VEREDAS

EBP-Veredas é uma lista sobre a psicanálise de difusão privada e promovidas pela Associação Mundial de Psicanálise (AMP) em sintonia com a Escola Brasileira de Psicanálise. Foi criada por iniciativa do Comitê Internet da AMP e divulga especialmente mensagens locais, de caráter informativo, de interesse da AMP e da EBP, em língua portuguesa.

Incluindo os Membros da AMP e da EBP e participantes ativos, ela traduz a “comunidade de interesse” relativa a essa Associação e a essa Escola e visa articular a rede por ela estabelecida entre estes variados pontos em que se realiza a orientação lacaniana no Brasil às Escolas da AMP e especialmente à EBP.

Outras listas têm sido promovidas também pela AMP para difusão local em francês, espanhol, inglês e italiano (cf. http://www.wapol.org/acerca/acerca_index.html). Para o conjunto da comunidade internacional da AMP, com difusão de mensagens que não se restringem aos interesses locais, contamos com a multilíngue AMP-UQBAR . Assim, por decisão do Comitê Internet da AMP, cada inscrito em uma lista local (EBP-Veredas no nosso caso) será automaticamente inscrito em AMP-UQBAR.

EBP-Veredas, editada e moderada no Brasil, extrai da experiência das listas já existentes na AMP um modelo de funcionamento e princípios de utilização que lhes convidamos a seguir.

Moderadora: Anamaris Pinto – anamarispinto@hotmail.com

FUNCIONAMENTO DAS MENSAGENS

As mensagens devem ser enviadas diretamente ao e-mail: anamarispinto@hotmail.com

Após aprovação do moderador elas serão redistribuídas a todos os inscritos.

Elas devem ter função informativa e difusora de atividades, eventos e/ou assuntos de interesse da psicanálise de orientação lacaniana promovida pela AMP. Nesse sentido elas devem se pautar tanto pelas regras internacionais da “netiquette” (regras de protocolo/ética da internet), quanto com a orientação política, ética e epistêmica que a AMP e seu Comitê Internet imprimem a suas listas.

Devido à possibilidade de infecção por vírus, não serão permitidas mensagens contendo arquivos anexados. Assim, todo texto que circula por EBP-Veredas deverá fazer parte diretamente do corpo de uma mensagem. Casos excepcionais poderão ser avaliados pelo moderador da lista e/ou pelo Comitê Internet da AMP.

Não é permitida a circulação de materiais protegidos por direitos autorais, direitos de publicação, etc. Essa restrição, entretanto, não afeta o direito de citação de até 1000 palavras, desde que o autor e a fonte sejam devidamente identificados.

Devido ao limite de velocidade de alguns servidores, recomenda-se aos inscritos na lista evitarem o envio de mensagens que totalizem mais de 100 kb. Mensagens em tamanho superior poderão ser recusadas. Se for necessário enviar mensagens deste porte é preciso consultar previamente o moderador.

A INSCRIÇÃO

O pedido de inscrição deverá ser endereçado ao moderador. Na mensagem, devem constar, impreterivelmente, o vínculo com a EBP e/ou a AMP.

Aqueles que não se enquadrem na categoria acima, mas fazem parte da “comunidade de interesse” da AMP e da EBP, devem ser apresentados por algum MEMBRO da EBP e/ou da AMP através de mensagem enviada, por este membro ao moderador de EBP-Veredas. Além desta apresentação, deve-se enviar uma mensagem do solicitante, contendo os seguintes itens: nome; sobrenome; cidade; e-mail; razão da solicitação de inscrição em que se esclareça como o solicitante faz parte da “comunidade de interesse” da EBP e/ou AMP. Mudanças de e-mail devem ser imediatamente informadas ao moderador para se garantir a continuidade de recebimento de mensagens. IMPORTANTE que se inclua, na mesma mensagem, tanto o e-mail antigo (a ser cancelado), quanto o e-mail novo (a ser inscrito).

O CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO pode acontecer se

  1. O inscrito enviar mensagem ao moderador de EBP-Veredas informando-o dessa decisão;
  2. O inscrito faltar com as regras internacionais da “netiquette” (regras de protocolo/ética da internet) e/ou com a orientação política, ética e epistêmica que a AMP e seu Comitê Internet imprimem a suas listas;
  3. O inscrito se tornar inadimplente com relação às suas cotizações da EBP e/ou AMP;
  4. O inscrito solicitar desligamento ou for desligado dos quadros da AMP e/ou da EBP;
  5. O inscrito deixar de fazer parte da “comunidade de interesse” relativa à AMP e à EBP.

A MODERAÇÃO

Segundo orientação do Presidente e do Comitê Internet da AMP, são FUNÇÕES DO MODERADOR:

  1. Processar as inscrições ou os desligamentos de membros da lista;
  2. Selecionar, editar, recusar e/ou aprovar, e enviar cada mensagem a todos os inscritos da lista;
  3. Zelar pelo caráter eminentemente informativo dessa lista e, em algumas circunstâncias de interesse da AMP e da EBP, coordenar e/ou animar, direta ou indiretamente, os possíveis debates entre os inscritos.
  4. Referir-se à Diretoria e ao Conselho da EBP, assim como ao Presidente e ao Conselho da AMP para suas deliberações e decisões.

DUAS OBSERVAÇÕES adicionais sobre a moderação:

No caso brasileiro a multiplicidade de Seções, Institutos de nossa comunidade, tende a gerar um excesso de informações que pode afogar a lista em sua própria abundância. EBP-Veredas deve traduzir a efervescência de nossa comunidade nos mais variados pontos do país sem que para isso tenha que se sobrecarregar com o fardo dos detalhes práticos de cada evento, papel reservado às agendas eletrônicas de cada cidade. Por essa razão, o moderador poderá recusar mensagens de divulgação de eventos que veiculem dados já divulgados ou de interesse especificamente local.

A moderação deve ter também a salutar função de apaziguar o furor propagandi de nossos tempos, em que acúmulo de informação e velocidade tendem a ser tidos como valores em si. A passagem de uma mensagem pelo moderador para sua aprovação implica em um tempo de duração variada e contingente, relacionado não somente à adequação da mensagem com o espírito da lista, como, evidentemente, à disponibilidade momentânea de leitura e execução da postagem (por parte do moderador). Este intervalo deve ser tomado como um tempo para compreender, necessário para que Veredas mantenha-se como uma lista viva em lugar de apenas reverberar o automatismo da chuva de objetos/informações que nos assola.