Acontece #013

Agosto 2014


 

EDITORIAL

Ruskaya Maia

 

E o mês de Agosto começa de ânimo renovado para dar lugar às atividades do segundo semestre de 2014.  Serão vários eventos com a participação de convidados nacionais e internacionais tecendo no Brasil, de norte a sul, a rede do Campo Freudiano.

 
O DR de agosto dá destaque especial para as jornadas das Seções e Delegações, movimento em uníssono da EBP rumo a seu XX Encontro.

 
Façam suas inscrições!

 

Jornadas Seção BA

Jornadas Del. Geral Goiás/DF

Jornadas Seção ES

Jornadas Del. Geral MS/MT

Jornadas Seção RJ

Jornadas Seção SC

Jornadas Seção SP

Jornadas CIEN MG

Jornadas CIEN SP

 

 

 

SEÇÃO BAHIA

 

 

O mês de agosto inicia com todo vigor dando prosseguimento às atividades preparatórias do nosso XIX Encontro Brasileiro do Campo freudiano: Trauma nos corpos, violência nas cidades. Assim, no dia 06 de Agosto, Tânia Abreu apresentará algumas elaborações sobre “destinos do amor de transferência”, coordenado por Ana Stela.  No dia 13 é a vez do Paulo Gabrielli apresentar um desdobramento de um dos eixos temáticos da Jornada: A solidão do Um “Da melancolia”, coordenado por Marta Restrepo.


Já no dia 20 desse mês está reservado para uma atividade preparatória da nossa XIX Jornada EBP-Ba que ocorrerá nos dias 24 e 25 de Outubro e trará como convidada internacional Marie Hélène Brousse. Nessa data, Analicea Calmon apresentará suas elaborações sobre “O trauma e o tempo”, coordenado por Wilker França. Já no dia 27 de Agosto, Sônia Vicente, coordenado por Tania Porto, participará do Seminário de Orientação, apresentando a terceira aula do Ultimíssimo Lacan de Miller.

 

Description: F.jpg

 

SEÇÃO SÃO PAULO

 

06/08 – Seminário do Conselho: Le désir et son interprétation - Sem. VI Jacques Lacan. Apresentação: Luiz Fernando Carrijo Cunha. Coordenação: Leny Mrech.


13/08 – Diretoria – Noite Preparatória para as Jornadas


20/08 – Noite do Ensino do Passe com Ram Mandil e Marie-Hélène Blancard, tendo como debatedoras Heloísa Telles e Maria Cecília Galletti Ferretti e na coordenação Luiz Fernando Carrijo da Cunha.


23/08 – sábado – 18h30 - Na Casa das Rosas, Uma conversa sobre Mallarmé o Livro, de Joseph Attié, com a presença de Manoel Motta, filósofo, psicanalista da EBP-RJ; Roberto Zular, professor doutor de Teoria Literária e Literatura Comparada na USP;Abner Chiquieri, tradutor do livro. Na coordenação estará Maria Bernadette Pitteri, filósofa, psicanalista da EBP-SP.


27/08 - Seminário do Conselho: 1ª Parte - Du désir dans le rêve


29/08 – sexta-feira – Sérgio Laia estará na EBP-SP para mobilizar o debate tendo em vista o XX Encontro Brasileiro de novembro em Belo Horizonte

 

Description: Jornadas ebpsp atualizada.jpg

 

Notícia de São Paulo – As Jornadas da EBP-SP serão realizadas nos dias 12 e 13 de setembro, com o título: “Encontros com o Real – O trauma e a clínica psicanalítica no século XXI”. Teremos uma Plenária na sexta-feira para discutir “O trauma e seus conceitos”  e, no sábado, uma Mesa Redonda que debaterá a clínica com o tema: “O curável e o incurável”. Vicente Palomera ministrará o Seminário “Variedades do trauma” na sexta e no sábado. Mesas Simultâneas no sábado pela manhã apresentarão e discutirão os trabalhos enviados e selecionados.


As inscrições já estão abertas!


Maiores informações: www.ebpsp.org.br

 

Description: Logo 10 anos

 

Clínica Lacaniana de Atendimento e Pesquisas em Psicanálise

Abrindo as atividades do semestre e do Curso de Psicanálise, no dia 08 de agosto contamos com a presença de Romildo do Rêgo Barros, com a conferência – Fantasia e repetição na neurose obsessiva.

 

Description: Fantasia e repetição

 

No Curso de Psicanálise o semestre será dedicado à unidade: Homem dos ratos e o TOC: o obsessivo e seu desejo. O curso terá início em 04 de agosto, com a coordenação de Daniela C. B. Affonso e Kátia Ribeiro.

Os Núcleos de Pesquisa e Seminários retomam suas programações:


Núcleo de Pesquisas em Clínica Psicanalítica

 

Tema: O enigma do desejo da mãe e suas vicissitudes
Coordenação: Carmen Silvia Cervelatti
Periodicidade: mensal, sextas-feiras das 16h00 as 18h00
Início: 22 de agosto de 2014

 

Núcleo de Pesquisa - Psicanálise e Medicina

 

Tema: Acontecimentos de corpo e o ato analítico
Coordenação: Eliane Costa Dias e Niraldo Oliveira Santos
Periodicidade: quinzenal, quartas-feiras das 20h30 as 22h00
Início: 13 de agosto de 2014 

 

Núcleo de Pesquisa: Apresentação de Pacientes

 

Coordenação: Eliane Costa Dias e Perpétua M. Gonçalves
Periodicidade: mensal, sextas feiras das 12h00 as 13h30
Início: 08 de agosto de 2014

 

Núcleo de Estudo e Pesquisas em Filosofia e Psicanálise

 

Tema: Lacan, As sete Lições sobre Hamlet.
Coordenação: Maria Bernadette de Sant´Ana Pitteri e Paula Christina  Verlangieri Caio
Periodicidade: quinzenal, terças-feiras das 13h00 as 14h30
Início: 05 de agosto de 2014
Núcleo de Estudos 'Psicanálise & Toxicomania'

 

Tema: Encontro de TyA (a ser realizado durante o XX Encontro Brasileiro do Campo Freudiano, em BH).
Coordenação: Eliane Lima Guerra Nunes e Durval Mazzei Nogueira Filho
Periodicidade: mensal, sábado das 10h00 as 12h00
Início: 09 de agosto de 2014

 

Seminário de Leitura

 

Tema: Seminário 4: a relação de objeto
Coordenação: Carmen Silvia Cervelatti
Periodicidade: quinzenal, sextas-feiras das 16h00 as 18h00
Início: 15 de agosto de 2014

 

Description: IPLA - Instituto da Psicanálise Lacaniana


IRTP

 

OS QUATRO CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA PSICANÁLISE

 

 

CHAVES DE LEITURA PARA O SEMINÁRIO 11 DE JACQUES LACAN

 

Em 5 aulas

Pode o psicanalista prescindir dos fundamentos da psicanálise? Não. O mesmo vale para o iniciante na área. Sábado no IPLA, 30 de agosto,vamostratar das chaves de leitura do Seminário 11 de Jacques Lacan: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Foi nesse seminário que Lacan abriu seu ensino, até então destinado prioritariamente a clínicos, também para a academia, para os estudantes e para quem mais se visse concernido, para a intelligentsia.


Por que estudarmos hoje este Seminário 11? Ele marca um ponto de ruptura de Lacan, não só política, mas conceitual. Nele, Lacan destaca quatro conceitos fundamentais da psicanálise, em Freud: Inconsciente, Repetição, Transferência e Pulsão criticando a leitura dos pós-freudianos e propondo avanços. O seminário 11 é apresentado em 1964, mesmo ano em que Lacan escreve o texto de suas intervenções no VI Colóquio de Bonneval, de 1960, “Posição do inconsciente”. Nos dois, ele enfatiza a sua posição teórica,considerando a linguagem como condição do inconsciente e não o contrário como queriam outros. Antes, dava-se mais peso ao “o que se fala”. A  partir daí o destaque passa a ser: “desde onde se fala?”. Isso implica mudanças na orientação clínica, tais como, o lugar ocupado pelo analista na transferência, a interpretação, o tempo da sessão etc.
Os conceitos fundamentais têm estabilidade, mas a forma de utilizá-los, a praxis, varia à medida que a clínica indica mudança de rota e que a sociedade muda. E mudar levanta poeira, questiona, subverte a ordem.
Façamos esse caminho, das chaves de leitura, juntos.


Seja bem vindo!

 

Data: 30 de agosto de 2014
Local: IPLA, Rua Augusta, 2366 – Casa 2, São Paulo
Telefones: (11) 3061-0947 e (11) 3081-6346
O valor é de R$ 180,00. Alunos do IPLA e estudantes até 25 anos têm desconto de 20%.
Vagas limitadas. É necessário que haja um número mínimo de inscrições para a realização do evento.
Este programa está sujeito a modificações.

Coordenação: Elza Macedo

 

Programa


9h00 – 9h30: Café com bolo IPLA


9h30 – 10h30: Aula inaugural –O Inconsciente estruturado como uma linguagem – Elza Macedo
A excomunhão. O Inconsciente estruturado como uma linguagem. A surpresa. O estatuto do inconsciente é ético. A outra cena. Sujeito da certeza. Praxis e experiência. O conceito de inconsciente ligado à presença do analista. O inconsciente está do lado de fora.Efeitos da fala sobre o sujeito que se realiza sempre no Outro.

 

10h30 – 11h30: Aula 2 –Repetição – Marizilda Paulino


A repetição. Tiquê e autômaton. O acaso.Núcleo do real. O real como trauma. Homem dos Lobos. Sonho como realização de desejo. Pai, não vês.... Encontro sempre faltoso. O objeto a no fort-da. Núcleo da repetição. Por que a cena primitiva é tão traumática? Compulsão à repetição  e neurose de destino. Fracassados pelo êxito.O que não pode ser rememorado se repete na conduta.

 

11h30 – 12h00: Café com bolo IPLA

 

12h00 – 13h00: Aula 3 –Pulsão– Alain Mouzat


A esquize do olho e do olhar. O olhar, o objeto a e a castração. A mancha. A anamorfose. Privilégio do olhar na função de desejo.Fechamento do inconsciente.Desmontagem da pulsão. Trieb. Satisfação paradoxal. Prazer da boca. Pulsão parcial e seu circuito. A pulsão, o sexo e a morte. Pulsão invocante. ... se fazer ver.  ... se fazer ouvir.

 

13h00 – 15h00: Horário de Almoço

 

15h00 – 16h00: Aula 4 –  Transferência – Dorothee Rüdiger


A arte de escutar equivale quase à de bem dizer.Transferência e o núcleo da repetição. A relação fundamental do a com o desejo e a transferência. Pulsação temporal. Objeto a como causa. A transferência como atualização da realidade do inconsciente. A sexualidade nos desfiles do significante.É na transferência que devemos ver se inscrever o peso da realidade sexual. Anna O. Desejo do analista.

 

16h00 – 17h00: Aula de encerramento –O campo do outro e o retorno sobre a transferência – Liége Lise
O sujeito e o outro: a alienação e a afânise. A dinâmica sexual. A bolsa ou a vida! Na operação de separação vemos despontar o campo da transferência. Do amor à libido. Libido e desejo. A confiança dada ao analista. Desde que haja sujeito suposto saber, há transferência. Da interpretação à transferência. Formar analistas. Em ti mais do que tu.

 

Description: http://static.wixstatic.com/media/439f8f_1daa2756633a77d03dc218cbf80a95bb.jpg_srz_p_953_111_75_22_0.50_1.20_0.00_jpg_srz

 

Description: 23-8 clin-a.jpg

 

LEIA MAIS: http://www.clin-a.com.br/

 

SEÇÃO RIO DE JANEIRO

 

No mês de Agosto, o Seminário de Orientação Lacaniana, coordenado por Romildo do Rêgo Barros, dará continuidade à discussão em torno do Ultimíssimo Lacan (Miller, J.-A.: El Ultimísimo Lacan, Paidós, Buenos Aires, 2013). No Seminário Clínico, coordenado por Maria do Rosário do Rêgo Barros e Maria Silvia G. F. Hanna, haverá uma discussão em torno do “Caso Ella - Acontecimento e Trauma”, que será apresentado por Paula Borsoi e debatido por Maria Lídia Alencar. Na Seção-Rio, terá início a atividade Psicanálise a Arte, coordenada por Fátima Pinheiro e Gisele Falbo, especial da artista plástica, curadora e professora de fotografia contemporânea da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Denise Cathilina. Stella Jimenez e Vera Ribeiro, coordenadoras dos Encontros sobre política de formação do analista, darão continuidade às discussões que vêm promovendo, desta vez com a participação de Vânia Gomes e Marcus André Vieira, que falarão sobre o trabalho do Digaí-Maré. Teremos nossas Jornadas de Cartéis, sob a coordenação de Elza Marques L. de Freitas. Marie Hélène Blancard fará seu testemunho no seminário Lições do Passe, coordenado por Marcus André Vieira.


SEÇÃO PERNAMBUCO

 

A Seção Pernambuco dará início ao 4º módulo do curso de Psicanálise de Orientação Lacaniana dia 07 de agosto de 2014.


 

 

DELEGAÇÃO ESPÍRITO SANTO

SEMINÁRIO INTERNACIONAL 2014

 

JORNADA DE CARTÉIS DA EBP - ES

Tema: Infância e trauma
Convidado: Gustavo Stiglitz - Membro da EOL/AMP
Data: 28 e 29 de agosto de 2014
Local: Aliança Francesa - Vitória (ES)

 

Programação:

Dia 29 de agosto – das 20 h às 22 h – Seminário Internacional (1ª parte)
Dia 30 de agosto – das 09 h às 12 h – Jornada de Cartéis da EBP-Delegação ES (com comentários de Gustavo Stiglitz)
Dia 30 de agosto - das 14 h às 16 h - Seminário Internacional (2ª parte)

 

Inscrições:    até 30/ junho          até 27/agosto        dias 28 e 29/agosto
Profissionais R$ 100,00                 R$ 130,00                 R$ 150,00
Estudantes   R$ 50,00                    R$ 65,00                    R$ 75,00

 

Inscrições e informações:  Escola Brasileira de Psicanálise - Delegação ES


Alameda Mary Ubirajara, 40 - ED. NACAP - sala 501 - telefone: 3345 8133 (Secretária Ângela Bastos).


 

DELEGAÇÃO GERAL GOIÁS/ DISTRITO FEDERAL

 

No primeiro final de semana do mês de agosto, dias 01 e 02, teremos na sede da DG GO/DF a continuação dos módulos do curso cujo tema geral é "As Psicoses".  O IV Módulo será: "Joyce e Psiquiatria e Psicanálise: Uma discussão acerca do DSM V.” No dia 01 de agosto teremos o convidado especial Henri Kaufmanner.


Description: C:\Users\Sil\Downloads\psicoses(1).jpg

 

A Delegação Geral GO /DF receberá Rosane da Fonte e Maria do Rosário Collier do Rêgo Barros para uma “Conversação de Cartéis”. A Atividade acontecerá no dia 16 de agosto às 10hs na sede da DG.

 

A Delegação Geral GO/DF realizará neste mês de agosto a VII Jornada "Quando a fala cala a bala fala - o que a psicanálise diz sobre a violência?". É um tema que vem alinhar-se ao XX Encontro do Campo Freudiano  - "Trauma nos Corpos e Violência nas Cidades" - que acontecerá no mês de Novembro em Belo Horizonte. A VII Jornada terá como convidada especial Fernanda Otoni Barros Brisset (membro EBP-MG / AMP), e acontecerá nos dias 23 e 24 de agosto de 2014, na Faculdade Alfa – Unidade Perimetral – Goiânia-GO. O evento contará com 5 mesas com apresentação de trabalhos sobre o tema, e na ocasião também será lançada a revista apalavra nº4.

 

 

 

DELEGAÇÃO GERAL MATO GROSSO DO SUL/ MATO GROSSO

 

 

Acontece em Rondonópolis

 

No “Olho Clínico” do mês de agosto com “Escritores  da liberdade” contamos com a Professora Maria Aparecida Peres de Oliveira para fomentar a discussão.  O filme, com base nos diários produzidos por alunos, mostra como uma professora de ensino médio opta por deixar de lado o que tem pronto para ensinar, preferindo aprender com os adolescentes e suas histórias. A partir daí definem juntos o percurso. Atenta à singularidade torna-se única.

 

DELEGAÇÃO PARAÍBA

 

Description: Recaldi Cartaz.gif

 

Description: Recaldi.gif

 

A Delegação Paraíba está em pleno movimento de preparação à vinda de Marina Recalde, membro da EOL/AMP e Analista da Escola – AE - em exercício. Marina virá à Paraíba nos dias 12 e 13 de setembro, para um Seminário sobre o tema, ‘Corpo, do trauma ao sintoma’, acompanhando a temática do XX EBCF, em novembro, na cidade de Belo Horizonte. Na ocasião da vinda de Marina, a Delegação se organiza também para uma conversação clínica entre os membros da Delegação.


Como preparação da comunidade analítica, as coordenadoras do evento (Margarida Assad e Mª Cristina Maia), em parceria com os membros de Escola, elaboraram um calendário de atividades para as cidades de João Pessoa e Campina Grande.

Description: Curtas julho.gif

 

Em João Pessoa já foi discutido o texto de Eric Laurent publicado no esseOesse, boletim do XXEBCF intitulado: O trauma, generalizado e singular, assim como o texto de Freud:.  Por que a guerra (1933 [1932]. Também, em forma de Preliminares ao Seminário, a coordenação das atividades nomeadas de ‘Curtas’(Lourdes Aragão e Cleide Monteiro) organizou a projeção do filme Hamlet, seguido de um debate baseado no artigo de Jésus Santiago: Hamlet a lógica da fantasia. Hamlet : para além do Édipo e de Freud.
Prosseguindo no movimento das Preliminares, nos dias 24/07, houve uma discussão sobre o texto de Lacan: Conferência em Genebra sobre o sintoma.


Acontecerá, ainda, no âmbito da Universidade Federal da Paraíba, no dia 7/8 com a participação dos alunos de Psicologia e afins, a exibição da entrevista de Miguel Bassols que apresenta o tema do Encontro Brasileiro: Trauma nos corpos, Violência nas cidades e do video de Henri Kaufmanner A máquina schreberiana que faz uma interessante leitura entre violência e trauma. Em seguida haverá um debate com os membros da Delegação Paraíba.

 

Description: Marina julho.gif

 

Em Campina Grande, as preliminares tiveram início com uma discussão sobre o texto de Eric Laurent, ‘O trauma generalizado e singular', coordenado por Mª Cristina Maia, no dia 22 de julho. Aconteceu também, uma mesa redonda com o convidado Edmundo Gaudêncio, médico, psiquiatra e doutor em Sociologia, no dia 29/07, com o tema: O Pai-Lasso: Apontamentos sobre a brutalidade na UFCG, onde também participaram as colegas Cleide Monteiro e Mª Cristina Maia. As preliminares terão continuidade no mês de agosto, com textos consoantes ao tema proposto por nossa convidada.
O turbilhão está acontecendo na Paraíba! Estamos trabalhando com entusiasmo para que esse evento com nossa colega Marina Recalde possa ser bastante rico e produtivo, trazendo significativas contribuições ao nosso trabalho, oferecendo também a oportunidade de nos prepararmos para o próximo EBCF.
Margarida Assad

 

Description: cinema agosto.gif

 

O Soirée na DPB – Cinema e Psicanálise é uma atividade onde realidade e ficção se entrecruzam para dar lugar à discussão sobre questões da contemporaneidade, tendo como pano de fundo, a psicanálise de orientação lacaniana.


Para fomentar os debates, são convidadas pessoas de áreas distintas, assim como membros da DPB e da EBP. Assim, congregamos vários saberes e levamos a psicanálise à cidade.

 

 

Neste mês de agosto, teremos duas oportunidades de estarmos juntos (como bem mostram os dois cartazes), quando traremos à pauta, a EDUCAÇÃO (com o Filme ‘Escritores da iberdade’), assim como a VIOLÊNCIA (com ‘Precisamos falar sobre Kevin’), tema do XX Encontro Brasileiro, em novembro próximo.
Mª Cristina Maia (coordenadora)

 

Ainda por vir...

 

Description: CEREDA acontece.gif