Bibliô #03

Agosto 2013

Boletim eletrônico das Bibliotecas da EBP

 

Maria Josefina Fuentes (Diretora Secretária da EBP)
Tânia Abreu (Coordenadora da Comissão de Bibliotecas da EBP)

 

 

Temos a alegria de anunciar que a EBP já está autorizada pela produtora Busca Vida Filmes a exibir o filme ELENA, cedido gentilmente pela própria Diretora Petra Costa, que vem conquistando o público nacional e internacional com este documentário que já recebeu vários prêmios. A partir de agosto, as Bibliotecas das Seções e Delegações da EBP poderão exibir e promover debates em torno deste belíssimo filme que, certamente, muito tem a ensinar à psicanálise. Confira a sinopse:

 

Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade dos anos de ditadura militar e deixa Petra, a irmã de 7 anos. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. Tem apenas pistas: filmes caseiros, recortes de jornal, diários e cartas. A todo momento Petra espera encontrar Elena caminhando pelas ruas com uma blusa de seda. Pega o trem que Elena pegou, bate na porta de seus amigos, percorre seus caminhos e acaba descobrindo Elena em um lugar inesperado. Aos poucos, os traços das duas irmãs se confundem, já não se sabe quem é uma, quem é a outra. A mãe pressente. Petra decifra. Agora que finalmente encontrou Elena, Petra precisa deixá-la partir. (http://www.elenafilme.com/o-filme/)


BIBLIÔ REFERÊNCIAS

Dando continuidade ao excelente trabalho de pesquisa das referencias do Seminário 19 de Jacques Lacan, ...ou pior, Mirta Zbrun com sua equipe (Patrick Almeida e Luciana Castilho de Souza) avançam desbravando mais 4 capítulos deste Seminário. As referências dos capítulos 5, 6, 7 e 8 podem ser lidas aqui neste número (Bibliô Referências) e as referências dos capítulos anteriores nos Boletins haun – leituras do Seminário 19... ou pior, de Jacques Lacan (http://www.ebp.org.br/haun/boletim.asp) preparatórios para o Seminário Internacional da EBP em Buenos Aires, que acontecerá no dia 21 de novembro, bem como nos números anteriores deste Boletim.

 


 

Lembramos que a Revista Colofón n. 33, Cuerpos que hablan, com artigos de colegas brasileiros, está à venda nas Seções e Delegações da EBP. Reserve a sua!

 



 

ATIVIDADES NAS BIBLIOTECAS DA EBP

 

EBP-RIO DE JANEIRO

Diretor de Biblioteca: Fernando Coutinho

Dia 19 de agosto: lançamento da Revista Latusa 18 com uma mesa redonda, coordenada por Fernando Coutinho e com breves intervenções de Ana Lúcia Lutterbach, Marcus André Vieira, Rodrigo Lyra, Cristina Duba e Inês Lamy, seguida de vinho e autógrafos.

 

 

Dia 28 de agosto, às 9h30: lançamento do livro A violência: sintoma social da época, com textos provenientes de um colóquio do ICP. A mesa redonda será coordenada por Fernando Coutinho e contará com as intervenções de Ondina Machado, Paula Borsoi e Ana Lúcia Lutterbach, seguida de um café da manhã e autógrafos dos autores.

 

 

 

EBP-BAHIA

Diretor de Biblioteca: Nilton Cerqueira

Dia 9 de agosto, às 18h, na sede da EBP-BA, lançamento do livro de Graciela Bessa, Feminino: um conjunto aberto ao infinito, numa atividade conjunta com o Núcleo Carrossel:

 


 

Dia 23 de agosto, à noite, na sede da Seção Bahia, lançamento do livro de poemas de Lucíola Macêdo, Soante. Como parte do evento, ocorrerá um debate sobre o tema do testemunho. Lucíola fará uma intervenção a partir da sua pesquisa de Doutorado sobre o valor do testemunho na obra do filósofo Primo Levi, e o convidado, Joviniano Neto, escritor e jornalista atuante nas questões ligadas à Comissão da Verdade, debaterá o tema.

 


Dia 13 de julho, aconteceu na Sede da EBP-BA a conferência Trauma, Repetição e Contingência, realizada por Jésus Santiago. O evento, promovido pelo Biblioteca da Seção Bahia, foi precedido pelo lançamento do livro: De que real se trata na clínica psicanalítica: psicanálise, ciência e discurso da ciência, cuja co-autoria é assinada por Jésus Santiago, Tânia Coelho dos Santos e Andréa Martello. A intervenção do convidado incidiu, inicialmente, na distinção entre contingência e acaso, especialmente da filosofia de Aristóteles. O preâmbulo epistemológico sustentou um segundo ponto de distinção, precisamente clínico: o real como repetição e o real como encontro; o real como impossível e o real como contingente; o real e um real. O que se repete se produz como por acaso – é uma citação de Lacan trazida por Jésus para demonstrar como o acontecimento traumático do choque do significante no corpo converte o acaso em uma contingência, precisamente, por desencadear, desde esse encontro, a ordem da necessidade vista na posição sexual, na fantasia fundamental e no sinthoma de cada um. A direção da cura desde esta visada permite pensar a posição do analista como um agente de um real contingente que, via o ato analítico, favorece a desarticulação entre S1-S2. Colher os efeitos da traumatização desse par, sujeito à ordem da necessidade, aponta no curso analítico para o osso sintomático órfão de sentido. Este é um dos trilhamentos analíticos que o passe atualmente tem dado testemunho. Este dado ficou claro na exposição feita por Jésus Santiago.
Luiz Felipe Monteiro (Associado do IPB-BA)

 

EBP-MINAS

Diretor de Biblioteca: Laura Rubião

Dia 20 de agosto, na sede da EBP-MG: entrevista com Patrícia Maria Kauark Leite, conduzida por Ram Mandil sobre: Real da ciência, física quântica e filosofia transcendental. Ainda norteados pelo tema da próxima Jornada da EBP-MG, “Psicanálise e Ciência: o real em jogo”, contaremos com a contribuição de autores oriundos da prática e da reflexão ligadas diretamente ao campo da ciência. Patrícia Maria Kauark Leite é Professora adjunta de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, recebeu o prêmio Louis Liard 2012, concedido pela Academia de Ciências Morais e Políticas da França, pelo seu livro Théorie quantique et philosophie transcendantale: dialogues possibles (Hermann, 2012). A entrevista será conduzida por Ram Mandil.

 

Dia 23 de agosto, às 19h, no Pátio Savassi: A cidade pulsa, a psicanálise escuta! “O que é o "Acontecimento"? Com Antônio Teixeira (EBP-MG e UFMG) e Bruno Guimarães (UFOP)

 

EBP-SANTA CATARINA

Diretor de Biblioteca: Laureci Nunes

Dia 9 de agosto, às 21h30, no hotel Valerim Plaza, haverá o lançamento de Livro: @s novas @ditas: a implosão do gênero na feminização do mundo, de Ernesto Sinatra, colega da EOL. A obra, que poderá ser adquirida com autógrafos do autor, foi traduzida e publicada pela Editora Cultura e Barbárie. O evento, que é uma atividade conjunta da Oficina de Política Lacaniana e da Diretoria de Biblioteca da EBP-SC, ocorrerá dentro das atividades do Colóquio: Adições. Que droga é essa?

 


No dia 4 de julho, foi relançada a atividade Noites de Biblioteca com a mesa redonda “Uniões do mesmo sexo”. Diante de um público que lotou as dependências da sala Carolina Boris da Universidade Federal de Santa Catarina, Laureci Nunes coordenou a atividade em que a advogada e doutoranda, Cláudia Nichinig apontou que, nos movimentos pela democracia sexual, há um intuito de normalização, que consiste na busca pela proteção do Estado. O advogado Ricardo Waick (OAB), ao levar em conta a polêmica legal, defendeu a tese de que cabe ao cidadão escolher seu projeto de vida e cabe ao Estado garantir a sua realização, desde que o mesmo não cause prejuízo a ninguém. Entende que as transformações sociais exigem uma releitura face aos novos valores e que o casamento civil hoje é a melhor forma de garantir os direitos do cidadão. Para o psicanalista Oscar Reymundo, a legalização do casamento homossexual leva a marca da realização da rebeldia e, nesse sentido, introduz uma diferença, embora se oriente na direção dos direitos à cidadania. Após as exposições ocorreu amplo debate.


Por Armi Maria Cardoso, integrante da Equipe de Biblioteca (SC)

 

DELEGAÇÃO PARANÁ

Secretário de Biblioteca: Célia Winter

Dia 9 de agosto, à 18h30, na sede da Delegação, ocorrerá a atividade "Filmes que vi com Freud e Lacan", com o filme Apaixonado Thomas. Debatedores: Edson Garrido, Francis Juliana Fontana e Gilberto Rudeck da Fonseca.

 

DELEGAÇÃO MARANHÃO

Secretário de Biblioteca: Anícia Ewerton

Dia 10 de agosto, às 16h, na Universidade Dom Bosco, exibição do filme “Adèle H”, com os comentários de Francisco Frazão (Psiquiatra, Psicanalista, Mestre em Teoria e Clínica pela UERJ, Membro fundador do Corpo Freudiano Seção São Luís).

 

DELEGAÇÃO GERAL GOIÁS/DISTRITO FEDERAL

Secretário de Biblioteca: Ordália Alves Junqueira

Dia 24 de agosto, às 16h, no Centro Comercial Antônio João Sebba. Setor Sul (Goiania), haverá a “Discussão de Caso Clínico”, uma atividade preparatória para o VI Enapol, que trabalhará o tema do Corpo na Psicose. O convidado será Marcelo Vera e a coordenação de Rosângela Maria Ribeiro.

 

COMISSÃO EDITORIAL

Redação: Maria Josefina Sota Fuentes e Tânia Abreu
Equipe: Mirta Zbrun, Fernanda Otoni, Ana Martha Maia, Laureci Nunes e Bernadette Pitteri
Coolaboradores: Fernando Coutinho (RJ), Laura Rubião (MG), Nilton Cerqueira (BA), Cynthia Freitas (SP), Carolina Queiróz (PE), Laureci Nunes (SC), Célia Winter (PR), Anícia Ewerton (MA), Aparecida Andrade de Lima (MG/MS), Ordália Alves Junqueira (GO/DF), Cristina Maia (PB), Tânia Prates (ES) e Cláudia Formiga (RN).

 

 

 

 

BIBLIÔ ANTERIORES