater o produto que cada um  foi capaz de produzir  nestes últimos 18 meses, em que o encontro dos corpos não foi possível acontecer.

O novo, o tempo e o cartel – como se articulam… que efeitos podemos recolher? O cartel, instrumento de nossa formação analítica, que lugar ocupou para cada um de nós no enfrentamento desta realidade?

O novo, que se apresenta  no zoom, no online, no entre – entre cidades, entre estados e até mesmo países, entre nós analistas e praticantes da psicanálise;  o encontro  virtual, que fez o cartel acontecer e ajudou a gente a se ver; os novos tempos, uma nova forma de se encontrar para fazer existir o cartel, que continua sendo instrumento de formação e de sustentação da Escola de Lacan – foi determinante para mantermos o poder agalmático dos cartéis.

A nossa jornada é uma incitação à elaboração provocada – que se possa tratar do tema de cada um mas, também, seja o lugar próprio para se debater sobre o novo funcionamento dos cartéis nestes tempos pandêmicos.  A nossa aposta é acreditar no cartel como o espaço onde o novo acontece, onde a enunciação, que implica sempre em algo novo e vivo, de cada cartelizante, possa ressoar e produzir efeitos.

Esperamos contar com a participação dos interessados em expor o resultado de suas pesquisas. Para tanto, até o dia 07 de setembro, esperamos o envio de trabalhos (máximo de 7000 caracteres total), para o mail: [email protected] (em assunto: colocar Trabalho Jornada de Cartéis).

Atenciosamente,

Daniela Nunes Araújo, Iordan Gurgel (coordenador), Maria Luiza Sarno, Marcelo Magnelli e Mônica Hage.
X