Acontece #003

Agosto 2013

 

ESPECIAL JORNADAS EBP 2013

ENTREVISTAS

 

Jornada Delegação Geral GO/DF

Entrevista com Cristiano Pimenta, Coordenador da Jornada da Delegação Geral GO/DF, 2013

IV Jornada da Delegação Geral GO/DF: 'Intervenções no corpo: a cada um o seu gozo'

 

Cristiano Pimenta, sobre a  VI Jornada da Delegação  Geral GO/ DF, o título/tema: 'Intervenções no corpo: a cada um o seu gozo', é um tanto chamativo  por permitir vislumbrar esse status do corpo como sede deste acontecimento: o gozo. O que você, como organizador da VI Jornada, tem a dizer sobre as provocações deste tema?

 

De saída, nós da comissão de organização, tentamos encontrar um tema que estivesse em consonância com os temas mais gerais trabalhados neste ano tanto na EBP quanto nas demais Escolas ligadas à AMP. O tema do VI ENAPOL (Falar com o corpo; a crise das normas e a agitação do real) é uma dessas referências. Podemos dizer que um dos efeitos da crise das normas, aliado ao extremo desenvolvimento do discurso da ciência, seja uma liberação cada vez maior das mais variadas formas de intervenções no corpo. Vemos isso desde uma tatuagem perfurada no corpo, passando pelas intervenções cirúrgicas até a ingestão de drogas, medicamentosas ou não. Tais intervenções, que incidem tanto no corpo real, como no imaginário e também no simbólico, visam um acesso a um mais de gozo. De modo mais abrangente ainda, poderíamos pensar o humano como sendo da ordem de um corpo que sofreu a intervenção de um significante. Mas, o que me pareceu ainda mais interessante no título que inventamos é o fato de ele também abranger as intervenções do analista. Sobretudo hoje, época dos novos sintomas, a intervenção do psicanalista não deveria visar - além da trama significante a ser decifrada - atingir o corpo, produzir efeitos no real do corpo? E esses efeitos não são justamente sobre gozo? E não se trata precisamente, como diz Jacques-Alain Miller em “Coisas de Fineza em Psicanálise”, do falassermodificar sua relação com o gozo de tal modo a poder extrair prazer do seusinthoma? Portanto, os significantes INTERVENÇÕES NO CORPO: A CADA UM SEU GOZO orientam nossos trabalho para a VI Jornada da Delegação Geral GO/DF da EBP.

 

E o que dizer sobre as expectativas, os objetivos e os desafios deste evento, a VI Jornada da Delegação  Geral GO/ DF?

 

As expectativas são as melhores, sobretudo porque teremos pela primeira vez, a presença de um convidado internacional, o psiquiatra e psicanalista suíço François Ansermet, Membro da NSL, ECF e da AMP. Aliás, o nosso subtítulo,"A cada um o seu gozo" é inspirado em um de seus livros "A cada qual sucérebro: plasticidad neuronal e inconsciente", que está publicado em espanhol. Vale lembrar que este livro será estudado por nós na Sede da Delegação Geral GO/DF, dia 24 de agosto às 8h:30m, com a presença de Marcelo Veras, Diretor da EBP. Além disso, também estará presente na VI Jornada a psicanalista Maria do Rosário, Membro do Conselho da EBP.


Os desafios de nossa Jornada são vários. É preciso dizer que cabe aos praticantes da psicanálise, aqueles de alguma forma ligados à EBP, envolver ao máximo os interessados das mais diversas áreas, a opinião esclarecida de nossa cidade de nosso Estado e também do Distrito Federal, nessa atividade, no sentido de presentificar a psicanálise de Orientação Lacaniana na vida da cidade. Mas o desafio, e retomando a questão sobre os objetivos deste evento, é também o de que esse encontro, e os trabalhos nele apresentados, possam produzir marcas ao nível da singularidade de cada um. A via da psicanálise, mesmo que tenha no horizonte o que Miller chamou de uma "humanidadeanalisante" (vejam a revista Correio n. 72), é sempre a via do um por um.

 

A comissão organizadora  poderia lançar um convite confirmando local, data e horário aos colegas interessados em participar da VI Jornada da Delegação Geral GO/DF?

 

A VI Jornada da DG GO/DF acontecerá nos dias 21 e 22 de Outubro, no Auditório da área 4 da PUC. Para maiores informações os endereços:


eventosdg.godf@gmail.com
www.ebpdelegacaogeralgodf.blogspot.com.br
facebook: Escola Brasileira de Psicanálise Delegação Goiás/Distrito Federal

 

Jornada EBP – São Paulo

Entrevista com Marizilda Paulino*, coordenadora geral das Jornadas da EBP-SP de 2013.

As Jornadas da EBP-SP serão realizadas em 8 e 9 de novembro de 2013, e têm como título: Lacan. Psicanalista. Brasileiro. O que fazemos no Brasil com o ensino de Jacques Lacan?

 

DR: Qual a importância de formular essa questão, hoje, para o campo psicanalítico brasileiro?

 

MP: Nosso principal objetivo é trazer para discussão a psicanálise lacaniana que é praticada no Brasil e as consequências do ensino de Jacques Lacan em nosso meio.


Brasileiros falando sobre a psicanálise lacaniana que é desenvolvida no Brasil. Temos colegas psicanalistas, com muito percurso, que construíram a Escola aqui no Brasil. Parece-me importante deixar registrado o empenho desses brasileiros pioneiros.


Nesse sentido também vai a nossa escolha de Jorge Forbes para ministrar o Seminário: Psicanálise. Hoje. Brasil.

 

DR: Quais as expectativas em torno dos efeitos dessas Jornadas para a Psicanálise?

 

MP: Nessas Jornadas pretendemos discutir o papel do analista no século XXI, qual a participação desse analista, cidadão responsável, que não está apenas em seu consultório, mas ocupa diversos outros espaços da cidade. Além de sua presença em instituições de Saúde Mental, ele se faz presente na Educação, na Ciência, nas Artes em geral. Interessa-nos, especialmente, observar que consequências os discursos da ciência e do capitalismo trazem para a psicanálise. Acreditamos, ainda, que a discussão do papel do analista lacaniano possa reafirmar a importância de sua formação no seio da Escola criada por Lacan.

 

DR: Como estão os preparativos e quais os desafios pra a realização das Jornadas esse ano?

 

MP: Toda a preparação das Jornadas é um grande desafio, desde o primeiro momento de sua concepção sobre o que discutir, com quem e para que, até as ações concretas necessárias à sua realização. Nesse momento, estamos finalizando a composição das comissões organizadoras, bem como o trabalho de divulgação.


Mas o grande desafio é trazer para a discussão o analista lacaniano no contexto brasileiro, com nossos colegas brasileiros debatendo sobre o que se pretende e o que se faz no Brasil com a Escola de Lacan.

 

*Marizilda Paulino
Psicanalista, Membro da EBP e da AMP
Diretora Geral da EBP-SP (2013-2015)

 

Jornada EBP - Minas Gerais

Entrevista com Frederico Feu de Carvalho, Coordenador da XVIII Jornada da EBP-MG, 2013.

 

Frederico Feu, a seção Minas chega a sua XVIII Jornada com o tema "Psicanálise e Ciência: o real em jogo". O que você e a Comissão Científica estão propondo discutir? Pois, me parece um tema bastante instigante, principalmente pelo momento atual que vivemos, em que há um excesso de medicalização, um imperativo de rotular e etiquetar modos de funcionamento, silenciamento dos sujeitos, etc.

 

De fato, o tema “Psicanálise e ciência” nos pareceu uma consequência lógica do tema da Jornada de 2012, “Psicanálise e política”, uma vez que o momento atual da civilização é particularmente marcado pela conjunção do discurso do capitalista com o discurso da ciência. Propomos discutir os efeitos do discurso da ciência em nossa época, na medida em que, em sua prática cotidiana, a psicanálise recolhe os efeitos foraclusivos do discurso da ciência. Para isso, é preciso distinguir ciência e discurso da ciência, entendendo discurso da ciência como a apropriação e vulgarização das descobertas e avanços da ciência. O discurso da ciência é uma das expressões atuais do discurso do mestre, uma vez que falar em nome da ciência tornou-se uma forma de silenciamento da verdade, “da verdade que interessa a nossa vida de sujeito”, como dizia Lacan.

 

Por outro lado, essa Jornada será uma boa ocasião para discutirmos o real próprio à experiência analítica e para confrontar esse real, assim circunscrito, com o real da ciência. O real da psicanálise, se o definimos pelo impossível da conjunção sexual, talvez seja um princípio de limitação dirigido ao saber da ciência, o que convoca a psicanálise a participar do debate ético ligado aos avanços da ciência em nossa época. Desejamos que essa Jornada seja, enfim, a ocasião de atualizarmos a conversação que, historicamente, liga a ciência à psicanálise, desde sua origem, com Freud.

 

Quatro eixos temáticos serão contemplados: a- o real da ciência e o real da psicanálise; b- os efeitos do discurso da ciência sobre os corpos; c- o saber da ciência e o saber da criança; d- ciência e delírio. Como você pode ver, é um tema amplo, que congrega tanto uma vertente epistêmica quanto uma vertente clínica e política, passando pelos campos da filosofia, da medicina, da educação, da saúde  mental e do direito.

 

O que as comissões organizadoras estão planejando e que desafios estão encontrando para a realização da Jornada?

 

Muitos são os desafios. A intenção é atingir um público diversificado. Por isso, cada plenária sustentará uma conversação em torno de quatro relatórios, cada um deles versando sobre um eixo temático e tendo como relator um membro da comissão científica. Esses relatórios serão previamente publicados no Boletim Sinapsy.  Para animar a conversação, foram convidados colegas que não são psicanalistas, como a geneticista Patrícia Veras, o médico clínico Dirceu Greco, o educador Bernardo Jefferson e o filósofo Carlos Roberto Drawin, além do convidado internacional, François Ansermet, membro da AMP, que há muito tempo se dedica ao tema que iremos discutir. Vale lembrar que contaremos também com os testemunhos dos AEs: Ana Lydia Santiago, Ram Mandil e Jésus Santiago, sendo que Jésus Santiago dará, por ocasião da Jornada, o seu primeiro testemunho do passe.

 

O que você poderia dizer, Frederico Feu, aos colegas que estão se preparando para vir a Belo Horizonte e participar da XVIII Jornada?

 

Que esperamos com muita expectativa por essa participação, lembrando que o prazo para o envio de trabalhos para as mesas simultâneas foi estendido até o dia 30 de agosto. Aliás, gostaria de lembrar que o “blog” da Jornada e o Boletim Sinapsy estão em pleno funcionamento! Ali, todos os que desejarem participar da XVIII Jornada da EBP-MG encontrarão as informações necessárias para envio de trabalhos,  inscrição, além de textos, vídeos e bibliografia. Basta acessar: jornadaebpmg.blogspot.com.br

 

Para concluir, você poderia nos confirmar a data e o local da XVIII Jornada da EBP-MG?

 

A Jornada da EBP-MG acontecerá no Grandarrell Hotel, no centro de Belo Horizonte, nos dias 18 e 19 de outubro de 2013. Estou certo de que será um grande momento de discussão, elaboração e confraternização. Esperamos por você!

 

 

 

Acontece na EBP

 

Um Encontro em Teresina

No dia 27 de julho o Diretor da EBP, Marcelo Veras, reuniu-se com os membros da CEPP, na cidade de Teresina, onde discutiu sobre a formação do psicanalista e da necessidade da supervisão da prática clínica.

 

Espírito Santo

Noite do Passe na Delegação ES: Em agosto, dia 23, sexta-feira, 20:00 horas , receberemos Marcus André Vieira - AE /AMP para a NOITE DO PASSE NA DELEGAÇÃO ES. No sábado, dia 24 , pela manhã, haverá um debate clínico onde serão apresentados alguns recortes clínicos.

 

Minas Gerais

A seção Minas da EBP retoma suas atividades e terá como destaque a atividade da Biblioteca no dia 20/08, uma entrevista conduzida por nosso colega Ram Mandil (AE em exercício) com Patrícia Maria Kauark Leite, professora adjunta da UFMG que recebeu o prêmio Louis Liard 2012, concedido pela Academia de Ciências Morais e Políticas da França, pelo seu livro "Théorie quantique et philosophie transcendantale: dialogues possibles" (Hermann, 2012).

 

Pernambuco

Estudo do Seminário 19: “...Ou pire” de Jacques Lacan, pelos membros da Seção PE, visando ao tema do VI ENAPOL: Falar com o corpo – A crise das normas e a agitação do real.

 

Paraná

No mês de Agosto teremos a participação de Fernanda Otoni de Barros, no dia 23, as 20h, no Núcleo de Psicanalise e Direito. Na sede da EBP da Delegação Parana.

 

Goiás / DF

Acontece em Goiânia, na sede da Delegação Geral GO/DF, dia 24 de agosto às 8:30hs , uma conversação preparatória para a VI Jornada da DG GO/DF - "Intervenções no corpo: a cada um o seu gozo".  A atividade será dirigida pela coordenação.

 

Na mesma data, às 15hs, o Núcleo de Pesquisas em Psicose e Saúde Mental estará responsável por mais uma atividade preparatória para o VI  Enapol: "O Corpo na Psicose - estudo de caso". Ambas atividades contarão com a participação especial de Marcelo Veras.

 

Rio grande do Norte

Acontece na Delegação Rio Grande do Norte: Em agosto teremos, no dia 23 às 19:30hs a Noite dos Cartéis, com a coordenação de Ana Aparecida Rocha que falará sobre a importância do dispositivo do Cartel na Escola.

 

São Paulo

Acontece em Agosto: a Diretoria da seção São Paulo estará no dia 14, em continuidade de suas atividades, recebendo o Diretor Executivo do VI ENAPOL, Sergio Laia, para uma conversa sobre o encontro a acontecer em Novembro em Buenos Aires – “Falar com o corpo. A crise das normas e a agitação do real”. O Conselho continuará com as discussões em torno do Seminário 19: ...ou pior de Jacques Lacan. Dia 07 trabalhará O Outro: da fala à sexualidade - Cap. VII A parceira desvanecida com a apresentação de Leny Magalhões Mrech e Coordenação de Sandra Grostein. Dia 21 trabalhará  O Outro: da fala à sexualidade - Cap. VIII O que vem a ser o Outro com apresentação de Carmen Silvia Cervelatti e Coordenação de Heloisa Prado Telles.

 

Paraná

"No dia 23 de agosto, o Núcleo de Psicanálise e Direito da Delegação Paraná, terá a participação especial de Fernanda Otoni de Barros, membro da EBP-MG/AMP, com o titulo: Uma passageira clandestina. Conversando sobre psicanálise e Direito.

 

O Núcleo vem desenvolvendo um trabalho de interseção e interlocução entre psicanálise e seus prolongamentos no campo do direito sob uma perspectiva epistemológica, histórica e conceitual. Este núcleo está sustentado pelo trabalho em cartel constituído por Fernanda Otoni (mais-um) Célia Ferreira Carta Winter (coordenadora do Núcleo), Nohemí Ibañez Brown, Priscila Placha e Teresa Pavone."

 

Bahia

Neste mês os ecos do dizer analítico chegam às bordas da Bahia em sua fronteira com Pernambuco. O local: Petrolina. Ali, ocorrerá nos dias 30 e 31 de Agosto no Auditório da Biblioteca UNIVASF o II Encontro de Psicanálise do Vale do São Franscisco que contará com a participação de Marcela Antelo e Fernanda Otoni. O tema “Ecos do Dizer nos corpos”, compõe uma das atividades preparatórias para o ENAPOL 2013.

 

 

Rio de Janeiro

No dia 5 de agosto, teremos o Seminário de Orientação Lacaniana, coordenado por Romildo do Rêgo Barros, em que a convidada Mirta Zbrun irá comentar a aula 19 do Seminário Silet, de J.-A. Miller. O Seminário Clínico, coordenado por Maria do Rosário Collier do Rêgo Barros e Maria Silvia G. F. Hanna, a acontecer no dia 12, terá a apresentação de caso feita por Cristina Duba e o debate por Ana Lúcia Garcia. Já no dia 26, teremos as Lições do Passe, com a coordenação de Marcus André Vieira e apresentação de Maria Isabel Lins. E, para finalizar o mês de agosto, no dia 31, teremos a Jornada de Cartéis, sob a coordenação de Elza Freitas, com os convidados Marcelo Veras e Maria Josefina Fuentes.