skip to Main Content

Atividades da BIblioteca EBP-BA 2024

Tomando o tema do nosso ano de estudos na Escola, As paixões do falasser, na sua torção necessária com As paixões do ser, indagamos: será que os livros ainda ardem e queimam, nos arrebatando em paixões?

Ao considerar que as paixões podem se circuitar, articulando soma e representação, afeto que ganha uma direção, essa premissa, de pronto, nos permite atrelar a paixão encarnada, que afeta o corpo, com o próprio conceito fronteiriço da pulsão já nos ensinado por Freud. Uma forma que esse corpo se aparelha, realizando a paixão, é pela via da pulsão epistemofílica, onde o saber sobre um objeto que causa o desejo nos incita a produzir.

O saber que é meio de gozo, como nos ensina Lacan, não se faz sem o amor – e, por vezes, atravessado pelo ódio. Amor e ódio, paixões do ser, repousam na relação com o Outro. Nossos livros nos servem, então, como horizonte, escrita do Outro, pistas e vestígios que nos permitem, da sua leitura, produzir um efeito sujeito.

Nosso trabalho de Biblioteca esse ano será realizado a partir de cartel composto por Rogério Barros, como Mais-Um, Daniela Almeida, Graziela Pires, Milena Nadier e Rafael Chaves de Barros, como cartelizantes. Propomos três encontros que terão como mote três obras recém-lançadas, onde desejamos encontrar um espaço para apresentação da obra por parte dos autores, seguida por pílulas provocativas, incitadas pelos produtos do cartel, conversação e, quem sabe, apaixonamentos.

05 de junho 

  • Atividade Biblioteca: “A morte de si” – Marcelo Veras

11 de setembro

  • Atividade Biblioteca: “Foraclusão e Suas Dores” – Fábio Paes Barreto

 A definir

  • Atividade de Biblioteca: “Angústia” – Antônio Carlos Caires de Araújo
Back To Top