Acontece #012

Julho 2014


 

EDITORIAL

Rogério Barros

 

Passado o tempo dos quentões, fubás de milho e festivos juninos, atravessando também o sentimento de pertencimento nacional que emerge a cada vitória da seleção brasileira, com entusiasmo apresentamos as atividades que acontecerão nas seções e delegações da EBP em todo o Brasil no mês de julho.


Como poderão ver nessa edição, trazemos resenhas dos eventos ocorridos no mês de junho, com o objetivo de pontuar as intervenções da Escola, além de apresentar algo do registro desses encontros, marcando com a escrita, as reverberações da experiência tanto na transmissão, quanto no aprendizado.


Com o mesmo entusiasmo trazemos os eventos preparatórios do XX Encontro Brasileiro do Campo Freudiano, que começam a pipocar no território nacional, demonstrando o vigor epistêmico e o entusiasmo que vem causando em nossa comunidade analítica. Lembramos a presença de Marie Hélène Brousse, AME da Associação Mundial de Psicanálise, Membro da ECF, EOL e NLS,  que  participará de algumas preparatórias, enquanto convidada internacional. Já é momento de começar a preparar as passagens aéreas.


Boa leitura!

 

 

SEÇÃO BAHIA

Na noite do dia 04 de junho de 2014, a EBP-Ba debruçou-se no Seminário de Formação Permanente, sobre “O ultimíssimo Lacan”. Reinaldo Pamponet ficou encarregado da transmissão, coordenado por Analícea Calmon. Pamponet iniciou sua intervenção, questionando-se, afinal,  sobre o que trata o ultimíssimo Lacan. O ultimíssimo ensino não faz série, não é suplemento, anexo ou apêndice, daquilo anteriormente formulado na teorização lacaniana. Inspirado na escrita de Joyce, o ultimíssimo ensino desconecta-se de tudo que havia antes. Neste, os conceitos de transferência, causa e SSS perdem a centralidade.


A linguagem é tomada, nesse momento, como elucubração de saber sobre lalíngua, estabelecendo assim, uma cisão com o estruturalismo anterior, tomado por Lacan para esclarecer o funcionamento simbólico, a partir do qual se opera uma análise. No ultimíssimo, Lacan passa do objeto a ao nó, para escrever o real. Nessa direção, uma psicanálise trata da invenção de um ser novo, não mais articulado ao saber, no qual um significante apresenta o sujeito a outro significante, mas a uma satisfação.


Na noite do dia 11 de Junho, Wilker França, Maurício Freire e Isabela Costa Pinto, participaram da mesa “Psicanálise e Direito” sob a coordenação de Lucy de Castro. Foi um momento preparatório ao Encontro do Campo Freudiano “Trauma nos Corpos, Violência nas Cidades”.


Maurício iniciou sua apresentação, a partir de sua experiência no CEDECA, Centro de Defesa da Criança e do Adolescente da Bahia, onde atua especialmente nos processos criminais, nos quais menores figuram como vítimas. Isabela Pinto teceu alguns comentários sobre o sujeito de direito e de que forma esse sujeito nem sempre é respeitado. Já Wilker, demarcou a diferença existente em relação à verdade para as duas disciplinas.
O que interessa ao Direito, diz respeito à verdade dos fatos. Já para a psicanálise, a prova da verdade é a presença do inconsciente, na fala que emerge nos momentos de claudicamento, nos quais o equívoco da palavra faz sinal de que, o que está sendo dito, pode significar outra coisa. Lacan afirmou que a verdade só pode ser não-toda dita, pois dizê-la toda é da ordem do impossível, apontando assim, uma aproximação da verdade com o Real.


E é sobretudo com o Real em perspectiva, que podemos pensar a “Atualização do trauma”, tema da XIX Jornadas da EBP-Ba que ocorrerá nos dias 24 e 25 de outubro. Marie Hélène Brousse será nossa convidada internacional.


Reservem suas passagens, pois a vinda de Brousse à capital baiana servirá como um grande aquecimento para o Encontro do Campo Freudiano “Trauma nos Corpos, Violência nas Cidades” que acontecerá em Belo Horizonte nos dias 21, 22 e 23 de Novembro.


Description: F.jpg

 

SEÇÃO MINAS GERAIS

Finalizando as atividades do 1º semestre de 2014, haverá no dia 05 Apresentação de Pacientes. conduzida por Henri Kaufmanner (Diretor da EBP/MG). Atividade com vagas limitadas e inscrição prévia.
Local: Montes Claros/MG

 

DELEGAÇÃO PARANÁ

No mês de junho a Delegação Paraná, além de dar continuidade às atividades dos Núcleos de Pesquisa e Investigação, contou também com mais dois Núcleos que complementaram nossos estudos em Psicanálise de Orientação Lacaniana: o Espaço Freud e Psicanálise e Arte. No próximo semestre estaremos nos preparando para outras importantes atividades, como "A noite de cartéis", o "XI Colóquio da Delegação Paraná",  com convidados da EBP e da ELP e a "XV Jornada de Cartéis" e"II Jornada dos Núcleos de pesquisa".
Description: C:\Users\Renato Carlos Vieira\Pictures\foto(6).JPGA Delegação Paraná deseja a todos ótimas férias e um bom e produtivo encerramento das atividades referentes ao 1° semestre de 2014. Retomaremos nossas atividades dia 04/08. Até lá!

 

SEÇÃO RIO DE JANEIRO:

Começaremos o mês de julho com o Seminário de Orientação Lacaniana, coordenado por Romildo do Rêgo Barros. Haverá uma Oficina de Leitura restrita aos membros, em torno da leitura do discurso do Presidente da AMP, Miquel Bassols, pronunciado na Assembleia da AMP em Paris, 2014. Os comentadores serão Mirta Zbrun, Ana Lucia L. Holck, Ronaldo Fabião, Vanda Almeida, Vera Besset e Maria do Rosário C. do Rêgo Barros, com moderação de Fernando Coutinho. A coordenação desta atividade está a cargo de Maria Silvia G. F. Hanna. Ainda em julho acontecerá também a atividade Procura-se um cartel, coordenada por Elza Freitas.

 

SEÇÃO SANTA CATARINA

No mês de julho seguimos trabalhando na preparação da nossa IX Jornada que acontecerá dias 22 e 23 de agosto abrigando o "I Colóquio do Observatório Lacaniano da EBP-SC". Damos sequência à Orientação Lacaniana, trabalhando agora “O Futuro de uma Ilusão” de Freud, sob os cuidados de Luis Francisco E. Camargo e Silvia Emília Esposito. Dia 09 de julho teremos a atividade “O Passe na Escola” sob a coordenação de Liège Goulart. Neste mês teremos também duas reuniões nos dias 03 e 17, do Seminário “O real na clínica psicanalítica”. As “Conferências Introdutórias de Psicanálise” seguem também, e neste mês Silvia Emília Espósito no dia 01/07 nos falará sobre “O inconsciente, a política e a biopolítica”. A atividade “Psicanálise vai ao Cinema” exibirá o filme “O Anticristo”, comentado por Leonardo Scofield.
Aproveitamos para reiterar o convite para a "IX Jornada da EBP-SC: Psicanálise, crenças, leis" e para o "I Colóquio do Observatório Lacaniano da EBP: Desafios contemporâneos à psicanálise". Lembramos que o prazo para envio de trabalhos é até o dia 27/07. Maiores informações podem ser consultadas no nosso blog: psicanalisecrencasleis.wordpress.com

 

SEÇÃO SÃO PAULO

A Seção São Paulo, nos dias 12 e 13 de setembro de 2014 realizará sua Jornada anual, "Encontros marcados com o Real - O trauma e a clínica psicanalítica no século XXI".


O trauma será trabalhado em suas diversas facetas, a partir de discussão do conceito e da abordagem clínica, nas Plenárias e na apresentação de trabalhos em Mesas Simultâneas.


Vicente Palomera, AME da ELP e Diretor da Seção Clínica de Barcelona é o nosso convidado para ministrar o Seminário Variedades do trauma. 


O evento será realizado no Meliá Business & Convention à Avenida Paulista, 2181- Metrô Consolação.
Todos estão convidados a participar.


******
A Diretoria da EBP-SP comunica que as atividades de quarta-feira (Conselho e Diretoria) serão retomadas no dia 30/07/2014.

 

Description: Logo 10 anos
Clínica Lacaniana de Atendimento e Pesquisas em Psicanálise

Estão abertas as inscrições para o segundo semestre do Curso de Psicanálise – Os casos clínicos de Freud e o ensino de Lacan.

 

 

 

As inscrições já estão abertas para as atividades de ensino e pesquisa do CLIN-a 2014 com os convidados internacionais Marie-Hélène Blancard e Yves Claude Stavy. Acesse: http://www.clin-a.com.br/
Acesse também o programa e calendário do Curso de Psicanálise estruturado em dois ciclos principais: o Ciclo fundamental e o ciclo avançado.

 


http://media.wix.com/ugd/058b2c_c61498b9ff8549b3b5bc57630cf076bb.pdf

 

Description: IPLA - Instituto da Psicanálise Lacaniana

 

O Curso Fundamental: de Freud a Lacan no IPLA
No dia 30 de junho encerraremos as aulas dos dois primeiros bimestres dedicados a Freud no "Curso Fundamental de Freud a Lacan" no IPLA, coordenado por Alain Mouzat. A primeira e a segunda tópicas foram apresentadas por seis professores do IPLA para um público de 35 alunos.


Foi apresentado um panorama da descoberta freudiana, de seus desenvolvimentos e das reflexões clínicas e teóricas de Freud. Para tanto foram utilizados textos de diversas épocas, vários de seus casos clínicos, sempre buscando ressaltar o rigor do autor na elaboração de sua descoberta.


Verificou-se como as duas tópicas, assim como os diversos mitos convocados por Freud - mito do Édipo, do pai da horda, de Eros e discórdia - vieram responder aos problemas que ele encontrava na clínica e o lugar que ocupam na teoria psicanalítica.


Parte de cada aula era dedicada a perguntas e discussão. A última aula convoca todos à elaboração de perguntas, que serão apresentadas por quatro alunos sorteados, debatidas e respondidas por alunos e professores, em mesa coordenada por Jorge Forbes.


A partir de 11 de agosto iniciaremos a apresentação do ensino de Jacques Lacan, em dois bimestres, dedicados à primeira clínica (primeiro) e à segunda (segundo).


As inscrições estão abertas!

 

Curso on line “Enfim, a psicanálise no divã – segunda temporada”
“Enfim, a psicanálise no divã – segunda temporada” é um curso de ensino à distância aberto ao público em geral. Dirigido por Jorge Forbes, conta com a coordenação pedagógica de Claudia Riolfi e coordenação geral de Dorothee Rüdiger. Assistem às aulas em torno de 100 a 120 alunos, no Brasil e no exterior. Oferecido pelo IPL em parceria com a Editora Manole, o curso tem ênfase na práxis da clínica lacaniana. Dando sequência ao curso “Enfim, a psicanálise no divã”, realizado pela instituição no ano de 2012, os docentes do IPLA não somente revisitam as aulas proferidas por outros colegas naquele ano, como empreendem uma releitura da obra coletiva “Psicanálise – a clínica do real”, lançado em março deste ano pela própria Editora Manole. Esse livro serve como texto base para os alunos que acompanham o curso, através de conferências ao vivo proferidas por Jorge Forbes, aulas gravadas pelos docentes do IPLA e disponibilizadas on-line, chats e fóruns de debates clínicos psicanalíticos, cujo foco é a segunda clínica de Jacques Lacan. Como já foi mencionado, tomou-se o cuidado, na atribuição das aulas, para que os docentes tratassem temáticas diversas das suas colaborações para o curso de 2012 e para o livro. Dessa maneira, o curso está se tornando um work in progress coletivo, destinado a acompanhar os desafios da clínica psicanalítica contemporânea.

 

SEÇÃO PERNAMBUCO

Aconteceu...

A Atividade Clínica da Seção PE, realizada na terça-feira, 10/06, funcionou em torno de conceitos clínicos suscitados pelo testemunho de passe de Ram Mandil, apresentado por Gisela Sette Lopes e debatido pelos participantes. Foi uma discussão importante e esclarecedora no que tange ao percurso da experiência analítica.
O que virá...
No dia 22/07 a Orientação Lacaniana contemplará o texto Uma reflexão sobre o Édipo e o seu mais além, de Jacques-Alain Miller. A apresentação será de responsabilidade de Rosa Reis.

 

DELEGAÇÃO ESPÍRITO SANTO

Description: C:\Users\Renato Carlos Vieira\Pictures\foto(6).JPG
Entrevista com Bartyra Ribeiro de Castro - Coordenadora Geral da EBP - Delegação ES.
Renato Vieira - Embora as atividades ordinárias da Delegação Espírito Santo (noites de cartéis, seminários de membros, cinema e psicanálise, NEPP) tenham previsão de funcionamento no mês de julho de 2014, o destaque vai para os preparativos do Seminário Internacional 2014 / Jornada de Cartéis da EBP / Delegação ES, que  acontecerá no mês de agosto, com a presença e participação de Gustavo Stiglitz - Membro da EOL/AMP, em Vitória - ES. Quais as expectativas para este evento? Qual tema será trabalhado?


Bartyra Ribeiro de Castro -  A Delegação ES tem buscado manter uma agenda anual de seminários internacionais desde 1998, e este compõe a série, com as melhores expectativas possíveis.


Temos desenvolvido um trabalho, não somente em torno do tema do trauma, pois temos trabalhado sobre os efeitos da incidência traumática do significante sobre o corpo desde o ano passado, e temos abordado, de diferentes maneiras, o trauma na infância através dos seminários “Psicanálise com Crianças” (por Tânia Regina Anchite Martins e Sylara Hartung Araújo) e “Distinção do Autismo” (por Bartyra Ribeiro de Castro).


Partindo desse trabalho, convidamos Gustavo Stiglitz para proferir o Seminário Internacional da Delegação ES em 2014, cujo tema será INFÂNCIA E TRAUMA e seguiremos o programa abaixo, que conta também com nossa jornada de cartéis.


Programa básico:
Dia 29 de agosto – das 20 h às 22 h – Seminário Internacional (1ª parte)
Dia 30 de agosto – das 09 h às 12 h – Jornada de Cartéis da EBP-Delegação ES (com comentários de Gustavo Stiglitz)
Dia 30 de agosto - das 14 h às 16 h - Seminário Internacional (2ª parte)


Renato Vieira - O que você pode dizer sobre as atividades da EBP/ Delegação ES realizadas no primeiro semestre de 2014? Quais são os planos para o segundo semestre?


Bartyra Ribeiro de Castro – Nesse primeiro semestre, nós nos dedicamos a sustentar as atividades ordinárias de Orientação Lacaniana, de Seminários de Membros e de Núcleo de Pesquisa, além de abrirmos mais alguns espaços bastante interessantes, como um estudo sobre o Autismo, o Cinema e a Psicanálise, e o TyA.
Sobretudo, nos empenhamos em promover a catalogação do acervo de nossa biblioteca, os recursos financeiros e informática, para podermos nos integrar, muito breve, a FIBOL, além de promover o trabalho em cartéis. Certamente, estas serão as nossas maiores realizações, dentre as que colocamos como objetivos em nossa Coordenação.
Para o segundo semestre, pretendemos seguir esta linha de atividades.

 

DELEGAÇÃO GERAL GOIÁS/ DISTRITO FEDERAL

O que ocorreu...

O Núcleo de Pesquisa e Psicanálise com Criança – Bilboquê realizou sua atividade preparatória para a VII Jornada da Delegação Geral GO/DF, dia 06 de Maio, no auditório da Faculdade ALFA. O tema foi “O traumatismo e o real na clínica – O que as crianças inventam”, orientado pela NRCERADA. Com a presença de inúmeros alunos de Psicologia de diversos períodos, tratamos da questão do trauma na criança, aliando teoria e prática clínica. Utilizamos duas vinhetas clínicas e o filme de animação “A infância de Aninha” (inspirado na história da poeta Cora Coralina), para promover o ensino de Psicanálise de orientação lacaniana. Apontamos os princípios psicanalíticos para o entendimento do lugar da criança no mundo e na família, objeto real a ser subjetivado, e, para se compreender o seu sintoma, aquele que  reflete o resto do casal parental. Os casos clínicos serviram para localizar o ponto traumático e singular de cada um, ensinando-nos a respeito do trauma, como o que faz furo no simbólico, além da importância da escuta analítica para fazer sentido ao que agita e angustia o corpo do falasser criança. Cada criança inserida no discurso analítico sob transferência, tem a oportunidade de produzir sobre o seu inconsciente real. 


O Núcleo de Pesquisa em Psicanálise e Educação – NUPPE-DG-GO/DF trabalhou o tema “A violência da/na escola no século XXI: uma leitura psicanalítica”, no II Preparatório no dia 19/05, também na Faculdade Alfa, na Jornada de Psicologia e Pedagogia, com o auditório lotado de alunos, profissionais e professores. Inicialmente uma introdução buscou nortear como a Psicanálise e a Educação podem “conversar”. A violência foi trabalhada em quatro campos de pesquisa: na educação infantil com o Caso Lisbela; na “violência da educação para com os textos/criações/escritores/poetas e com os professores nas instituições de ensino no séc. XXI”, trabalhando o recorte do testemunho de um professor universitário; em seguida foi apresentado “o real do desamparo que a liberdade revela” pontuado por Fernanda Otoni com alguns recortes do filme O senhor das moscas, juntamente com o testemunho de Ondina Machado na “prática dos corredores em uma escola da Maré”, trabalho que tenta transformar o que se manifesta em ato em discurso; e, para finalizar com “porta de ouro”, trabalhamos o “saber-fazer” com a violência na/da escola com o “Caso Coralin(d) a e sua Mestra Silvina, iluminada de uma nova dimensão poética”. O encerramento foi poetizado em música e verso, com “Da palma da mão de Cora”, apresentada por André Lopes, seu compositor.


O Núcleo de Pesquisas em Psicanálise e Arte realizou em 07 de junho de 2014, na Faculdade Alfa de Goiânia GO, a atividade preparatória para a VII Jornada da DG GO/DF da EBP: AS SUTILEZAS DA VIOLÊNCIA. Foi exibido e debatido o filme DANÇANDO NO ESCURO, de Lars Von Trier. O debate, conduzido por Cristiano Pimenta, abordou o núcleo traumático de gozo da personagem Selma, que sacrifica sua vida para que seu filho – acometido pela mesma doença que lhe roubava cada vez mais a visão – não sofra o mesmo destino que ela. O filho, no lugar da causa de desejo, ou seja, como uma parte do próprio corpo, é o motivo da violência contra ela mesma, a sua condenação à morte.


Orientação Lacaniana

As atividades do Seminário de Orientação Lacaniana foram retomadas na Delegação Geral Goiás/DF, sob a responsabilidade de um novo Cartel de Ensino, composto por Ana Paula Rezende, Rosangela Ribeiro, Ruskaya Maia, Valdeilma Moraes e Giovana B. B. Heinemann (Mais-um). A proposta do cartel é explorar os conceitos que compõem o ensino do ultimíssimo Lacan. As discussões têm como base, os verbetes do Scilicet "Um real para o século XXI" e textos complementares. No mês de Junho ocorreram dois encontros: um no dia 04 no qual foi discutido o verbete "acontecimento de corpo" e no dia 18, no qual trabalhamos o verbete "lalíngua". 


Description: C:\Users\Ordalia\Pictures\A primeira sessão - Gerard miller.jpgA Seção Clínica da Delegação Geral GO/DF realizou no dia 11 de junho de 2014 a atividade preparatória para a VII Jornada da DG GO/DF da EBP: VIOLÊNCIA E EXCEÇÃO.  Essa atividade consistiu na exibição e debate do filme de Stanley Kubrick, “LARANJA MECÂNICA”. Os debatedores Denizye Zacharias e Cristiano Pimenta, ambos participantes da DG-GO/DF, abordaram a violência no filme, a partir de uma perspectiva psicanalítica.
Atividade Extraordinária para Julho...

 

Evento de Biblioteca

Será que resolvemos visitar os “bastidores” de nosso destino como se tal aventura fosse natural? A resposta é não! Para esse documentário, Gerard Miller entrevistou 16 analisandos. A maioria deles, antes de dar o passo para a primeira sessão, antes de se arriscar na “outra cena” (expressão freudiana), tinha reticências e até mesmo medo.  “A primeira sessão é a imagem do que vai seguir, uma aventura que não nos cura de nós mesmos, mas que, pelo contrário, nos reconcilia com nossa própria história.”(MILLER, G.)
Para iniciar nossas atividades do segundo semestre de 2014, a Delegação Geral GO/DF convida a todos para a exibição e discussão desse precioso documentário, que acontecerá na sede da Delegação no dia 24 de julho, as 19h00min. A entrada é franca.

 

DELEGAÇÃO GERAL MARANHÃO

A Delegação Geral Maranhão em julho, vai receber Fernando Coutinho, Conselheiro da DG Maranhão. No dia 25 ele fará uma conferência aberta na Universidade UNDB, tendo como tema “Figuras do Super eu” e no dia 26 também na UNDB, vai ministrar o seminário “A Direção da Cura”. Sob a coordenação de Eduardo Riaviz, prosseguirá  o Ateliê de Leitura “Variantes Clínicas do ensino de Lacan”, que ocorre todas as sextas-feiras. Carmen Damous  coordenará o Ateliê de Leitura “Psicanálise com criança” na UNDB, às 11h. A Orientação Lacaniana vai acontecer nos dias 05 e 19, atividade sob a responsabilidade de Tereza Braúna e Anícia Ewerton, que vão sustentar o estudo e a discussão, a partir do texto de Freud “Psicologia das Massas”.

 

DELEGAÇÃO GERAL MATO GROSSO DO SUL/ MATO GROSSO

Description: Cartaz_2[4].jpg
Description: Cartaz_Argumento[4].jpg

 

Jornadas Preparatórias para o XX Encontro Brasileiro do Campo Freudiano

“O Corpo e a Urbe - Fronteiras e Desordens” traz como convidados Carlos Genaro Fernandez (EBP/AMP), Eliane Calvet (École de la Cause Freudienne/ AMP), Marie Claude Sureau (École de la Cause Freudienne/AMP), Romulo Ferreira da Silva (EBP/AMP), e realizar-se-á nos dias 25 e 26 de julho, no Hotel Bahamas, Campo Grande, MS.

 

Description: 1-vert[13].jpg

 

Seminário de Orientação Lacaniana
Atualmente fazemos a leitura do Seminário “ … ou pior” livro 19, as quartas-feiras das 11:00 `as 13:00 horas, sob a coordenação de Ary Farias e Carla Serles (EBP/AMP)


Leitura dos Seminários de Orientação Lacaniana - Sessão Acolhimento
A Sessão Acolhimento traz como proposta, a abertura de discussões com a Cidade de Campo Grande, fazendo uma leitura do contemporâneo e da clínica atual, a partir da perspectiva da psicanálise de Orientação Lacaniana. Acontece toda primeira segunda-feira do mês, às 19:30 horas, na Sede da Delegação MS/MT, em Campo Grande
 

 

DELEGAÇÃO PARAÍBA

Preliminares ao seminário com Marina Recalde
Aconteceu na última quarta-feira em João Pessoa, a primeira das preliminares ao seminário "Corpo, do trauma ao sintoma", que irá ocorrer em setembro, e contará com a presença da AE argentina Marina Recalde.
Nesse primeiro encontro, trabalhamos o texto de Éric Laurent "O trauma, generalizado e singular".
A partir daí, destacamos alguns pontos da discussão, que servirão como norte, para a continuidade dessa investigação:


- a constatação do trauma como a pedra angular da psicanálise, tendo sido elevada à categoria de conceito fundamental por Freud, desde os primórdios da psicanálise.
- o ensinamento freudiano, de que o trauma se realiza em dois tempos e que o traumatismo acontece a posteriori, permanece de uma atualidade impressionante.
- pensando os microtraumatismos sociais, corriqueiros e cotidianos e sua vinculação com a violência, fomos levados a interrogar se haveria trauma em tais situações.
- paradoxalmente, a violência banalizada não seria traumática ?
- seria preciso uma báscula que poderia ser expressa em “do horror ao trauma”?
- ou seja, seria preciso traumatizar o horror do ato traumático para que o sujeito possa acordar do seu sonho de querer sempre dormir.
- algumas experiências em instituições que atendem sujeitos que sofreram algum tipo de trauma foram trazidas, e pudemos avaliar como cada um experimenta de forma singular, a situação de ser a vítima de um ato violento.
- o trauma onipresente, segundo Laurent, condena os viventes a uma angústia pré-traumática, mas não possibilita que se encare o pedaço de real que concerne a cada um.
- “O mundo da alegoria”de Walter Benjamin, assim como a experiência de irrealidade provocada pelos artefatos da aldeia global, foram destacados como um dos fatores que tem levado à perda do caráter de patologia civil do trauma.
- por fim, pudemos avançar na própria topologia psicanalítica do trauma. A figura do toro serviu para Lacan demonstrar como a linguagem constitui essa região que situa um sujeito num mundo onde Simbólico, Imaginário e Real se enodam. O trauma ganha assim, um lugar de furo no interior do simbólico.
- como responder ao trauma? Quais as respostas possíveis ao trauma?


Margarida Assad e Cassandra Dias