AMP

A criação da Associação Mundial de Psicanálise (AMP), anunciada no dia 3 de janeiro de 1992 em Buenos Aires, foi declarada em Paris em 7 de janeiro.

Pelo “Pacto de Paris” assinado em 1 de fevereiro de 1992, a Associação conferiu à época a qualidade de Escola reconhecida às seguintes Escolas: École de la Cause Freudienne (1981), Escuela del Campo Freudiano de Caracas (1986), École Europenne de Psychanalyse (1990), e Escuela de la Orientación Lacaniana (1992). Os estatutos foram estabelecidos em Caracas em 29 de julho do mesmo ano.

A Associação tem por objetivo promover a psicanálise em conformidade com a orientação dada por Jacques Lacan ao campo aberto por Freud. Ela reúne as Escolas do Campo Freudiano existentes atualmente, divididas, desde julho de 2002, em EuroFederação de Psicanálise (EFP) e Federação Americana de Psicanálise de Orientação Lacaniana (FAPOL).

Fazem parte da EFP: École de la Cause Freudienne (ECF), Escuola Lacaniana de Psicoanalisis (SLP), Scuola Lacaniana de Psicoanalisi (SLP), New Lacanian School (NLS).

Fazem parte da FAPOL: Escuela de la Orientación Lacaniana (EOL), Nueva Escuela Lacaniana (NEL) e Escola Brasileira de Psicanálise (EBP). A Associação coordena suas atividades com a Associação da Fundação do Campo Freudiano, e os Institutos do Campo Freudiano. Os Encontros Internacionais, a cada dois anos, passaram a ocorrer, desde o ano de 2003, separadamente na Europa e na América.

A Associação conta com um Presidente. O Conselho, renovado à metade a cada dois anos, zela pela boa marcha da Associação. A Assembleia, que compreende todos os membros da Associação, reúne-se a cada dois anos, por ocasião dos Congressos da Associação Mundial de Psicanálise.

A Associação publica boletins e periódicos em várias línguas.
Destacam-se, mundialmente: La Cause Freudienne (ECF), Freudiana (ELP), La Psicoanalisi (SLP), Lacaniana (EOL),Opção Lacaniana (EBP).

TEXTOS INSTITUCIONAIS