Orientação Lacaniana

Julho 2013

 

Iniciamos no DR de Julho uma nova rubrica, Orientação Lacaniana. Essa seção trará a atualidade da transmissão da Orientação Lacaniana nos diversos espaços da EBP. A Diretoria convidou Elisa Alvarenga para coordenar essa missão juntamente com os seguintes colegas: Romildo Barros; Ram Mandil; Nohemí Brown; Oscar Reymondo; Elisabete Siqueira; Maria Bernadette Pitteri e Fátima Sarmento. Abaixo, o DR publica a primeira troca de mails que mostra o profícuo trabalho que se inicia.

 

“Caros amigos,

 

Como eu já havia anunciado em meu discurso de posse, nossa colega Elisa Alvarenga ficou em nossa gestão com a tarefa de tentar dar uma unidade (não igualdade) à Orientação Lacaniana na EBP. A proposta é que as experiências locais possam ser enriquecidas com o diálogo entre os colegas. Elisa poderia criar uma espécie de um fórum onde questões de tradução, hermenêutica, citações etc, pudessem ser compartilhadas. Elisa também será a responsável pelo conteúdo da página do Site "Orientação Lacaniana". Pretendemos tornar essa página uma página viva, sempre trazendo novos textos, comentários e eventos relacionados ao tema. Para isso ela deverá constituir uma pequena equipe de apoio. Colo para Elisa os nomes dos Diretores para que eles possam trocar ideias sobre o modus operandi. Talvez os Diretores queiram designar alguém para o fórum ou ser eles mesmos os representantes. Bom a bola está com vcs (metáfora bem oportuna para a época)

Saudações ,


Marcelo Veras
Diretor da EBP”

 

“Queridos Colegas,

 

Agradeço a Marcelo pela confiança para a realização dessa tarefa. 

Gostaria de perguntar-lhes, desde já, o que vocês vêm trabalhando no Seminário de Orientação Lacaniana em cada Seção e Delegação da Escola. Miller prometeu recomeçar seu Curso em novembro deste ano, com a leitura do Seminario 6, que acaba de sair. Ate lá, temos um semestre pela frente. Aqui em Minas temos utilizado o espaço do Seminário de Orientação Lacaniana para trabalhar os temas dos eventos internacionais, que são o ENAPOL e o IX Congresso da AMP, ou seja, "Falar com o corpo - a crise das normas e a agitação do real", e "Um real para o século XXI". A partir do argumento de Miller para o Congresso publicado em Opção Lacaniana e dos argumentos de Miller e Laurent publicados no site do ENAPOL, vamos buscando os textos e Cursos de Miller e Lacan que contemplam o tema. Depois de Porto de Galinhas retomamos a discussão sobre o real que foi feita no Congresso. O que vocês programaram para o próximo semestre e o que gostariam de compartilhar neste espaço da Orientação Lacaniana da EBP? Proponho aqui um começo de conversa e, como disse Marcelo, vocês podem introduzir nesta lista os representantes que por ventura tenham designado para cuidar da Orientação Lacaniana em sua Seção ou Delegação. 

Estou constituindo uma pequena equipe de apoio que em breve darei a conhecer.

Abraços a todos,


Elisa Alvarenga”

 

“Caros Elisa, Marcelo e colegas,


fico muito contente com esta iniciativa. Me parece uma ótima oportunidade para conhecer a forma de trabalhar a Orientação Lacaniana em outros espaços da EBP, respondendo às particularidades de cada lugar e, ao mesmo tempo, a possibilidade de enriquecer e melhorar o que estamos fazendo na Delegação Paraná.

 

Na Delegação desde o ano passado estamos trabalhando a OL em cartel. O tema do cartel é "O real no século XXI". Os integrantes deste cartel são membros e correspondentes que manifestaram interesse em manter e agalmatizar este lugar fundamental da Escola.


O cartel se constituiu no final do ano passado e já trabalhamos o texto de Miller "Um real no século XXI" o que permitiu a cada um esclarecer sua questão. A partir da questão de cada um decidimos estudar o Seminário "O Ser e o Um". As reuniões têm sido básicamente duas por mês, fechadas, só para o cartel, visando colocar a trabalho aos participantes neste tema.

 

Agora no dia 28/06 teremos uma atividade aberta. Uma apresentação-conversação aberta para o público. É uma experiência com a que pretendemos colocar na cidade a Orientação Lacaniana de uma forma viva. É uma aposta que estamos fazendo e o que posso dizer é já despertou interesse porque apesar de apenas iniciar, ontem, a divulgação já temos um bom número de inscritos.

 

A  proposta é manter estas apresentações-conversações pelo menos duas vezes no próximo semestre, pudendo ter convidados, não participantes do cartel.

 

Bom, espero haver transmitido o que estamos trabalhando e o esforço que estamos fazendo no Paraná.

Para qualquer dúvida ou orientação fico no aguardo.

Abraço,


Nohemí Brown
Delegação Paraná”

 

“OI, caros colegas, parece que tem uma certa unanimidade, para trabalhar textos sobre o tema de ANAPOL, o corpo, o real, e o século XXI.Eu acho uma boa ideia. Vou levar as propostas a Diretoria, gostei muito da iniciativa dos colegas de Paraná de fazer uma conversação aberta ao publico, Espero a opinião de meus colegas,, seguimos falando, bjs Silvia


Silvia Esposito
Seção Santa Catarina
"

 

“Prezados Elisa, Marcelo e colegas,


Estamos trabalhando este ano no espaço reservado à Orientação Lacaniana, o curso de Jacques-Alain Miller – El partenaire-síntoma. Como metodologia, escolhemos ir aos detalhes do texto para destacar, em cada aula, pontos que tenham relação com o corpo. As aulas são apresentadas para discussão pelos participantes da Seção, tendo como norteadores para as oito primeiras lições:


- Corpo e organismo: diferença
- O sintoma serve ao gozo
- A modificação sintomática do corpo
- A defesa como o que se opõe à pulsão
- A pulsão como gozo do corpo
- O sujeito do gozo
- A linguagem é um aparelho de gozo
- A boca pulsional não é a boca a serviço da necessidade
- O ser como corpo de gozo.


Dessa forma, estamos direcionando a Orientacao Lacaniana par ao ENAPOL e para nossa Jornada anual.
Entrarei em contato com Elizabete Siqueira, que, este ano, é a pessoa encarregada da Orientação Lacaniana.
Abs,


Rosane da Fonte.
Seção Pernambuco”

 

“Prezada Elisa e colegas,

 

Me parece muito interessante esta troca de mensagens, assim vamos conhecendo melhor como cada seção ou delegação faz em relação ao Seminário de Orientação. 

 

A nova diretoria da EBPRJ tomou uma serie de decisões que resultam em realizar uma certa amarração entre as atividades promovidas na Seção RJ. 

 

O tema geral que nos orienta é o texto O real no Século XXI e o tema do Corpo  e do Sintoma na atualidade, que será do Enapol e das nossa Jornada Anual, Cujo titulo é "Nós e o corpo. Enlaces e desenlaces na psicanálise hoje".

 

Assim, o Seminário de Orientação Lacaniana ficou a cargo  de Romildo do Rego Barros no qual toma como referencia é Silet de JAMiller extraindo as consequencias de algumas elaborações presentes nesse seminário. A cada encontro convida um colega para desenvolver um tópico.

 

Também contamos com um Seminário Clinico, coordenado por Rosario Collier do Rego Barros e Maria Silvia G F. Hanna que aborda o tema do real e do corpo a partir de casos clínicos apresentados por colegas.

 

As Lições do passe (Coord. Marcus Andre Vieira) tem como tema eixo A interpretação e a nomeação. Aqui recebemos os colegas para fazerem seus testemunhos e também são retomados testemunhos de colegas que se encontram publicados.

 

O tema da politica é trabalhado nos "Encontros sobre a politica e a formacão do analista", Coord. por Vera Ribeiro e Stella Jimenez.

 

A experiIencia  desta proposta tem sido muito enriquecedora e podemos percebê-la nos efeitos causados na comunidade.  A frequencia nas atividades é elevada, a vontade de constituir cartéis tambem esta crescendo e a participação é ativa e viva nos eventos.

 

 

O coordenador do SOL é como disse Romildo do Rego Barros.

 

Desde já fico muito grata e envio um abraço para todos,

 

Maria Silvia Garcia F. Hanna
Seção Rio de Janeiro”

 

“Cara Elisa, Marcelo e demais colegas,

 

A Delegação Paraíba tem se utilizado do espaço da Orientação Lacaniana para debater e aprofundar a leitura do Seminário 19 de Lacan. Avaliamos que esse seminário nos fornece os subsídios para um aprofundamento na questão do Ser e do Um que foi trabalhada no último curso de Miller . Pensamos também que essa leitura nos incita a refletir sobre o real do século XXI se servindo cada vez mais da lógica decorrente do impossível da relação sexual. A coordenação deste seminário está a cargo dos membros de Escola e este ano ficou com as colegas: Cassandra Dias, Cleide Pereira e Glacy Gorski.


Esse espaço tem sido ocasião para um trabalho em torno do Um tanto no ensino de Lacan como para o trabalho realizado pela Delegação na formação de seus membros, além de servir de acolhimento para os interessados na orientação lacaniana.


Considero que esse fórum de debate, aberto pela Diretoria para uma troca entre os colegas acerca do que é realizado sobre a Orientação Lacaniana em cada local, pode servir de um momento para o desdobramento e um afinamento da teoria e da clínica produzida  pela leitura dos cursos de Miller permitindo um elo com a produção coletiva de cada Encontro, Congresso, Simpósio fazendo avançar nosso conhecimento sobre os impasses do inconsciente em nossa contemporaneidade.
Com um abraço,


Margarida Assad
Delegação Paraíba”

 

“Caros colegas Elisa, Marcelo, demais diretores,

 

É com satisfação que recebo a notícia desse espaço para diálogo sobre a Orientação Lacaniana e as atividades desenvolvidas em cada Seção e Delegação.

 

Nesses primeiros meses de nossa diretoria, nos seminários de Orientação Lacaniana, optamos por terminar uma tarefa iniciada pela gestão anterior, que se dedicava ao estudo do seminário Silet, de Miller.

Para o segundo semestre, nossa proposta é ter como eixo de estudo e discussão o real no século XXI, tendo como orientadores os temas que serão desenvolvidos no VI Enapol e no Congresso da AMP em 2014.


Assim, partimos do texto/argumento de Miller "Um real para o século XXI" e dos argumentos e textos apresentados para o VI Enapol (publicados em seu site).


Contaremos com a presença de colegas convidados para desenvolver um aspecto dos temas mencionados e debater com a plateia.


Para dar início ao debate mais específico sobre o Enapol, contaremos em 14/08 com a presença de Sergio Laia, que seguramente irá instigar a discussão do tema e a realização de trabalhos para o Enapol.

Essa é a proposta de trabalho para 2013 em relação ao Seminário de Orientação Lacaniana.

Um grande abraço,


Marizilda Paulino
Seção São Paulo”

 

“Marcelo, Elisa e demais colegas:


O programa  de 2013 elaborado pela Diretoria da Seção Bahia que  tem como título “O real em perspectiva” reservou um espaço da Orientação Lacaniana que vem acontecendo às quartas , às 20 h, no mesmo horário do Seminário de Formação Permanente e fica a cargo da Diretoria composta por: Fátima Sarmento, Iordan Gurgel, Marcela Antelo , Nilton Cerqueira e seis convidados membros da seção: Analícea Calmon, Bernardino Horne, Célia Salles, Marcelo Veras, Paulo Gabrielli e Sônia Vicente. A Diretoria optou por realizar de forma alternada  o estudo do seminário XIX, as leituras comentadas dos textos do ENAPOL e o estudo de textos de Miller que tratam do real e do corpo contidos no livro “La experiencia de lo real en la cura psicoanalítica”. No dia 8 de maio debateu-se sobre os ecos do X Congresso da EBP, nas semanas seguintes foram realizadas as seguintes atividades:1- leitura comentada do texto de Laurent- “Falar com seu sintoma,falar com seu corpo” ,2- leitura comentada da primeira lição do seminário XIX-“ A pequena diferença”, 3- leitura comentada do texto de Sérgio Laia- “Falar com o corpo ,um solilóquio e a experiência analítica”, 4-uma leitura comentada da segunda lição do Seminário XIX. Para o mes de julho já está previsto a entrada dos textos de Miller alternando com o texto do ENAPOL de Elisa Alvarenga “Falar com o corpo. A crise das normas e a agitação do real”, dando continuidade as lições do sem. XIX.
Um grande abraço para todos.


Fátima Sarmento
Seção Bahia”

 

“Prezados colegas,

 

Estou retornando de viagem e recebendo este email. Muito bom!


Ao trabalho, então!


Elisa e demais colegas, a Delegação ES, há anos, tem um espaço dedicado à Orientação Lacaniana (que, com o tempo foi sendo chamado assim). Acontece todas as terças feiras à noite, de 20:30 às 22:00.
Neste, discutimos os seminários de Lacan por um longo tempo, e recentemente, há uns três anos, o seminários pontuais de Miller. Ano passado, começamos a ler La experiencia de lo real en la cura psicoanalitica, aguardando as decisões quanto ao próximo.


Restam-nos ainda 4 capítulos - o que encerraremos em breve.


Temos as sugestões de Extimidade e de La fuga del sentido, mas seguiremos a orientação da EBP para fecharmos o tema para iniciarmos em agosto.
Um grande abraço,


Bartyra Castro
Delegação Espírito Santo”

 

“Caros colegas


Escrevo também para saudar a aposta lançada por Marcelo e referendar o que Elisa já expôs sobre o funcionamento da "Orientaçâo Lacaniana" na Seção Minas.

Um abraço a todos

 

Henri Kaufmanner
Seção Minas Gerais”

 

Caro Marcelo, Elisa e colegas da causa analítica,

 

Enquanto Coordenador da Delegação Mato Grosso do Sul/Mato Grosso, em fase inicial de condução dos trabalhos aqui em nossa região, fico feliz e parabenizo-os pela iniciativa de interlocução mais específica entre as diversas sessões e delegações.


No início de maio, quando da transmissão da Coordenação, realizamos um evento bem interessante, onde tivemos a presença de cerca de quarenta pessoas na sede da nossa Delegação. Na ocasião apresentei um fragmento de caso clínico, cuja repercussão foi bastante interessante. Alguns colegas se pronunciaram a respeito dos trabalhos realizados e também das expectativas em relação ao trabalhos a serem ainda desenvolvidos.


Logo, numa outra ocasião, na reunião de formação, foi trabalhado um texto produzido especialmente para a ocasião, onde trouxemos questões relativas a formação do analista, sua inserção na polis e suas relações com os pares. Buscamos salientar a estrutura e o efeito do significante 'Escola' no percurso de formação dos analistas lacanianos, cuja premência apóia-se no estabelecimento de uma formação teórica consistente, paralelo as experiências de analisante  e supervisionando de cada um. 
A nossa reunião de formação acontece todas as quartas-feiras, com a presença constante de pelo menos 3/4 dos componentes. 


Cabe ressaltar que temos correspondentes que residem em outras localidades e acompanham essas reuniões via internet. 


Esta é uma atividade já tradicional, visto que ocorre há mais de oito anos. 


No momento estamos plenamente envolvidos com a temática do VI ENAPOL, realizando a leitura e discussão do textos que estão sendo divulgados no boletim do encontro, com adições espontâneas de textos auxiliares, que sempre complementam o tema em questão. 


Tem sido um momento absolutamente profícuo, fonte de discussões interessantes. Um texto, que causou desdobramos especiais foi o produzido por Patrício Alvarez, 


FALAR COM QUAL CORPO?


Também estamos nas vésperas de um Encontro Preparatório para o VI ENAPOL. 


Agora em 21 e 22 de Junho receberemos Simone Souto da EBP-MG, que fará uma conferência cujo título será: O inconsciente real: a via do sinthoma. 


Num segundo momento trabalharemos a produção teórica de dois cartéis fulgurantes, previamente orientados para este evento. E ainda, num terceiro momento haverá uma discussão de casos clínicos produzidos por nossos próprios colegas. Estes casos, veiculam algo do corpo e seus desvarios frente as contingências e ficções do nosso tempo.


Em Rondonópolis MT temos o vigésimo  “Olho Clínico – umtravelling entre Psicanálise e Cinema”,  com a discussão do filme Jogo de Cena, dando continuidade ao  tema proposto para este ano: “Psicanálise – da explicação à implicação” cuja direção dos trabalhos fica por conta da nossa colega Sueli Ignoti.
Bom, este é um resumo do que estamos trabalhando e produzindo em nossa Delegação, em nome da causa analítica de orientação lacaniana.

Um abraço a todos,

Cordialmente, 

 

Ary Farias

Coordenador da Delegação MS/MT da EBP.