Acontece #015

Outubro 2014


 

EDITORIAL

Rogério Barros

 

O campo freudiano no Brasil se movimenta rumo ao XX Encontro, grande mote para o prosseguimento dos trabalhos nas sessões e delegações da EBP. Atividades Preparatórias, Jornadas, Cursos, Palestras e Seminários se multiplicam pelo país, fazendo avançar sempre o significante da Orientação Lacaniana entre nós.


Fiquem atentos à agenda e programem-se.

 

Jornadas Seção BA

Jornadas Del. Geral Goiás/DF

Jornadas Seção ES

Jornadas Del. Geral MS/MT

Jornadas Seção RJ

Jornadas Seção SC

Jornadas Seção SP

Jornadas CIEN MG

Jornadas CIEN SP

 

SEÇÃO RIO DE JANEIRO

 

No mês de outubro, no Seminário de Orientação Lacaniana, coordenado por Romildo do Rêgo Barros, a discussão será em torno do Ultimíssimo Lacan (Miller, J.-A.: El Ultimísimo Lacan, Paidós, Buenos Aires, 2013). Nas palavras de Romildo:"A partir do que diz Jacques-Alain Miller na aula XII de El Ultimísimo Lacan, chamada por Miller de "O Momento de Concluir", em referência ao seminário 25 de Lacan, surge uma outra iluminação, digamos, para a mesma questão. Miller relaciona a interpretação ao ato, a partir de uma separação de funções, digamos assim, entre o analisante e o analista: 'o analisante fala, faz poesia, enquanto o analista corta'".


No dia 11 de outubro, sábado, teremos a atividade Procura-se Cartel com a coordenação de Elza Freitas. No Seminário Clínico, coordenado por Maria do Rosário do Rêgo Barros e Maria Silvia G. F. Hanna, o caso será apresentado por Angela Negreiros e debatido por Marcus André Vieira.


Dias 17 e 18 de outubro acontecerão as XXIII Jornadas Clínicas da Seção EBP Rio /ICP-RJ "O trauma e suas vicissitudes", coordenadas por Ana Tereza Groisman e Maricia Ciscato. E por fim, no dia 27 de outubro teremos o seminário Lições do Passe, coordenado por Marcus André Vieira.


SEÇÃO MINAS GERAIS

 

As atividades de outubro se iniciam no dia 02 com o SEMINÁRIO PREPARATÓRIO rumo ao XX Encontro Brasileiro do Campo Freudiano "Trauma nos corpos, violência nas cidades". Apresentação de Maria José Gontijo Salum e Miguel Antunes e com coordenação de Sérgio Laia - "O ato na experiência analítica e nas ruas".

 

O Núcleo de Psicanálise e Direito e o CIEN realizarão, no dia 08, uma atividade em conjunto, a CONVERSAÇÃO DOS LABORATÓRIOS Catu, Selex e Trocando uma Ideia: A presença do real e o lugar das invenções.

 

No dia 22,  na REPsciência: Rede Epistemológica de Psicanálise e Ciência, acontece a apresentação de Gilson Iannini: Psicanálise, ciência êxtima. Responsáveis: Francisco Paes Barreto, Frederico Feu e Sérgio de Mattos.

 

A atividade O PASSE NA ESCOLA acontecerá no dia 23 sob o tema do Supereu no final de análise. Convidados: Ram Mandil, Ana Lúcia Luterbach e Ana Lydia Santiago (coordenação).

 

No dia 25 acontece a 14ª CONVERSAÇÃO DA SEÇÃO CLÍNICA - Apresentação da Apresentação na rede: a criança, os diagnósticos e seu tratamento. Entrevista realizada no CERSAMI (Prefeitura de Belo Horizonte), no âmbito das atividades do Núcleo de Pesquisa em Psicanálise com Crianças. Com a apresentação de Cristina Drummond (AME; Membro da EBP/AMP) e Cláudia Messias (Terapeuta Ocupacional da Equipe Complementar de Saúde Mental da Regional Leste de BH). Os comentários ficarão a cargo de Paula Borsoi (Membro da EBP/AMP; Coordenadora da Comissão de Ensino do ICP/RJ) e Márcia Mezêncio (Membro da EBP/AMP) com a coordenação de Simone Souto (AME; Membro da EBP/AMP).

 

Finalizando os destaques de outubro, no dia 30 será retomado o SEMINÁRIO DE LEITURA DO CURSO DE ORIENTAÇÃO LACANIANA com o tema: A Perversão do Gozo, o Corpo e o Imaginário. Responsáveis: Jésus Santiago, Ram Mandil e Sérgio Laia.

 

SEÇÃO BAHIA

 

ACONTECEU:

A EBP seção Bahia, organizou o "Encontro dos associados do IPB" com a conferência de Simone Souto psicanalista da EBP/MG. O tema da sua conferência foi Trauma e Defesa. Ela levanta a questão do que há na clínica hoje e o sem sentido do sintoma.


Como o trauma aparece? Uma vez que ao real não falta nada, quando entra na linguagem, algo aparece como falta, quando aparece o furo no real e esse furo se chama o Outro. Para ver o furo é preciso ver a borda do real, é a invenção da borda que faz surgir o furo na linguagem. Portanto a linguagem 'descompleta o real', porque a ele nada falta. "Trou-matismo" é a ausência de um significante no campo do outro. O sujeito não se reconhece como parte do sintoma. E conclui: o analista entra com o corpo para perturbar a defesa, mais do que com uma intervenção. O que se trata de um manejo muito delicado.

 

Liliane Sales


ACONTECE

Em outubro, teremos as duas últimas atividades preparatórias para o XX Encontro Trauma nos corpos, violência nas cidades, que acontecem todas as quartas-feiras das 20h às 21h30. A primeira será no dia 1 de outubro, com a apresentação do trabalho que tem como tema "Incidências do trauma na diferenciação dos sexos: 'a castração feminina como traumática'" de Maria Luiza, e que será coordenada por Julia Solano. E, para finalizar as nossas atividades preparatórias, Júlia Jones coordenará, no dia 08 de outubro, a mesa em que Marcelo Veras apresentará "O mal, sua marca nos corpos, e a vida".

 


Como atividade preparatória para a XIX Jornada da EBP Bahia, Pablo Sauce, no dia 15 de outubro, coordena a mesa em que Iordan Gurgel apresentará "A voz das XIX Jornadas".

 

Description: banner-jornadas-website.png

Nos dias 24 e 25 de outubro, teremos a XIX Jornada da EBP-BA 2014, que será realizada no Auditório da ABM (Ondina – Salvador), com o título Atualização do trauma. Marie Hélene Brousse, nossa colega AME da Escola da Causa Freudiana (Paris), é a nossa convidada internacional. Quer se inscrever? Entra no site http://ebpbahia.com.br/agenda/jornada-actualizacao-do-trauma/.

 

Dia 29 de outubro, contamos com a coordenação de Tânia Abreu para uma conversação sobre "Ecos das XIX Jornadas".

 

SEÇÃO SÃO PAULO

 

01/10 - Leitura do Seminário VI de Jacques Lacan - Capítulo VIII com Maria do Carmo Dias Batista. Coordenação: Luiz Fernando Carrijo da Cunha.
04/10 – Jornada de Cartéis das 10h às 17h, na sede da seção São Paulo.
08/10 – Leitura do Seminário VI de Jacques Lacan - Capítulos XI, XII, XIII com Angelina Harari e Maria Cecília Galletti. Coordenação: Leny Magalhães Mrech.
15/10 – Atividade da Diretoria  - Convidado: Marcelo Ferretti apresentando sua tese de doutorado: "A ontogênese e a filogênese em Freud". Coordenação: Marizilda Paulino.
22/10 - Leitura do Seminário VI de Jacques Lacan - Capítulos XIV e XV com Maria Bernadette Soares de Sant'Ana Pitteri. Coordenação: Patrícia Badari.
29/10 – Conferência de Yves-Claude Stavy. Coordenação: Cássia Maria Rumenos Guardado.

 

Notícia da EBP-SP    

Encontros marcados com o Real - O trauma e a sua clínica no século XXI.


As Jornadas da EBP-SP 2014 foram um sucesso! 

 

Um público atento e participativo acompanhou os trabalhos desenvolvidos nos dois dias de trabalho: O trauma e seus conceitos na Plenária do dia 12/09 e O curável e o incurável na Mesa Redonda de 13/09.


Vicente Palomera, nosso convidado internacional, ministrou o seminário Variedades do Trauma, e nos trouxe a possibilidade de um aprofundamento na questão do trauma, atualmente, na clínica lacaniana.

 

Description: http://static.wixstatic.com/media/439f8f_1daa2756633a77d03dc218cbf80a95bb.jpg_srz_p_953_111_75_22_0.50_1.20_0.00_jpg_srz

 

Description: clin-a 3.jpeg

 

Acompanhe as atividades para 2014 do CLIN-a no site:
http://www.clin-a.com.br/

 

 

 

 

 

 


As Reais Eleições

A psicanálise do Século XXI é a psicanálise do Real Em 5 aulas

 

O mundo mudou. E eu com isso?


O sexo antes escondido agora é exibido. O amor outrora explicado agora é sem sentido. O natural cedeu ao artifício. A tecnologia nos leva a querer o que não precisamos. A genética antecipa informações de do enças que vamos ter e não queremos saber. Os sintomas, passando pelo curto-circuito da palavra, já não são os mesmos. O mundo desordenou-se, mudou e nos surpreende. Vivemos um Real arriscado. Sem sentido e sem lei. Um Real que nada espera da fala. Como interagir com isso de modo singular?


Em seu Seminário 23, Lacan diz de sua esperança de um dia articular o que chamou pedaços de real. Já não se trata mais, para ele, de um real universal que alcançaria a todos, mas de pedaços de real que tocam diferentemente a cada um exigindo, como desenvolveu Jorge Forbes, dois movimentos subjetivos: o da invenção de uma resposta original e da consequente responsabilidade por essa resposta. A cada um seu Real.

 

O analista deve estar pronto para essa tarefa e implicado no desejo de alcançá-lo.


Para tratar dos sofrimentos e conseguir suportar suas alegrias o homem pós-moderno necessita de uma nova clínica psicanalítica.


O IPLA dedicará este “Sábado no IPLA”, do dia 25 de outubro, para tratar do que hoje nos importa: As Reais Eleições.


Data e horário: Sábado, 25 de outubro de 2014, das 9 às 17 horas.
Método: As aulas serão expositivas, conceituais e com exemplos clínicos

.
Professores: docentes do IPLA.
Valor: R$ 180,00. As inscrições podem ser feitas no IPLA ou por depósito bancário. Alunos do IPLA e estudantes até 25 anos têm desconto de 20%.


As vagas são limitadas.


Local: IPLA, Rua Augusta, 2366 – Casa 2, São Paulo
Telefones: (11) 3061-0947 e (11) 3081-6346


Programa

9h00 – 9h30: Café com bolo IPLA
9h30 – 11h00: Aula Inaugural – As Reais Eleições – Jorge Forbes
Escolher é se arriscar. Responsabilidade e invenção. Você quer o que deseja? A psicanálise é a única prática que permite a alguém mudar sua posição ante o que não tem nome, o Real. Eu sou o meu acontecimento. A surpresa. Rumo a um significante novo.
11h00 – 12h00: Aula 2 – Verdade mentirosa – Claudia Riolfi
A letra. A escrita, discurso analítico. A dimensão da vida e a da morte. Que o analisante produza o analista. Pedaços de Real. Na psicanálise, não há saber no Real. O Real é um fogo frio. Felicidade. Sinthoma.
12h00 – 12h15: Café com bolo IPLA
12h15 – 13h15: Aula 3 – Linguisteria – Alain Mouzat
A contingência do encontro de lalangue com o corpo. O gozo opaco. O mal-entendido. O curto-circuito da palavra. Linguisteria. Paixão da ignorância. Dúvida e decisão. O obsessivo, homem-trincheira. O impossível de apreender. Inconsciente real.
13h15 – 15h00: Horário de Almoço
15h00 – 16h00: Aula 4 – A globalização é feminina – Liége Lise
Não há A mulher. O que quer uma mulher? Uma mulher é um sinthoma para um homem, ela o divide. Já o homem, ele é para a mulher algo pior que um sinthoma, uma aflição. Devasta-a. Excesso e gozo. O impossível da relação sexual. Vemos no Real do século 21 uma crescente desordem da sexuação.
16h00 – 17h00: Aula de Encerramento – O Real é o mistério do corpo falante, é o mistério do inconsciente – Dorothee Rüdiger

 

Afirma-se no corpo e não na razão. Corpo e gozo. A relação sexual é tomar o que reluz por ouro. A ressonância do corpo. O Real é sem lei. Afetado pela consequente mudança no laço social que passa da verticalidade, centrada na figura do pai, à horizontalidade, sem bússola. Vivemos o Século da bioengineering.

 

DELEGAÇÃO ESPÍRITO SANTO

ATIVIDADE PREPARATÓRIA para o XX Encontro Brasileiro do Campo Freudiano ‘Traumas nos corpos, violência nas cidades’. Convidado Especial: Sérgio de Campos (AME/EBP/AMP). Dia 03 de outubro às 20h30 na sede da Delegação ES da EBP.


SÁBADO DE CARTÉIS

Apresentação: Alberto Murta
Tema: A transferência de trabalho
Participação Especial: Sérgio de Campos (AME/EBP/AMP)
Data e Hora: 04 de outubro às 09h00
Local: Sede da Delegação ES da EBP

 

DELEGAÇÃO PARANÁ

Fechamos com chave de ouro este XI Colóquio da Delegação Paraná da EBP- Trauma e Violência, A violência do trauma: aquilo que ressoa nos corpos ( 11 e 12 de setembro 2014). Sendo que contamos com a presença de 180 pessoas no privilegiado espaço do Museu Oscar Niemeyer, o que contribuiu para um clima de alegre acolhida entre os que têm transferência de trabalho com a psicanálise de Orientação Lacaniana.


Podemos considerar que o vigor do trabalho e o bom efeito constatado por muitos foi da ordem de “ um desejo realizado”. As presenças dos colegas da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP/AMP) do RJ, BA, BH e PB: Marcelo Veras (AME), diretor geral da EBP, Glacy Gorski, diretora tesoureira da EBP, Ana Lúcia Lutterbach Holk( ex-AE) diretora adjunta da EBP, Ram Mandil membro do Conselho da EBP, marcaram a seriedade da proposta da EBP, assim como, evidenciaram um desejo decidido pela psicanálise.


Tanto Marcelo Veras como Ana Lúcia Lutterbach Holk esclareceram que o Passe é um dispositivo inventado por Lacan para colocar à prova o momento clínico do fim de uma análise. Dessa maneira, Ram Mandil (AE-EBP) e Anna Aromí(AE-Barcelona), com os seus testemunhos do Passe, souberam transmitir o que ocorre numa análise levada ao seu termo lógico, sancionando a passagem “ do analisante à analista”. De qualquer maneira as ressonâncias dessas transmissões nunca são sem efeitos, efeitos que promovem questionamentos e possibilitam aos analisantes avançarem em seu trabalho de análise.  

                                                            
No dia 11/09 tivemos a grande oportunidade de trabalharmos numa SEÇÃO CLÍNICA com Anna Aromí que debateu um caso clínico do colega Cesar Skaf, apontando que os analisantes apenas podem aprender se estiverem numa posição de ignorância, o que gera, então, um desejo de saber e o interesse pelo que está sendo transmitido no caso.


É importante acrescentar que o estatuto fundamental que rege a conduta dos membros, correspondentes e colaboradores da Escola de Lacan é unicamente a possibilidade, de cada um entrar com a sua parte, pagando com o seu trabalho e com o seu desejo para a permanência da psicanálise no mundo, que caminha na contramão dos Discursos vigentes.


Os trabalhos apresentados no sábado dia 12/09 cada um à sua maneira ilustraram o quanto a experiência subjetiva do trauma é sempre singular, sendo que esse entendimento alcançará a sua dimensão no XX Encontro Brasileiro do Campo Freudiano que acontecerá, em novembro, em Belo Horizonte, Minas Gerais. (Zelma A. Galesi EBP/AMP)

 

DELEGAÇÃO PARAÍBA

 

LANÇAMENTO DA FALASSER VII

 

Description: Falasser VII Acontece.jpg

 

No dia 12 de setembro, por ocasião da vinda de Marina Recalde para a Paraíba, para um Seminário intitulado 'Corpo, do trauma ao sintoma', foi lançado mais um número da revista Falasser, a VII.


A revista é composta de uma entrevista com Leonardo Gorostiza, além de mais 3 rubricas:

 

  • Transmissão Lacaniana, onde podemos ler conferências de membros da EBP que contribuíram com seus percursos para abrilhantar nossos eventos;

  • Artigos, onde constam textos de membros da DPB, correspondentes e participantes da atividades locais;

  • Os 4 conceitos fundamentais da psicanálise, composta por textos dos alunos do III Curso ministrado pelos membros da DPB/EBP/AMP., sobre o citado seminário de Lacan.


Seguindo uma prática das revistas anteriores, onde homenageamos artistas paraibanos, o conteúdo da revista foi arrematado pela xilogravura de Arly Arnaud e Antônio Nunes, que deu à capa da publicação, ares de cordel, arte típica do folclore nordestino.


O lançamento aconteceu durante o Seminário, num clima de confraternização, propício a um brinde à chegada da Revista.


Desejamos a todos, um bom encontro com essa escrita!!!

 

Sumário


Editorial - Maria Cristina Maia - Editora
Entrevista
Entrevista com Leonardo Gorostiza

Transmissão Lacaniana
Entre eles e ela, o feminino
Bernardino Horne

O declínio do viril no século XXI
Bernardino Horne

Insensato acontecimento do corpo e suas consequências clínicas
Cristina Drummond

Do Deus Pai à Deusa Branca
Marcelo Veras

Do supereu prêt-à-porter às novas escrituras do corpo
Marcelo Veras

Aula Inaugural do III Curso da DPB – Os 4 conceitos fundamentais da psicanálise
Sérgio de Campos

 

Artigos

 

Um corpo que cai
Alice Silva Toccheto

A agitação no corpo: efeitos de um mal entendido
Ana Cláudia Vasconcelos

Transferência ao real
Antônio Eunizé de Oliveira

O gozo ilimitado: estragos e saídas
Cassandra Dias Farias

Falar com o corpo: um retorno à pulsão
Cleide Pereira Monteiro

O acontecimento de corpo ao final de análise: defrontando-se com o feminino
Evandro José Pereira de Medeiros

O pai em Freud e em Lacan: do nome à nomeação
Margarida Elia Assad e Elisângela Ferreira Barreto

Um corpo de criança embrulhado
Mª Cristina Maia de O. Fernandes

A dureza da nova histérica... ainda mais recusa ao feminino
Sandra de Sousa Conrado

Fazer uma mulher
Suele Conde Soares

Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise
Transferência: do obstáculo ao desejo do analista
Ana Ocileide Bezerra

O trabalho da transferência e o desejo do analista /
Ellen Kelly Marinho Barreto

Repetição e reprodução
Jacicarlos Lima de Alencar

O mais-de-gozar na civilização
José Wilson de Lima

Uma incidência do Outro no circuito pulsional
Pauleska Nóbrega

Algumas pontuações acerca da repetição
Pedro Olavo Gonçalves e Silva

 

Comissão Editorial: Maria Cristina Maia Fernandes (editora), Cassandra Dias e Sandra Conrado.

 

 

GERAL GOIÁS/DISTRITO FEDERAL

 

Outubro na DG – GO/DF se inicia com o convite da SEÇÃO CLÍNICA para a apresentação de caso clínico. Ceres Lêda realizará os comentários e conversação sobre o caso apresentado por Antônio Noleto. A atividade acontecerá na sede da DG em Goiânia, às 20hs.


A transmissão do Seminário de Orientação Lacaniana da Delegação Geral GO/DF está sob a responsabilidade da coordenação e tem um novo formato que oferece aos colegas da DG um envolvimento maior com esse profícuo trabalho.  Cada atividade do seminário de OL é composta por dois integrantes da DG que apresentam um conceito, um verbete do livro Silicet - Um Real pra o século XXI. Os Encontros acontecem aos sábados, quinzenais, às 10hs. Para o mês de outubro as datas são 04/10 com a transmissão de Ana Paula Rezende e Anna Rogéria Oliveira para o verbete Excesso e 18/10 com Ordália Junqueira e Ruskaya Maia que trabalharão o verbete Interpretação.

 

 

 

DELEGAÇÃO GERAL MARANHÃO

 

Delegação Geral Maranhão da EBP vai receber, em outubro/2014, o psicanalista argentino Alberto Saul, que é participante da Escuela de La Orientaçion Lacaniana/EOL. No dia 17/09 Alberto Saul  proferirá a CONFERÊNCIA “Angústia na vida contemporânea” e no dia 18/09 ministrará o Seminário “Angústia de Freud a Lacan”. O Curso ‘Percurso de Lacan: Uma Introdução’ continuará a III Unidade do Programa – Tudo está estruturado, mas nem tudo é significante, onde será abordado por Silvana Sombra  o tópico “Da abertura ao fechamento do inconsciente”. Os estudos, discussões e debates continuarão na Delegação Geral Maranhão, em outras datas do mês de outubro/2014, momento em que serão abordados os seguintes temas: Psicanálise e Cultura; Trauma nos corpos e violência na cidade; Trauma e violência feminina, Psicanálise com criança; Introdução à Freud; Variantes Clínicas do Ensino de Lacan  e Textos de Freud: sobre a psicologia do inconsciente.

 

DELEGAÇÃO GERAL MATO GROSSO DO SUL/MATO GROSSO

 

SESSÃO ACOLHIMENTO: Encontro mensal para discussões de textos sob um olhar Lacaniano. Próximo texto a ser trabalhado: "Insensatez do corpo e retalhos na carne" de Cleyton Andrade.

 

 

SEMINÁRIOS DE ORIENTAÇÃO LACANIANA: Encontro realizado todas as quartas-feiras das 11:30h às 13:00h, com o objetivo de discutir os seminários de Jacques Lacan. Durante o mês de outubro continuaremos a discussão sobre o  Seminário 19 "... ou pior".