Orientação Lacaniana

Agosto 2013

 

Caros colegas,


Para começarmos uma conversa entre os responsáveis pela Orientação Lacaniana no Brasil, endereço uma pergunta para cada um.


Abraços

 

1. Para Romildo:

Porque escolheram, no Rio, neste momento, trabalhar com o Silet

No Rio, a razão da escolha de Silet por parte da Diretoria da Seção, em acordo comigo, foi a proximidade do assunto tratado nesse curso de Miller com o tema do corpo, que nos reunirá em breve. A cada reunião quinzenal um colega apresenta, não um capítulo ou uma aula mas um aspecto ou tema do curso que o tenha interessado em particular, e eu sirvo de mediador e debatedor.

 

Um abraço, Romildo

 

2. Para Nohemi:

Porque, no Paraná, privilegiaram o trabalho do Cartel? 

No Paraná, a escolha pelo trabalho em cartel respondeu a um impasse no seio da Delegação. O espaço de Orientação Lacaniana estava esvaziado e alguns dos cursos de Miller eram trabalhados apenas individualmente nos seminários declarados, sem provocar um movimento de discussão entre membros e correspondentes. A formação do cartel permitiu organizar o trabalho entre membros e correspondentes que manifestaram o desejo de manter este espaço e agalmatizá-lo. Assim, em um primeiro momento, a proposta foi colocar a trabalho aos participantes do cartel a partir de um interrogante pessoal. Mas também visando, em um segundo momento, abrir este espaço a uma participação mais ampla com apresentações-conversações abertas.


As apresentações do cartel têm o propósito de se abrir para uma conversação que inclua o público, mas para que sejam sustentadas realmente como conversação, consideramos necessária a presença de alguém que não pertencesse ao cartel, que pudesse animar o debate com suas questões e apontamentos. Esta proposta está se delimitando cada vez mais e é uma aposta que estamos fazendo para situar de uma maneira viva a Orientação Lacaniana no marco da Delegação, permitindo que membros, correspondentes e outros possam participar deste espaço. Além de trazê-lo para a cidade. Pelo menos a isso apontamos com nossa direção.


Um abraço, Nohemí

 

3. Para Bernadete:

Quem são os responsáveis e quem frequenta o

Seminário de OL em SP?

Em São Paulo a Diretoria da Seção é responsável  pela Orientação Lacaniana, que apresenta a cada 15 dias um texto de Miller discutido por um convidado, membro da Seção São Paulo. Atualmente está em discussão o Seminário Silet de Miller. Os frequentadores são alunos dos Institutos e os membros da Seção.


A discussão do seminário Silet será concluída em 03/07, contemplando, como nos propusemos, o projeto da Diretoria anterior. A partir do segundo semestre, desenvolveremos nossa proposta - como consta na Carta SPaulo online - Edição Especial, recém publicada, - de ter, como eixos orientadores de nosso trabalho, os temas que estão propostos para o VI Enapol e o Congresso da AMP em 2014.

 

Abraços, Bernadete e Marizilda

 

4. Para Ram:

O que pensa sobre o espaço reservado à OL no que concerne à formação das novas gerações?

O que me ocorre de mais imediato é de aproveitarmos este espaço para  fazermos uma discussão sobre os Seminários de Orientação Lacaniana no contexto  de nossa Escola. A meu ver ele cumpre uma função importante de recepção, discussão e difusão das elaborações de Jacques-Alain Miller em nossa comunidade.  Por um lado, isso permite uma sincronia nas discussões da EBP.  Essa sincronia, no entanto, precisa de um tempo de elaboração, de uma distância que permita perceber  o traçado do percurso do seminário, nem sempre tão evidente ao primeiro contato com as lições. 

 

A  suspensão temporária do curso fez emergir diferentes modos de preservar esse espaço, revelando também a diversidade da incidência da OL nas Seções..   A perspectiva de retomada do curso poderá ser uma oportunidade para relançarmos as discussões em outros termos. Isso poderá incluir, a meu ver, um convite às novas gerações de analistas para que possam transmitir no espaço dos Seminários o modo como a Orientação Lacaniana incide sobre sua prática hoje.   Para este próximo semestre, programamos as atividades do Seminário de Orientação da EBP-MG contando com a apresentação de trabalhos de colegas que intervém pela primeira vez neste espaço.  Há uma boa expectativa em relação  aos efeitos que isso poderá trazer para as repercussões deste Seminário no âmbito da Seção.  Vamos acompanhar. 

 

Abraço, Ram

 

5. Para Oscar:

Como se organiza o espaço da OL atualmente em Florianópolis?

Em Florianópolis, Silvia Emilia Expósito é coordenadora desse espaço.
Na próxima reunião ampliada, Diretoria, Conselho o tema OL está na pauta. A ideia é estudar um texto de Miller, que poderia ser Biologia Lacaniana, subsidiado pelos textos dos boletins do ENAPOL. Por outro lado tínhamos levantado a possibilidade de convidar os Núcleos para organizar os eventos pré-jornada que vai se chamar "...E afinal, o corpo fala?...” Neste ponto, pensamos juntar as atividades pré-jornada com a OL, já que pelo acúmulo de eventos no segundo semestre seria difícil  assumir mais tarefas, sendo que o tema é nos dois o corpo e o real. Abraço, Silvia


Na Diretoria que saiu e da qual eu fiz parte, durante os meses de março e abril organizamos quatro reuniões para trabalhar o tema da Psicanálise, Religião, seguindo as aulas do Curso de Miller.

 

Abraço, Oscar

 

6. Para Fátima:

O que pensam trabalhar em Salvador no próximo semestre?

 

Na Bahia O programa  de 2013 elaborado pela Diretoria da Seção Bahia que  tem como título “O real em perspectiva” reservou um espaço da Orientação Lacaniana que vem acontecendo às quartas, no mesmo horário do Seminário de Formação Permanente e fica a cargo da Diretoria, que optou por realizar de forma alternada  o estudo do seminário XIX, as leituras comentadas dos textos do ENAPOL e o estudo de textos de Miller que tratam do real e do corpo contidos no livro La experiencia de lo real en la cura psicoanalítica. Debateu-se sobre os ecos do X Congresso da EBP e nas semanas seguintes foram realizadas as seguintes atividades: 1- leitura comentada do texto de Laurent- “Falar com seu sintoma,falar com seu corpo”, 2 - leitura comentada da primeira lição do seminário XIX - “A pequena diferença”, 3- leitura comentada do texto de Sérgio Laia - “Falar com o corpo, um solilóquio e a experiência analítica”, 4-uma leitura comentada da segunda lição do Seminário XIX. Para o mes de julho já está previsto a entrada dos textos de Miller alternando com o texto do ENAPOL de Elisa Alvarenga “Falar com o corpo. A crise das normas e a agitação do real”, dando continuidade as lições do sem. XIX.

 

Abraço, Fátima

 

7. Para Elizabete:

Como se organiza atualmente o espaço da Orientação Lacaniana em Recife?

Na orientação lacaniana, no biênio 13-14, estudaremos o curso de Jacques-Alain Miller de 1998, El partenaire-síntoma, objetivando destacar o que nele é desenvolvido sobre o corpo. Nesse seminário, Miller faz uma leitura, pondo em interlocução dois seminários de Lacan: A ética da psicanálise e o Mais...ainda, que é onde fala de um sujeito + seu corpo, o falasser. No seu curso Miller busca demonstrar que Lacan teve que se render a incluir o corpo porque "não se pode pensar o gozo sem referência ao corpo. É preciso um corpo para gozar" (Milller, 2008, p. 380). O que se vê é que a referência ao corpo teve que ser introduzida " na medida em que a libido exige a referência ao corpo" (Miller, 2008, p.381). Trata-se de um curso em que o autor descreve a referência ao corpo ao longo do ensino de Lacan e onde retoma o seminário ditado em Salvador (1998) denominado na versão brasileira "O osso de uma análise". Esse é, então, um seminário que nos ajudará a pensar no que se passa quando o parceiro-sintoma de um sujeito é o seu corpo tomado como objeto de gozo e nos colocará na rota do VI ENAPOL, que tomou o corpo por tema de investigação e que acontecerá em Buenos Aires nos dias 22 e 23 de novembro de 2013. Nossa metodologia será a indicada por Miller (p.47): ler detidamente, destacando alguns pontos.