Delegações

Del. Paraíba

A Delegação Paraíba da Escola Brasileira de Psicanálise (DPB/EBP) iniciou sua história em 1997, enquanto Delegação Geral, tornando-se Delegação de Estado em 2000. Com mais de 15 anos de existência, tem consolidado seu trabalho de Escola através de atividades realizadas em duas cidades: João Pessoa, capital de estado; e Campina Grande, cidade polo do agreste paraibano. Além de seus eventos anuais, com destaque às Jornadas, já em sua décima terceira edição, temos atividades que ocorrem, semanalmente, nas duas cidades. As atividades do UNO contemplam as vertentes epistêmica, clínica e política de nosso trabalho: o SOL (Seminário de Orientação Lacaniana) trabalha a partir dos Cursos de Miller; a Escola de Lacan, seminário institucional, trabalha a política lacaniana e a formação do analista; a Seção Clínica, atividade destinada à elaboração de uma teoria da clínica a partir da experiência clínica de cada um. Acontecem, ainda, as atividades por conta e risco sustentadas pela transmissão de seus membros, as atividades de biblioteca que priorizam a interface com outros saberes e o contato com a cidade.

O trabalho com os cartéis acolhe o desejo daqueles que se implicam a partir de uma questão singular e tem funcionado como porta de entrada na Escola, despertando a transferência de trabalho à causa analítica. Neste ano de 2016, fortaleceu-se com a criação de uma nova pasta (Cartéis e Intercâmbio). Além do zelo aos cartéis, esta pasta tem intensificado suas atividades na cidade, com realce dado ao significante “intercâmbio”.

Os Núcleos de estudos e pesquisa da DPB, outra modalidade de trabalho, têm investigado temas específicos da prática analítica através de suas atividades ordinárias e realização de minicursos. Atualmente, existem quatro núcleos: o UNI-DUNI-TÊ, núcleo que faz parte da Nova Rede Cereda Brasil; o Núcleo de Toxicomania, inserido na rede TyA Brasil; o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicose; e o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicanálise e Saúde Mental.

A Delegação também oferece cursos de duração prolongada (180h) que fazem parte do Programa de Transmissão da Psicanálise Lacaniana (PTPL), e têm por objetivo oferecer aos interessados subsídios para conhecer e/ou aprofundar seus conhecimentos na psicanálise de orientação lacaniana, os principais conceitos de sua doutrina e sua aplicação. Até o momento, foram realizados quatro cursos.

A DPB/EBP recolhe os trabalhos de produção de seus membros e convidados através de sua revista, Falasser, que tem feito série desde 2004 e está em seu oitavo número (em prelo).

Nota estabelecida por Cleide Pereira Monteiro – Coordenadora da DPB/EBP

Endereço Av. N. Sra. dos Navegantes, 415/208, Empresarial Navegante, Tambaú - CEP: 58039-110, João Pessoa/PB. Em Campina Grande fica à Av. Nilo Peçanha, 541/207, Empresarial José Augusto Lira, Prata – Cep: 58101-325, Campina Grande/PB

Horário de Funcionamento

Telefone: (83) 3578-3671

E-mail: delegacaoparaiba@yahoo.com.br

Coordenação

Lista de Membros

Segue a lista dos membros e aderentes desta Delegação. Caso seja um membro e deseje alterar suas informações, clique-aqui.

Membros

  • Cassandra Dias Farias
  • Cleide Pereira Monteiro
  • Glacy Gonzales Gorski
  • Margarida Maria Elia Assad
  • Maria Cristina Maia de Oliveira Fernandes

Aderentes

  • Sandra Conrado
  • Vânia Ferreira