Abril 2015

Editorial

Marcelo Veras 

 

BANNER

 

Com esse editorial nossa equipe se despede do DR. Nos último dois anos, um intenso trabalho mobilizou mensalmente toda a EBP buscando interligar as inúmeras comunidades de trabalho que se espraiam por todo o Brasil. Com o DR a orientação lacaniana ganhou uma divulgação inédita nas redes sociais. Nosso facebook atinge a marca de oito mil usuários. Alguns números ultrapassaram a marca de 70 mil visualizações. Esta façanha não seria possível sem a transferência de trabalho que é a marca de nossa Escola. E esse trabalho está mais ativo do que nunca...

 

[leia mais]

 

 

 

 

Orientação Lacaniana

Elisa Alvarenga

 

A seis meses do ENAPOL VII e a um ano do X Congresso da AMP, que ambos terão lugar no Brasil, respectivamente em São Paulo e no Rio de Janeiro, pareceu-nos um bom momento para cotejar o que Jacques-Alain Miller nos propôs como argumentos em duas ocasiões...

 

[leia mais]

 

 

Espaço da EBP

 

Vídeoflash 2 - Entrevista com Gerard Wacjman realizada por François Ansermet e Pierre Magistretti

 

 

[leia mais]

 

 

Territórios Lacanianos

 

Alguma coisa acontece...

 

Há dois anos, Marcelo Veras logo após assumir a Diretoria da EBP, com o entusiasmo de que lhe é tão próprio, veio ao nosso encontro. Já tinha uma proposta e um nome do que deveria se tornar uma seção do Boletim DR, um dos múltiplos projetos apresentados naquele dia da sua posse. Começou a conversa lançando mão de um fragmento de uma música - "O Brasil não conhece o Brasil" - por ele pronunciada num misto de afirmação e pergunta, referindo-se a experiências e projetos que se espalham onde há Seções e Delegações e que nos dão testemunho da ação lacaniana no âmago da EBP.

 

Destaque

Mensagem do Presidente da Associação Mundial de Psicanálise

Aos 20 anos da Escola Brasileira de Psicanálise

 

Desde os primeiros encontros como presidente da AMP com os colegas da Escola Brasileira de Psicanálise, e muito especialmente com suas instâncias diretivas, entendi a importante diferença que existe entre o Disperso e o Múltiplo. Nunca antes, nem em outra parte, havia captado assim a importância desta diferença e do modo que um, o Múltiplo, pode derivar do outro, o Disperso.

 

 

 

Blbliô #019

Boletim eletrônico das Bibliotecas da EBP

 

Com o número 19 chegamos ao último Bibliô editado em minha gestão como Diretora de Biblioteca. É com o mesmo entusiasmo que abri o primeiro fecho este décimo nono, com a certeza que através deste boletim eletrônico conseguimos transmitir o vivo de nossas bibliotecas "intrometidas"!

Divulgamos lançamentos de livros, sobretudo os de nossos colegas da EBP, promovemos debates sobre temas em discussão no Campo Freudiano e no mundo, através de mesas redondas ou conversações. Em parceria ora com o Cien ora com o Cereda, exibimos filmes e incentivamos debates com ênfase nas questões a serem discutidas em nossos Encontros: Enapol, AMP e Encontro Brasileiro do Campo Freudiano.
Lançamos o Bibliô Referências que, sob a batuta de Mirta Zbrun - a quem aproveito a oportunidade para agradecer a dedicação - e sua equipe, referenciaram o estudo dos Seminários XIX e VI de Lacan, assim como qualificaram a leitura do tema da supervisão com suas referências.

 

Leia mais...

 

 

Dobradiça Iinforma #019

 

Somos presenteados, neste momento de conclusão da nossa gestão e em que e a EBP completa 20 anos, com a feliz constatação de que o desejo de trabalhar em Cartel permanece hoje essencialmente vivo em nossa comunidade. Atualmente, mais de 500 cartelizantes, distribuídos nos 108 Cartéis declarados na EBP, trabalham a questão singular de cada um, nesse dispositivo criado por Lacan em 1964 no Ato de Fundação da sua Escola.

 

Leia mais...

 

 

Extimid@des

 

 

Muitas das críticas feitas pela sociedade americana à Psicanálise levam um tom de ceticismo ingênuo, achando que a fronteira entre o que é ciência e o que é pseudo ciência se resume a uma questão de quantificação e formalização no modelo verdadeiro ou falso. Convidamos esse mês nosso colega Adriano Aguiar para comentar uma matéria recente do New York Times sobre o livro Shrinks, de Jeffrey Lieberman. Aproveitamos para desejar à Adriano nossos votos de um excelente trabalho...

 

[leia mais]

EBP Debates

 

 

Nesta edição do EBP-Debates, na qual comemoramos 20 anos da criação da nossa Escola, pedimos a alguns de seus membros, uns mais antigos e outros recém chegados, para desenvolverem a seguinte questão:

 

O que você destacaria como traço(s) de vitalidade de nossa Escola? Em que direção é ainda preciso avançar? Há algo que você identifica como um obstáculo a superar?

 

[leia mais]

 

 

Acontece na EBP

 

A equipe do Acontece se despede anunciando algumas atividades que já tiveram lugar e as que ainda acontecerão nas sessões e delegações da EBP no decorrente mês de abril. Ao longo desses quase  dois anos, esta sessão foi testemunha da intensa força de trabalho de nossos colegas, que já constitui marca registrada do campo freudiano. Com votos de um excelente trabalho para a nova diretoria que se constitui e agradecimentos pela oportunidade de colaborar sempre mais, bem como um sincero obrigado a nossos  nerds, que sempre corresponderam quando convocados, ficamos por aqui! 

 

[leia mais]