AMP

A criação da Associação Mundial de Psicanálise (AMP), anunciada no dia 3 de janeiro de 1992 em Buenos Aires, foi declarada em Paris em 7 de janeiro.

Pelo “Pacto de Paris” assinado em 1 de fevereiro de 1992, a Associação conferiu à época a qualidade de Escola reconhecida às seguintes Escolas: École de la Cause Freudienne (1981), Escuela del Campo Freudiano de Caracas (1986), École Europenne de Psychanalyse (1990), e Escuela de la Orientación Lacaniana (1992). Os estatutos foram estabelecidos em Caracas em 29 de julho do mesmo ano.

A Associação tem por objetivo promover a psicanálise em conformidade com a orientação dada por Jacques Lacan ao campo aberto por Freud. Ela reúne as Escolas do Campo Freudiano existentes atualmente, divididas, desde julho de 2002, em EuroFederação de Psicanálise (EFP) e Federação Americana de Psicanálise de Orientação Lacaniana (FAPOL).

Fazem parte da EFP: École de la Cause Freudienne (ECF), Escuola Lacaniana de Psicoanalisis (SLP), Scuola Lacaniana de Psicoanalisi (SLP), New Lacanian School (NLS).

Fazem parte da FAPOL: Escuela de la Orientación Lacaniana (EOL), Nueva Escuela Lacaniana (NEL) e Escola Brasileira de Psicanálise (EBP). A Associação coordena suas atividades com a Associação da Fundação do Campo Freudiano, e os Institutos do Campo Freudiano. Os Encontros Internacionais, a cada dois anos, passaram a ocorrer, desde o ano de 2003, separadamente na Europa e na América.

A Associação conta com um Presidente. O Conselho, renovado à metade a cada dois anos, zela pela boa marcha da Associação. A Assembleia, que compreende todos os membros da Associação, reúne-se a cada dois anos, por ocasião dos Congressos da Associação Mundial de Psicanálise.

A Associação publica boletins e periódicos em várias línguas.
Destacam-se, mundialmente: La Cause Freudienne (ECF), Freudiana (ELP), La Psicoanalisi (SLP), Lacaniana (EOL),Opção Lacaniana (EBP).

  • BUREAU

Angelina Harari – Presidente
Jésus Santiago – Secretário
Dominique Laurent – Tesoureira
Angelina Harari – Vice-presidente

  • Conselheiros

Christiane Alberti (ECF), Anna Aromí (ELP), Silvia Baudini (EOL), Santiago Castellanos (ELP), Raffaele Calabria (SLP), Angelina Harari (EBP), Victoria Horne-Reinoso (ECF), Dominique Laurent (ECF), Ram Mandil (EBP), Jésus Santiago (EBP), Silvia Salman (EOL), Piedad Ortega de Spurrier (NEL), Silvia Tendlarz (EOL), Yves Vanderveken (NLS)

  • Diretores do XII Congresso

Silvia Baudini e Fabián Naparstek – Diretores
Angelina Harari – Presidente

  • Secretariado do Passe

Anna Aromí

  • Secretariado da Garantia

Christiane Alberti, Silvia Baudini

  • Secretariado de Homologações

Ram Mandil

  • Secretariado de Cartéis

Ram Mandil

  • Comité de Ação da Escola Una (2018 – 2020)

Lucíola Freitas de Macêdo (EBP); Valéria Sommer-Dupont (ECF); Laura Canedo (ELP); Manuel Zlotnik (EOL); Clara María Holguín (NEL) – coordenadora Papers; María Cristina Aguirre (NLS); Paola Bolgiani (SLP)

  • BUREAU DA FAPOL

Flory Kruger  – Presidente
Raquel Cors Ulloa, Secretária
Rômulo Ferreira da Silva, Secretário

  • EFP – EuroFederação de Psicanálise

composto por: ECF, ELP, SLP e NLS
Domenico Cosenza – Presidente

  • Radio Lacan

Liliana Mauas (Presidente), Silvia Salman (Diretora)

  • Sede

6, rue de Lille – 75007, Paris, França,
tel: (54 11) 4375-2109.
Site da AMP: http://www.wapol.org/

Textos institucionais

Pacto de Paris
Estatutos da Associação Mundial de Psicanálise
Declaração da Escola Una