Editorial #19

 

BANNER

 

Com esse editorial nossa equipe se despede do DR. Nos último dois anos, um intenso trabalho mobilizou mensalmente toda a EBP buscando interligar as inúmeras comunidades de trabalho que se espraiam por todo o Brasil. Com o DR a orientação lacaniana ganhou uma divulgação inédita nas redes sociais. Nosso facebook atinge a marca de oito mil usuários. Alguns números ultrapassaram a marca de 70 mil visualizações. Esta façanha não seria possível sem a transferência de trabalho que é a marca de nossa Escola. E esse trabalho está mais ativo do que nunca.

 

Temos nesse mês de abril o XI Congresso de membros da EBP, na cidade de Salvador. Os temas abordados pelo Congresso estão plenamente afinados com os temas da Associação Mundial de Psicanálise. Vamos trabalhar a relevância da questão da supervisão na formação do analista, o poder das imagens que é o tema do próximo ENAPOL na cidade de São Paulo e o Corpo Falante, tema do próximo Congresso mundial da AMP, em 2016 no Rio de Janeiro.

 

Gostaria de abraçar meus formidáveis colaboradores das diversas rubricas que fizeram o boletim acontecer. Agradeço particularmente Bernadette Pitteri, que encampou o projeto desde o início e conduziu o todo com a rapidez que o mundo digital nos impõe. No domingo 12 de abril, ocorrerá a Assembleia Geral da EBP, momento em que se fará a permutação da Diretoria Geral. Desejo às futuras Diretoras, Ana Lúcia Lutterback Holck, Fernanda Otoni, Paula Borsói e Marcela Antelo, todo o sucesso que o entusiasmo em nossas conversas preliminares de permutação me fizeram antever. A todos vocês leitores do DR meu muito obrigado.

 

Por fim, um agradecimento especial às minhas incansáveis Diretoras, Maria Josefina Sota Fuentes, Glacy Gorski e Tânia Abreu, que me ajudaram a fazer desse biênio 2013-2015 um período que ficará gravado em minha memória. Nesse mês a Escola Brasileira de Psicanálise comemora seus 20 anos de fundação. Ninguém melhor que o Presidente da Associação Mundial de Psicanálise para nos dizer o valor dessa conquista.

 

 

Marcelo Veras

Diretor da EBP